Sunday, August 17, 2008

ANDY TAUER – ENTREVISTA COM O PERFUMISTA SUIÇO CRIADOR DA TAUER PERFUMES.

Jovem, criativo, comunicativo e bem humorado, Andy Tauer é um suíço que faz parte do seleto grupo de perfumistas autoditadas que atingiu o sucesso.

Ele possui as habilidades comuns a todos os perfumistas de formação clássica, mas consegue ir mais além: Andy sabe descrever sensações e experiências olfativas como poucos.

Em seu blog destinado aqueles que amam a arte da perfumaria, ele divide seu cotidiano, suas criações e suas paixões. É uma das raras oportunidades de explorar o mundo criativo de um perfumista, visto que a maioria prefere fazer mistério a respeito do seu trabalho, e muitos ficam escondidos atrás dos nomes das grandes grifes de luxo.

Andy é proprietário da Tauer Perfumes, empresa que foi desenvolvida em 2004, a partir de um projeto para aromatização de uma loja suíça, a Medieval Art&Vie de Pascal Wehrle. Desde então Andy vem desenvolvendo fragrâncias bem elaboradas e criativas.

L'air du désert marocain, eau de toilette intense, uma de suas criações, é reconhecida pelo maior crítico de perfumes da atualidade (Luca Turin) como a melhor fragrância elaborada por um perfumista amador, desde La Rose Jacqueminot de François Coty (1904).

Charmoso e muito entusiasmado com a idéia de participar do site, Andy me conferiu uma longa entrevista, que encantará a todos e servirá de fonte de inspiração, não somente para aqueles que desejam ingressar na carreira de perfumista, mas para todos que possuem uma paixão ou um sonho que gostariam de realizar.

As fragrâncias de Andy Tauer e o link para o blog podem ser encontradas no site www.tauerperfumes.com

Que é a sua formação, suas origens?

Eu sou um suíço comum, com os privilégios de alguém que nasceu nos meados dos anos sessenta, na Suíça. Um tanto mimado devido a uma economia em explosão, criado com amor e cuidado, e que recebeu uma educação contínua, que me permitiu estudar química na universidade e poder brincar com bactérias, obter um PhD, e finalmente ao viajar a Texas, para fazer mais dano às bactérias. Percebi que eu quero me relacionar mais com os seres humanos, e acabei por trabalhar na gerência de tecnologia e inovação.

Então você nem sempre foi perfumista... Como você desenvolveu esta paixão sobre a criação de perfumes? Um ponto interessante: Estava lá de repente e me parecia certo. E eu segui a estrada até o ponto onde eu estou agora. Às vezes eu olho em torno de mim e eu fico totalmente surpreendido, porque esta estrada me trouxe a um lugar maravilhoso. Eu tive sempre este elemento criativo em mim mesmo, que se desenvolveu através da pintura, jardinagem, fazendo folhetos para companhias... mas quando eu descobri que eu posso trabalhar com perfumes e que eu posso fazer minhas próprias fragrâncias e que estas são agradáveis, então eu soube: Encontrei meu lugar para criar.

Já a alguns anos eu comecei criar perfumes; naturais no início, para descobrir os sintéticos mais tarde.

Se uma pessoa quisesse começar a criar perfumes, qual seria o modo a ser introduzido ao mundo das fragrâncias?

Permita que eu faça uma recomendação aqui, na verdade duas recomendações:

Primeiramente, quando você resolver entrar neste mundo da perfumaria e das fragrâncias, comece com o livro da escritora Mandy Aftel - Essência e alquimia. Em segundo, certifique-se de que você comece primeiramente a conhecer as fragrâncias naturais. É uma estrada árdua porque os naturais são mais difíceis de trabalhar e compreender, mas é a estrada que o trará aos lugares bonitos.

Você estudou em institutos clássicos de perfumaria?

Não, e estou contente eu não o fiz. Quanto mais eu penso nisto, mais eu me convenço de que não há nada que você não poderia aprender sozinho e criar a beleza quando se trata de perfumes, desde que você tenha um senso para ela em si mesmo.

Mas existe uma rotina, um método de estudo não?

Com certeza, a rotina é parte do aprendizado. O que você precisa trazer com você entretanto, é um pouco de sniff, sniff, sniff (cheirar), e aprender com suas essências, como interagem e como você as combina.

Para ser honesto: Eu considero estar ainda no início de minha viagem.

Como é o processo de criação para você?

Este é um processo duro, freqüentemente doloroso, nem sempre bem sucedido. Um processo interativo onde você conclui duas etapas para a frente e volta uma etapa para trás. É um processo com alguns períodos de espera, às vezes simplesmente para razões técnicas, porque é preciso de permitir que uma mistura descanse por alguns dias antes que eu possa avaliá-la uma primeira vez. Às vezes significa a esperar porque eu me deparo com algum problema, um obstáculo em particular que eu não consigo pensar em como solucionar. Neste caso, falar com amigos sobre eles no meu blog ajuda. Compartilhar ajuda! Geralmente, eu trabalho em uma fragrância um o ano ou mais. Portanto, é uma estrada dura.

Especialmente quando em seguida, depois de andar milhas nestas estrada, você enxerga as coisas se formando no horizonte e tudo que você tem que fazer estão é percorrer esta última milha!

Como você se inspira?

