Monday, August 18, 2008

HAMAM - BANHO TURCO

O banho faz parte das nossas vidas há mais de 100 mil anos. Cada cultura associou ao banho suas tradições, costumes e rituais.

Hamam significa calor, mas para os turcos, Hamam significa banho a vapor.

Nestas casas de banho existem vários recintos:

O primeiro deles é um local amplo e ventilado, com um sofá grande e varandas. Nele as pessoas irão se despir e se preparar para o banho. Lá encontram chinelos, roupões, toalhas de corpo e rosto, conjunto de utensílios para se barbear, mantas para se cobrir, luvas para esfoliação e outros utensílios que serão usados durante o hamam.

Após segue a sala de banho frio, ou sala de transição na qual pessoa irá se refrescar.

A sala quente vem logo em seguida. Com uma grande banheira no centro, rodeada de mármore quente para as pessoas sentarem e descansar. É possível receber massagens e tratamentos de beleza.

Alguns hamams oferecem salas com graduação de calor.

Após o período de calor intenso, a pessoa volta para uma sala de descanso e resfriamento gradual.

Caso você não possa desfrutar de uma verdadeira casa Hamam de banhos, sugiro experiência caseira muito agradável.

O Hamam é muito similar à sauna e para que você consiga vivenciar esta experiência será necessário seguir os seguintes passos:

1. Separe todos os utensílios necessários para o banho. Faça o refresco que vai tomar após o banho ou chá de ervas e deixe a sala de descanso já preparada.

Aproveite para desligar o telefone e o celular. Compre um CD de música instrumental do Oriente Médio.

2. Prepare seu corpo tomando uma ducha morna para refrescar e limpar o corpo.

3. Tenha já preparada a sala quente, com uma banheira de água quente, janelas fechadas. Coloque os pés dentro da banheira com água quente e relaxe, sentindo os vapores limpar o corpo. Coloque algumas gotas de óleos essenciais na água. (sugestão: florais para atmosfera sensual, alecrim para banho aromático, lavanda para banho relaxante.). Molhe uma toalha de rosto na água e cubra os ombros e costas. Volte a molhar a toalha toda vez que ela começar a esfriar. Se necessário volte a encher a banheira com mais água quente.

4. Faça uma esfoliação no corpo com bucha vegetal ou esfoliante de sua preferência – começando pelos pés e subindo em direção ao tronco.

5. Entre na água, mas não ultrapasse mais de 05 minutos – lembre-se que você está num recinto quente e abafado já faz um certo tempo.

6. Tome uma ducha morna e logo em seguida alterne jatos de água quente com água fria.

7. Logo após, deite para relaxar e aproveite para tomar um refresco ou um chá de ervas para revitalizar e hidratar o corpo. Sugiro uma mistura de água mineral, rodelas de limão siciliano e folhas de hortelã. É bem refrescante.

Antes de se aventurar nas delícias deste banho extremamente quente, verifique se você está apto. Grávidas, cardíacos, pessoas com pressão alta, diabetes e varises e com histórico de desmaios geralmente não podem. Na dúvida consulte um médico.

Para consulta sobre onde comprar óleos essenciais e vegetais de qualidade e com segurança, envie deixe uma requisição no blog.

1 comment:

ploty said...

Simone,
Nada como poder ter um tempo para se dedicar ao corpo...mais uma vz deixo um elogio para as fotos, entrevistas.
Abraços - ploty

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...