Monday, August 18, 2008

Banhos aromáticos


foto retirada do site www.aroma-zone.com
Meu amigo Celso é frequentador assíduo da sauna.
Conversando com ele sobre sua paixão e de como a sauna lhe faz bem, resolvi publicar no blog alguns textos que escrevi em 2006, quando eu trabalhava com aromaterapia, sobre banhos, saunas, hammans, aromaterapia etc...

Os banhos aromáticos fazem parte da nossa cultura há milênios. Por motivos religiosos, para tratamento de doenças, tratamentos de beleza ou como forma de socialização, os banhos já foram públicos na Grécia, Roma, Turquia entre outros. Hoje são largamente conhecidos como forma de tratar não só o corpo, mas também a mente e as emoções. Quem tem a oportunidade de praticar este costume milenar, não sabe ficar sem! Muitos spas oferecem banhos aromáticos. Porém, é importante conhecer os benefícios que os produtos trazem para não acabar gastando dinheiro com banhos de glamour. Banhos de chocolate regados a Champagne ou vinho branco ressecam a pele e deixam o corpo desidratado. Opte por banhos que utilizam sais marinhos, óleos vegetais 100% puros, óleos essenciais seguros e 100% puros e flores e ervas desidratadas de qualidade.
Home Spa é o termo para tratamentos de spa feitos em casa. Para fazer um banho aromático em casa (home spa) siga as sugestões abaixo:
Separe em seu banheiro todos os utensílios e produtos necessários para o tratamento.
Faça o refresco natural que vai tomar após o banho ou chá de ervas, e deixe a sala de descanso já preparada.
Aproveite para desligar o telefone e o celular. Compre um CD de música clássica, holística ou qualquer uma de sua preferência, mas que traga bom humor, alegria, relaxamento!
Prepare seu corpo tomando uma ducha morna para refrescar e limpar o corpo. Coloque um roupão. Sente em uma cadeira confortável.
Para escalda-pés:
Tenha já preparada a sala quente, com uma banheira de água quente e janelas fechadas. No verão ou em dias quentes, não é preciso. Coloque os pés dentro da bacia com água quente e relaxe, sentindo os vapores limpar o corpo. Coloque algumas gotas de óleos essenciais na água. (sugestão: florais para atmosfera sensual, alecrim para banho aromático, lavanda para banho relaxante.).
Para maior relaxamento:
Molhe também uma toalha de rosto na água e cubra os ombros e costas. Volte a molhar a toalha toda vez que ela começar a esfriar. Se necessário volte a encher a bacia com mais água quente.
Verifique se não há contra-indicações e se você realmente pode se beneficiar deste tratamento. Na dúvida consulte um médico!
Banho de Banheira aromático:
Tome um banho de chuveiro de água morna, para entrar na banheira livre de suor, perfumes e impurezas.
Coloque em uma banheira cheia duas colheres de sopa de sais de banho ou sal marinho com 10 gotas de óleos essenciais e ½ colher de sopa de óleo vegetal 100% puro e descanse por 15 minutos.
Banhos de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos, também proporcionam uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que facilita a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, promovendo relaxamento muscular. Se a sua banheira possui sistema de jatos de água, tipo jacuzzi ou spa você poderá alternar os jatos durante 05 minutos.
Para banhos aromáticos sem sais coloque somente os óleos vegetais e os essenciais. Complemente com flores e ervas desidratadas. Sugiro que as ervas e flores sejam colocadas dentro de uma gaze ou tecido fino pois podem entupir a banheira. Ou compre uma mini peneira e coloque no ralo após retirar a tampa e antes de escoar a água.
Para completar o tratamento faça uma massagem com óleos essenciais.
Banho aromático de chuveiro:
Se você não possui banheira, pendure um sachet de banho com sal marinho preparado na saída da água do chuveiro e permaneça submerso (a) até os sais derreterem por completo. Faça uma massagem com óleos essenciais em óleo vegetal e extrato de algas, use uma esponja marinha para retirar os excessos, para terminar o tratamento. Não dá a mesma sensação de ficar imersa na banheira, mas hidrata a pele igualmente.
Relaxe durante 15 minutos sem interrupções.
PARA BANHO ENERGIZANTE:
Use óleos de alecrim, menta, cedro, cipreste, eucalipto.
PARA BANHO RELAXANTE:
Use lavanda, camomila, laranja doce, tangerina, ylang ylang, sândalo, lemongrass.
PARA BANHO AQUECEDOR:
Use óleos de laranja, canela, pimenta preta, gengibre, bergamota.
PARA BANHO REFRESCANTE:
Use óleos de menta, eucalipto, limão, lavanda, tea tree.
Caso você queira saber onde comprar os óleos essenciais e vegetais com qualidade e segurança, mande um e-mail para simone@maisqueperfume.com

1 comment:

Lady Val said...

Desculpe mas o post "Banhos aromáticos" não está com uma cor de letra legal, não está dando para ler, o tom de verde é muito escuro.Seu blog é muito bom gostei muito, parabéns...bju de Lady Val.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...