Apaixonado por matéria primas naturais, principalmente pelas madeiras, Frank Lefebvre, um designer francês, resolveu em 1995 montar, perto de Lille na França, uma empresa chamada Bleunature, cuja proposta era de mesclar a simplicidade das madeiras com o resultado luxuoso de móveis e acessórios bem projetados. Com sucesso absoluto no mercado, a marca expandiu e atualmente trabalha materias mais complexos, tais como pedras petrificadas, lãs, couro, pedras, madeiras laqueadas.
Seus projetos são concebidos no seu atelier e involve uma grande equipe de pessoas, artesãos talentosos que acreditam, como ele, que os projetos da BleuNature são extensões da Natureza.
Inspirada neste fato de que Frank utiliza materias primas, transformando em arte o que já é belo por si só, e pelo cheirinho de madeira queimando na lareira que sai das chaminés das casas, (que anuncia dias frios e cinzas de inverno), falarei um pouco de sobre notas amadeiradas.
As notas amadeiradas são notas de fundo, ou seja, constituem a base de um perfume. Por serem notas de menor volatilidade, ajudam a fixar o perfume, "segurando" todas as outras na pele.
Segundo Mandy Aftel, em seu livro Essências e Alquimia - um livro sobre perfumes naturais, as notas amadeiradas são notas macias, mornas e remanescentes de madeiras frescas cortadas.
Várias são as madeiras que fornecem matéria prima para perfumaria: Cedro, Sândalo, Tectona, Hinoki, Guaiacum, Pau Rosa, Amíris, Mahogany (mogno) e Albies (Pinho).
Cedro - Virginiana dos Estados Unidos ou Atlantis do Marrocos. Confere notas amadeiradas secas, levemente canforadas - possui cheiro que lembra borracha e lápis de cor.
Sândalo - encontrada na Austrália, Índia, Indonésia e Malásia, confere notas amadeiradas, polvorosas, leitosas e muito marcantes. Levemente adocicada, é muito usada em perfumes da família olfativa Oriental.
Amíris - muito relacionada ao Sândalo e ao Cedro, possui notas amadeiradas e doces.
Tectona - madeira de origem Indiana, de notas olfativas amadeiradas, aromáticas, levemente esfumaçadas e com nuância de couro. Confere ao perfume notas exóticas e esfumaçadas.
Hinoki - tipo de cipreste japonês, o árvore de Hinoki é usada na construção de templos budistas por ser conhecida por ter poderes espirituais. na perfumaria, confere notas amadeiradas, balsâmicas e canforadas. Usada tanto em perfumes femininos como masculinos.
Guaiacum - Originária das Américas, muito cultivada na Califórnia e na Flórida, esta madeira confere notas amadeiradas, esfumaçadas e balsâmicas. Muito usada como fixadora, confere notas de sândalo e de vanilla.
Pau Rosa - muito comum no Brasil, especiamente na Amazônia, o Pau Rosa é também conhecido como Pau Bahia. Na perfumaria fina confere notas amadeiradas, levemente cítrica e suavemente floral. Muito relacionada com madeiras que proferem notas olfativas de linalool( fragrância leve de limão especiado floral).
Mogno - Mahogany - madeira de origem tropical, confere notas amadeiradas, levemente balsâmicas e aromáticas. de toque aveludado, muito rara na perfumaria, porém usada.
Albies (Pinho)- é a famosa árvore de Natal americana. Confere notas amadeiradas, balsâmica levemente frutadas. Muito usadas na perfumaria masculina.
Notas amadeiradas na perfumaria, nem sempre são fragrâncias cuja matéria prima é extraída da madeira.
O Vetiver é uma planta, de cujas raízes são extraídas a matéria prima para a perfumaria, não é uma madeira, mas confere notas olfativas amadeiradas, terrosas, levemente esfumaçadas e húmidas. Nota de fragrância muito marcante e de excelente fixação.
O Patchouli é uma planta originária da Malásia e da Indonésia. O óleo extraído de suas folhas, é matéria prima para a produção de fragrância usada na perfumaria fina. Confere notas amadeiradas, levemente verdes doces e sutilmente frutadas e canforadas, com nuâncias terrosa e de musgo.
Segundo uma das maiores empresas de fragrâncias do mundo, os perfumes da família dos amadeirados vem sofrendo uma mudança. estão deixando as notas leves de madeira e incorporando notas mais densas, de perfil mais esfumaçado. Outros estão combinando notas olfativas de Suede, Incenso e Âmbar para tornar a fragrância mais sensual, ou incorporando notas de noz moscada ou canela para um toque sedutor-místico.
Os perfumes que seguem estas tendências são:
Usher for Men, Encre Noir de Lalique, Polo Double Black da Ralph Lauren, L'Eau de Issey Intense de Issey Myiake, Tokyo by Kenzo de Kenzo e Calvin Klein Man de Calvin Klein.
As fotos das bancadas Tabouret Atka e Tabouret Mousse são uma cortesia de Bleunature.
Para ver a coleção de 2008, entrem no site:
www.bleunature.com/accueil
No comments:
Post a Comment