Wednesday, October 28, 2009

Imagem do mês/Image of the month

Audrey Tatou & Chanel Nº5
photo credit/crédito fotográfico: Images de Parfums

Tuesday, October 27, 2009

Li Edelkoort - Especial +Q Perfume Blog - Parte II

Parte II - A água, o novo símbolo do luxo
(Veja em + Q Perfume Blog - matéria de 14 de outubro de 2009 a primeira parte deste artigo sobre tendências até 2011 da perfumaria mundial.)
Antes de falármos sobre o elemento água e a perfumaria, citei que iríamos fazer aqui um Brainstorming juntos sobre o assunto. Li Edelkoort citou rapidamente um fato sobre a água durante a palestra, mas que eu achei tão interessante que resolvi me dedicar um pouco mais sobre o assunto. A água é um recurso em extinção, ou seja, se tornará escassa no futuro. Sendo assim, será um objeto de luxo e de desejo humano.
Mas será que isso já não está acontecendo agora, no presente? Li outro dia sobre hotéis e spas que estão oferecendo banhos com águas especiais que custam caríssimo, e que certas celebridades já se tornaram adeptas e começaram a exigir.
A verdade é que a moda ainda não chegou ao Brasil, mas no Japão, Europa e Estados Unidos estão sendo lançadas várias marcas de águas especiais com preços exorbitantes, que foi difícil acreditar que era verdade. Se você achava que Evian, Perrier ou San Pellegrino eram caras, ou pequenos esnobismos, veja o que o mercado mundial já está oferecendo em termos de águas raras, luxuosas e milagrosas:
Finé: Uma água que vem das terras vulcânica e longínquas do Japão. Filtrada naturalmente por pedras vulcânicas e rica em sais minerais, está água nunca chegou a ter contato com poluentes produzidos pelo ser humano. Engarrafada num frasco criado por Karim Rashid (Perfumes Kenzo, Issey, Shiseido, Prada) só é vendida atualmente no Japão.
Voss: Vinda da Noruega, esta água vem de poços artesianos na neve e de geleiras da região. Filtrada naturalmente e segundo a marca é a mais pura do mundo por estar protegida pelas geleiras. O frasco traz o conceito do designer Neil Kraft que já foi diretor de criação de Calvin Klein.
Cloud Juice: Como o próprio nome indica, é água de chuva que uma vez tratada, vem engarrafada para exportação. Oferecidas nos melhores restaurantes do mundo, como o El Buli por exemplo. Conhecida também por lágrimas de Deus, são originárias de King Island.
Iskilde: Água encontrada a mais de 50 metros abaixo das geleiras, na península de Jutland, além de propriedades minerais balanciadas, ser totalmente limpa, vem saturada de oxigênio e engarrafada numa embalagem criada por Jesper Mathiesen.
420: Vinda da Nova Zelândia, esta água originária de uma região vulcânica foi filtrada naturalmente durante séculos.
Bling: Vinda do Tenessee EUA e encrustrada de cristais Swarosvski, esta água é premiadíssima e está na mão de todas as celebridades. Filtrada e purificada com ozônio, ultravioleta e micro filtragem.
Outras águas luxuosas:
Mahalo Hawaii Deep Sea drinking water
Fillico
Fiji
Berg
Wattviller
Veredict
Os preços são variados, exorbitantes. Uma água Fillico custa em torno de US$100.
O mercado da água está se aprimorando, ganhando status de perfume. Com frascos de designers famosos, com paladar exclusivo e propriedades inusitadas.
Para uns, isso é uma completa idiotice, um esnobismo e uma falta de proporção sem limites.
Para nós aqui no blog, serve para mostrar como realmente a água está virando um artigo cobiçado e über fashion. veremos como a água e o perfume estarão relacionados no futuro próximo. Falaremos é claro de perfumes a base de água e as Eaux de soi. Mas será que essa é a tendência? Volte aqui no + Q Perfume Blog para descobrir!
A seguir...
Na próxima parte desta matéria, entraremos em nichos que possuem água como seu centro e como eles influenciarão a perfumaria mundial. Pularemos nas piscinas de Miami, brincaremos nas corredeiras dos rios, faremos piqueniques em volta dos lagos e cachoeiras, usufruiremos de férias na orla marítima, mergulharemos nos mares e oceanos. Encontraremos seres mitológicos e povos mediterrâneos. Acabaremos nossa viagem na Amazônia e por fim, estaremos felizes de saber o que realmente esperar do futuro da perfumaria. Aguardem.

