Thursday, August 14, 2008

Alguns Fatos Sobre o Olfato

O sentido do olfato exerce papel vital na qualidade de vida e sensação de bem estar das pessoas: Ele traz harmonia com a natureza, avisa dos perigos e torna nossa capacidade de vigilância e atenção sobre pessoas, lugares e coisas, mais apuradas.
Ele é crucial para o modo pelo qual nós nos relacionamos com os outros, influenciando nosso humor, influenciando na quantidade de tempo que passamos em determinado local, com quem falamos e com quem gostaríamos de ver de novo.
Cada pessoa tem a sua própria identidade olfativa ou impressão olfativa: Cada um de nós possui uma identidade olfativa, que é influenciada por alguns fatores, como a genética, o tipo de pele, a dieta alimentar, o uso de remédios, o humor e até dependendo do tempo/temperatura.
Duas pessoas não percebem do mesmo jeito, odor, cheiro, aroma ou fragrância: Em outras palavras, o cheiro exalado por uma rosa será percebido diferentemente por cada indivíduo. O psiconeurologista Robert Bonkowski afirma que uma pessoa nunca perceberá o mesmo cheiro sempre da mesma maneira. A capacidade de captar odores muda de dia para dia dependendo da condição psicológica da pessoa.
Um indivíduo normal tem a capacidade de reconhecer aproximadamente 10,000 odores diferentes.Os cachorros possuem 200 milhões de receptores olfativos. É 20 vezes maior do que a quantidade que os humanos possuem.
O senso do paladar é influenciado pelo senso do olfato: O olfato é responsável por 80% do que nós sentimos e traduzimos como gosto. Sem ele o paladar fica limitado a 5 sensações distintas: doce, salgado, amargo, azedo e o mais rec´m descoberto "umami". Todos os outros sabores snao sentidos graças ao olfato. Por esse motivo, quando estamos gripados e com o nariz obstruído, parece que as comidas perderam o sabor. Quando estamos com fome, nosso olfato fica mais apurado.
Nosso senso olfativo é mais fraco de manhã. Ele começa a ficar mais apurado conforme o passar do dia.
O senso olfativo das mulheres é mais apurado que dos homens.
A memória olfativa do ser humano permanece 65% em um ano enquanto a memoria visual somente 50% em 3 meses. Ou seja, lembramos melhor de cheiros do que imagens.
Estas informações foram extraídas dos estudos do Sense Of Smell Institute
e.g. – Copyright, 2008 The Sense of Smell Institute.

3 comments:

Anonymous said...

Gostei muito da pesquisa e bem interessante saber sobre as curiosidades do nosso olfato.

Unknown said...

gostaria muito de uma opiniao sua tenho um olfato apuradissimo muitas vezes me incomoda por sentir tudo tao bem teria por um acaso como trabalhar para o desenvolvimento de perfumes ou de outra coisa !!!help
rsssssss
beijos

Unknown said...

meu email é sampaio_elisitalia@hotmail.com
obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...