Tuesday, August 5, 2008

Passaporte para o Mundo - Parte 2

Começamos nossa viagem pelos Estados Unidos, e embarcamos para a Itália...continuando no velho mundo, destino incerto...
Vamos para a Terra dos Perfumes?
França - Liberté, égalité et fraternité
A terra da Champagne, do escargot, do brie e de Brigitte Bardot é também a capital do perfume. A França, além de ser o centro mundial da moda, da cultura e da gastronomia, tem na área da Provence, mais especificamente em Grasse, a sua capital dos perfumes. A indústria da perfumaria francesa se desenvolveu no século XVII, graças a moda de luvas e acessórios perfumados. A moda passou, mas o amor pelos perfumes cresceu. Durante o Século XVIII, Grasse já fornecia matérias primas para o resto do mundo. O Perfume, livro do autor Patrick Süskind, que foi adaptado pelo cinema, retrata bem a profissão de perfumista e a região nesta época. Atualmente Grasse ocupa o lugar entre os 4 maiores fabricantes de fragrância do mundo.
Os franceses são românticos, cultos, inquietos e muito preocupados com a estética em geral. Apesar de alguns, como Luca Turin, afirmarem que os franceses gostam de coisas fedidas, tais como queijos fedidos e mulheres que não tomam banho, não se engane. As francesas são lindas, inteligentes, modernas, chiques e perfumadas!

Os perfumes de Coco Chanel são adorados por mulheres do mundo todo e refletem bem o espírito da mulher francesa. As fragrâncias clássicas, como Chanel n°5 (aldeídica), se tornaram eternas. A marca vem apresentando versões mais modernas, como o sucesso de vendas Coco Mademoiselle. Sofisticação, sensualidade e expressão de feminilidade, a fragrância possui notas olfativas de laranja, bergamota, rosa, jasmim, patchouli e vetiver. Usar esta fragrância é se sentir ultra-feminina, glamourosa, irresistível. Vive la France! Japão - mushi mushi!

Todos os brasileiros identificam a imagem de sushis, samurais, mangás e judô com o Japão. As flores de cerejeira - Sakura, assim como o chá verde, são para mim referência a japonesa para quem pensa em perfumaria. As cidades são agitadas, aceleradas e tecnológicas. Os jovens são rebeldes e fashionistas. Porém, o teatro kabuki, a cerâmica, a cerimônia do chá, o ikebana, o origami, os bonzais e a caligrafia fazem parte da cultura nacional japonesa. Aliando tradição e inovação, o Japão é um país de contrastes. A Takasago, empresa japonesa fabricante de fragrâncias e aromas é uma das maiores do mundo.

Shiseido, Kenzo e Issey Myiake são marcas conhecidas mundialmente. Zen de Shiseido contém notas olfativas de abacaxi, grapefruit, combinadas com rosa, flor de lótus, frésia, violetas, rosa chinesa, incenso, patchouli, âmbar e musk.

O logo remete a cultura da caligrafia japonesa.

A embalagem representa um microcosmo onde os elementos são estruturados em camadas, com a noção tipicamente japonesa de estética. Sua cor dourada associada a cor dos raios de sol, evocam elementos naturais, o calor e a riqueza das matérias-primas da composição da fragrância, que pretende dar um toque eterno de sensualidade e modernidade.

E voltando para casa...

Brasil - Terra Brasilis.

Nosso país também tem lugar de destaque na perfumaria mundial. Somos também grandes produtores de fava tonka ou cumaru, uma matéria prima da perfumaria que confere notas açucaradas, carameladas, mornas e cremosas aos acordes, e é muito utilizada em perfumes de família olfativa oriental.

O brasileiro é fanático por produtos de beleza e perfumes. Os cítricos e os florais frescos são a preferência nacional. A Natura e O Boticário são as duas maiores fabricantes de perfume do Brasil, porém existem outras marcas no mercado. Vale a pen

a citar a Ducha, Spakkli, Isabela Capetto, Giovana Baby, TNG entre outros. Muitas marcas de roupas, roupas de cama e langerie estão lançando fragrâncias próprias.

Inspirados no nosso exótico país tropical, muitos perfumistas, contratados por marcas internacionais, criaram perfumes com acordes interessantes. Nossas frutas, flores e madeiras encantam por seus aromas exóticos e diferentes. Notas olfativas de Papaia, carambola e goiaba já foram usadas. Carambola para Crave de Calvin Klein, jabuticaba para Beyond Paradise de Estée Lauder, notas de caipirinha em Baiana de Gantier, e dama da noite em Rockin'Rio de Escada. Todos tem clima e atmosfera de festa, como o nosso carnaval!!!

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