Monday, October 26, 2009

10 produtos com Fragrâncias deliciosas!

Em homenagem aos 80 anos de Unilever no Brasil.
Existem produtos cosméticos ou de higiene pessoal que me conquistaram não somente pelo resultado obtido com o uso, mas também pelas fragrâncias aplicadas ao produto. Produtos que fazem parte do nosso dia a dia, que nos deixam mais seguros, mais limpos, mais bonitos. Enfim, produtos cuja o foco, não está na fragrância. Fiz uma lista de alguns que realmente me deixam encantada. Nenhum deles fazem parte de marca de perfume. Seria muito fácil escolher um creme para o corpo J'Adore de Dior ou da Chanel. Ou uma marca como a Thymes e L'Occitane que possui shampoos, cremes etc... mas que as linhas são definidas pela fragrância do produto. Não é esse o caso. Aqui são produtos que além de oferecer tudo que oferecem, possuem secundariamente uma fragrância que me atrai muito.
Shampoo Vizcaya Hidro Care
Tem uma fragrância muito interessante com ares de hotel 5 estrelas.
Lavar os cabelos com este shampoo e fechar os olhos é uma experiência agradável. Como se estivéssemos tomando banho num desses banheiros luxuosos de um hotel tipo Hyatt. As toalhas ficam impregnadas com o perfume e o banheiro todo fica perfumado. Quanto ao resultado do shampoo no cabelo - isso é bem pessoal, fica difícil indicar. Só experimentando para saber.
Nivea Light feeling sun lotion - volume 30.
Protetor solar é totalmente indispensável, inclusive para dias nublados.
Este tem uma vantagem incrível: Não fica melado, não deixa manchas por que espalha homogeneamente na pele e tem uma fragrância que eu simplesmente adoro! Não me dá alergia, coisa difícil de acontecer comigo, a maioria deixa a minha pele coçando e cheia de micro bolinhas. Este é perfeito!
Delineadores para volume da Yves Saint Laurent.
Além de deixarem o cílios mais compridos e com muito mais volume, possuem cores lindíssimas. Eu tenho o azul escuro e verde escuro (comprei na última viagem).
Esses delineadores possuem uma fragrância maravilhosa. Delicada e floral. Quando eu pisco sinto o cheirinho agradável no rosto. Fabuloso!
Batom Givenchy
Batom Givenchy Cremoso, resistente e com boa fixação. Tenho um cor rosa para o suferino lindíssimo. Além da embalagem ser chiquérima, o cheiro também é muito gostoso. E o melhor, não tem cheiro de frutas que dão vontade de comer. Eu sou daquelas que tem mania de comer o batom dos lábios. Não posso usar gloss com gostinhos de morango, cereja etc... Este batom tem cheiro de perfume. Bem suave, muito chique mesmo.
Talco infantil J & J para bebês.
Sou suspeita para falar deste produto pois amo notas de talco com florais delicados e amadeirados. Talco Johnson lembra infância, aqueles bebês fofinhos e sorridentes...eu simplesmente amo desde pequena o cheiro do talco. Que eu nunca uso pois tenho a pele extremamente seca. Compro só para cheirar!
Desodorante Dove Original
O desodorante Dove, assim como todos os produtos da marca que possuem a fragrância original, fazem parte da minha vida já faz um tempão. Adoro o sabonete cremoso que deixa a pele macia e levemente perfumada. Só uso esse desodorante, pois não me dá alergia e nem mancha a pele. Adoro sentir a fragrância durante o dia, principalmente no verão. Gosto mais da versão roll-on. Percebi que a marca ultimamente vem investindo em novas fragrâncias. Perceberam que a diversidade olfativa é fundamental. Nós consumidores agradecemos e aproveitamos para parabenizar os 80 anos da UNILEVER! Principalmente por colocarem modelos com corpos normais em suas propagandas!!
As novas fragrâncias são muito bacanas, mas nada bate o fragrância original.
La Roche-Posay - Hydraphase XL
Este creme é indicado para minha pele que é muito sensível. Hidrata e protege dos raios solares. O que eu amo sobre este creme é que eu simplesmente sou apaixonada pela fragrância dos produtos desta marca. Ela é suave, não atrapalha o uso de perfume e passa uma sensação de bem estar incrível.
Givenchy Power youth - Para os olhos
Gel para os olhos muito eficiente e com cheirinho de lichia. Adoro!
Kleenex mentolado
Lenço de papel para assoar o nariz mentolados. Cheirinho de menta, com mentol e eucalipto, descongestiona que é uma beleza!!! Melhor que isso só Vicky Vaporub mesmo!!

