Monday, August 18, 2008

THALASSOTERAPIA

O relacionamento do homem com o mar é muito amplo.

Da alimentação, diversão e beleza, o homem procura explorar tudo que o mar e os oceanos podem oferecer.

Todos nós já conhecemos os benefícios de um banho de mar: Anti-estressante e cicatrizante, a água do mar possui propriedades curativas e energizantes.

Thalassoterapia vem da conjunção de duas palavras gregas: thalassa – mar e terapia – cura. Ou seja, a cura através da água do mar. É a exploração e a utilização para fins terapêuticos, da água do mar, alga, esponjas, corais, anêmonas e outros.

Dentre as propriedades das algas, destacam-se:

1.favorecem a redução adiposa e de celulites, 2.firmam os tecidos, 3.suavizam e lubrificam a pele, 4.previne estrias, 5.clareiam manchas, 6.são bactericidas, fungicidas e hipoalergênicas, 7.capacidade esfoliante e branqueadora, 8.atenua rugas; e 9.eficiente sistema anti-radicais livres.

A Thalassoterapia é indicada para manutenção e recuperação da forma física, reumatismos, osteoporose, problemas circulatórios, celulite, fadiga, stress, perturbações do sono, perturbações respiratórias, recuperação pós-parto, recuperação pós-operatória, recuperação pós-traumática, assim como é uma grande ajuda para os tratamentos de emagrecimento.

Se você tem a oportunidade de ir para uma praia limpa, experimente levar consigo um recipiente de vidro no qual você possa colocar 200 gramas de areia de praia. Acrescente óleos essenciais a 3% e uma colher de sopa de óleo vegetal. Faça uma esfoliação corporal leve para não machucar e após, fique pelo menos 15 minutos no mar com água na altura dos ombros. Respire pausadamente e profundamente, pois a brisa marinha transporta os minerais da água do mar diretamente para os pulmões, trazendo os seus benefícios e aumentando a circulação sanguínea. Ao sair da água, relaxe em lugar tranqüilo por 15 minutos, limpe a mente de preocupações, ouça os sons da natureza. O som das ondas do mar é relaxante e anti-estressante.

Para energizar coloque óleos de limão, cipreste, menta, alecrim, listea cubeba.

Para relaxar coloque óleos de lavanda, laranja doce, camomila.

Para tratamento de thalassoterapia em casa (home spa), siga as sugestões abaixo:

Separe em seu banheiro todos os utensílios e produtos necessários para o tratamento.

Verifique se não há contra-indicações, e se você realmente pode se beneficiar deste tratamento. Na dúvida consulte um médico!

Tome um banho de chuveiro de água morna, para entrar na banheira livre de suor, perfumes e impurezas.

Coloque em uma banheira cheia, duas colheres de sopa de sais de banho com extrato de algas marinhas ou sal marinho, com 10 gotas de óleos essenciais e ½ colher de sopa de extrato glicolizado de algas marinhas, e descanse por 15 minutos.

Banhos de imersão em água salgada, por pelo menos 15 minutos, também proporcionam uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que facilita a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, e promovendo relaxamento muscular. Se a sua banheira possui sistema de jatos de água, tipo jacuzzi ou spa você poderá alternar os jatos durante 05 minutos.

Para completar o tratamento, faça uma massagem com produtos derivados de algas marinhas, ou use um sabonete líquido ou sólido de algas marinhas, para aproveitar ao máximo esses derivados do mar.

Se você não possui banheira, pendure um sachet de banho com sal marinho preparado, na saída da água do chuveiro, e permaneça submerso (a) até os sais derreterem por completo. Faça uma massagem com óleos essenciais em óleo vegetal e extrato de algas, use uma esponja marinha para retirar os excessos, para terminar o tratamento.

Relaxe durante 15 minutos sem interrupções.

Para saber onde comprar óleos essenciais e vegetais com segurança, escreva para simone@maisqueperfume.com

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...