De uma forma, a resposta a esta pergunta é simples: Estar num momento, num tempo e num certo lugar; ou um material odorante (fragrância) inicia um processo de pensamento sobre um perfume futuro. Um processo que termina finalmente em um retrato perfumado, pintado em numa tela invisível, que me leve de volta a um momento perfumado, a tempo e lugar. Por outro lado, você tem outros fatores que entram o jogo: escutar a música, uma caminhada nas floresta após uma chuva do verão, pode ser um vídeo no site youtube, pode ser um comentário em meu blog. Tudo isto influencia o trabalho de compor, e de um certo modo está me inspirando. Portanto, posso começar com uma fragrância que inicia o processo, como o vetiver, e então parto para um segundo momento, o exercício pelo qual eu penso: “Pimenta, Lírio-do-vale e Vetiver!” E de repente eu começo compor e sei exatamente onde eu quero ir.

E foi um retrato perfumado que te guiou para compor o perfume L’air du desert Marocain?

Para este perfume eu imaginei um retrato perfumado que você possa encontrar enquanto estiver viajando no Marrocos. Imagine em uma cidade em Marrocos, começo da noite, você está de volta ao hotel, descansando na cama, as portas da varanda abertas, os fluxos de ar mornos passando perto do deserto, trazendo o perfume seco do deserto e das ruas abaixo, especiarias, bolinhos, e na esquina, um arbusto do jasmim que floresce. Esta é a imagem que combina com a fragrância, por isso o tema pintado no frasco é uma lua surgindo sobre o deserto.

Qual é seu conceito do perfume? O que faz com que uma fragrância seja boa?

Uma boa fragrância? Isto não é fácil. O que é beleza? Permita que eu refira Edmond Roudnitska que definiu alguns critérios que são de um certo modo, complementares para uma grande fragrância. Estes critérios são: caráter, força, poder de distribuição, claridade, refinamento, volume, poder de permanência. (Estas são minhas traduções. Eu recomendo ler o original em francês: Que Sais-je: Le Parfum, por Edmond Roudnitska, primeira edição - 1980. ).

E depois, eu quero ver a originalidade em uma boa fragrância. A originalidade naturalmente é dura de alcançar. Pode significar esticar os limites do que tem sido feito antes. Pode significar trazer uma nota para um contexto novo que ninguém tentou ainda.

Uma outra maneira de ver o assunto: Uma boa fragrância deve contar uma história que talvez você já cheirou em um contexto diferente. Mas mudando o contexto, a história inteira parece tornar-se nova e emocionante. E por falar nisso, essa é a parte do divertimento para mim: Criar uma fragrância é pensar sobre uma história. E é sobre uma viagem a terras novas, que ainda não foram descobertas.

Como surgiu a idéia do seu blog?

Meu blog foi uma das melhores idéias que eu já tive até hoje. Eu gosto dessa troca, de me comunicar. Me faz sentir perto dos meus clientes e dos amantes de perfumes, e eu posso aprender muito com essa comunidade.

Mais uma vez, me pareceu certo, desde que eu comecei o blog. Simplesmente sem qualquer conceito ou plano eu comecei a escrever, e desde então eu não consigo parar!

Você tem um projeto maravilhoso sobre uma fragrância errante, você pode contar um pouco sobre ele?

Bem...Obrigado. É uma idéia muito simples. Eu conversava muito sobre um fragrância que eu criei mas não cheguei a comercializar. Então, eu fiz uma versão de 50ml e esse frasco começou a viajar pelo mundo. Passando de um amante de perfumes para outro. Aqueles que gostariam de me dizer onde a fragrância se encontra e comentar a respeito dela, podem publicar no meu site na internet.

Eu adoro a idéia, mas eu percebi que a fragrância some durante muito tempo. Eu não sei por onde ela anda e eu não tenho notícias já a algum tempo. É uma pena, mas eu não tenho nenhum controle sobre ela. A única coisa que posso fazer é esperar notícias, mas com certeza é uma jornada excitante!

Conte um pouco sobre sua rotina de perfumista na Tauer.

Minha vida é bem comum. Faço quase tudo eu mesmo (estou no processo de mudar isso!). Eu estou sempre ocupado fazendo provas e criando novos perfumes. Meus dias são ocupados sentado na frente do computador, respondendo e-mails, escrevendo textos, e se eu tiver sorte, sobra tempo para sentir fragrâncias.

Eu sinto que o que me diferencia das outras pessoas é o fato de que amantes de perfumes podem realmente conversar comigo, seguir o que eu faço no meu blog. Portanto, comunicação faz parte do meu trabalho e da minha vida. Neste sentido eu me tornei uma pessoa pública.

Eu também mantenho contato nos meus pontos de venda, como a loja do pessoal da Luckyscent (www.luckyscent.com ), ou minhas três lojas na Alemanha.

Você está envolvido atualmente em novos projetos?

Eu estou neste momento abrindo novos pontos na Europa e planejando uma viagem para os Estados Unidos, para lançamento de uma fragrância em Outubro. Um Vetiver com notas verdes, chique e especiado. Eu estou muito entusiasmado com este novo bêbe.

Esta entrevista foi publicada no meu site www.maisqueperfume.com

Recebi de presente, amostra do perfume Vetiver Dance.

Um perfume de fixacão incrível. Viril, sensual, chique e iluminado, é realmente arte em forma de perfume.

Parabéns querido amigo,

Simone.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...