Saturday, October 24, 2009

Thorsten Biehl - The Gallery of Perfums/Interview

Thorsten Biehl
Back in July 12 I brought for the first time the concept of Thorsten Biehl fragrances to the blog (click HERE to read). I loved the idea of treating fragrances as a piece of art and bringing together different personalities, different noses under one brand. We have seen this before in Frederic Malle (different noses creating for one brand), but this project is totally different. Biehl Parfumkunstwerke - olfaktorischen galerie is an olfactive gallery, managed by Thorsten who has the sensibility to choose the artists to be exhibited under the brand's umbrella. Each perfumer has his own personality and his own way to relate to the raw material. Each fragrance of the collection has a different story, different sensations and stories behind them. The perfumer is an artist and the highlight is his creation. The brand is only a place to exhibit the beautiful pieces created.
+ Q Perfume Blog succeeded to interview him between trips. It is a great opportunity for all of us to learn a different way to relate to fragrances. I am sure you will love it as much as I did!
The artists
+Q Perfume Blog: You have gathered 6 artists to compose the fragrances for your brand Biehl. Parfumkunstwerk. Six different personalities with different cultural backgrounds, and six different ways to relate to perfume. How was the process of choosing the perfumers? Did they have something in common?
Thorsten Biehl: During my 17 years as a fragrance developer, I have worked closely with a few dozens of perfumers worldwide. When the idea of the olfactory gallery started to grow in my head, I asked some of the perfumers I most admire for their style and creativity. The other thing they have in common is that they have started their careers in Germany.
+Q Perfume Blog: In terms of freedom to create, in what ways did you interfere or relate to their concepts? Did the project have a common line to follow?
Thorsten Biehl:The basic idea for the perfumers was to present some of their personal favorites they have developed without a specific customer project but for close friends or for themselves. If there is such a thing as a common line it would be the need to be different from existing perfumes and trends and the freedom of the use of raw materials and price restrictions. My part was to select the perfumes that I thought would be the most interesting to present to a broader audience.
+ Q Perfume Blog: What makes your brand so special is that perfume is presented as art and the brand is an olfactory gallery. Do you consider the art of making perfume to neglect their artists, when the creative minds are hidden behind major brands or fashion designers?
Thorsten Biehl: You cannot change the past, but you can certainly try to change the future. After more than a century of unknown perfumers behind prominent brands and people, I would like to turn the spot-light back to the creative minds in the perfumery business. Perfumer is one of the rarest professions with only a few hundred great noses worldwide. Instead of creating international commercial brands with little creative freedom, I opted to challenge their artistic side to create perfume masterpieces, not for the masses but for the true perfume enthusiasts.
+ Q Perfume Blog: Your father has created one fragrance for your gallery. Father and son joined in a journey to create art. Tell me a little bit about working with him.
Thorsten Biehl: It is a tremendous advantage to start such a project when you can count on the experience of more than 40 years as a perfumer. We have already worked together on various projects for more than 10 years while we were both at H&R. But the story of hb01, my father’s contribution to the gallery, is unique and it was the trigger for the basic idea. It was created to compete in a creativity contest in 1987 organized by the French Perfumers association, which for the first time allowed international perfumers to participate. His perfume won the first price and after the award ceremony in Paris I asked him who would buy this perfume to launch it. New to the perfume Industry, I have just started my career with H&R in ’87, his answer really astounded me profoundly: ‘Nobody, I guess, too expensive and special, not suitable for the mass market.’
+ Q Perfume Blog: Is there a place for new minds? Will you add new minds or new fragrances created by these perfumers?
Thorsten Biehl: Yes, as in art galleries, I am constantly looking for new exhibition pieces and artists, so there will be new perfumes and noses coming, but not in a hurry and in great numbers.
+ Q Perfume Blog: Does niche perfumery follow any kind of trend? Because it seems that now niche is becoming a trend itself. We saw in the past that some perfumers were signing their own creations, with a different approach and unlimited budgets. Today you can find hundreds of brands calling themselves exclusive niche perfumes. How to do see the future of niche perfumery? I would hate to see big companies buying and turning them into the new form of reaching the masses!
Thorsten Biehl: Difficult to tell, very complex question, I wouldn’t like to generalize. Even the name niche is not very suitable. Too many brands are called niche nowadays, which have nothing to do with real perfumery. One thing seems to be obvious: more and more consumers prefer smaller brands that transport a message of creativity and quality with a personal approach, not a multinational background.
+ Q Perfume Blog: We all know that the best raw materials the market can offer are in the hands of the big companies due to their power of purchase. How can a small brand compete with them?
Thorsten Biehl: This is true, that’s why I work with the leading perfume houses. Most important is the contact to the most creative perfumers and that you can convince them to work with you.
+ Q Perfume Blog: You have been traveling around the globe and absorbing different cultures. Where do you feel at home?
Thorsten Biehl: Home is where I live with my family, which is Berlin since last year. It is a great city with a high quality of living and lots of entertainment, yet plenty of green and water.
The sample set
Thank you Mr. Biehl for this interview. It is always very exciting to be able to get to know the minds behind the fragrances and the brands.
This blog will be reviewing your fragrances in the near future. It is also an opportunity to thank you so much for sending me the exquisite olfactive set of samples of your collection. It is like having a miniature of the real pieces!
Click HERE to the gallery

Wednesday, October 21, 2009

Play by Givenchy (Uma avaliação de Moisés Lara)

Moisés Lara
Moisés contribui para o blog + Q Perfume com avaliações de fragrâncias masculinas. Sempre muito bem vindo, Moisés nos presenteou hoje com uma avaliação de PLAY, um perfume de Givenchy.

Play, modernidade ou dejà-vu?

A lenda da alta-costura, Givenchy, se consagrou no mundo da moda como um ícone do glamour e da elegância, sempre explícita através de suas formas sóbrias e clássicas com que vestiu a musa do cinema Audrey Hepburn (do filme “A Bonequinha de Luxo”), e outras celebridades como Jacqueline Kennedy, Grace Kelly e atualmente, Madonna, entre tantas outras. No mundo da perfumaria, a Givenchy marcou época com o mítico L’Interdit e Monsieur, nos anos 50 e, com o estrondoso sucesso de Amarige no início da década de 90. Mais recentemente, no final dos anos 90, lançou Pi, um perfume que embora não tenha repetido o sucesso dos anteriores ainda assim marcou uma quebra de paradigmas na perfumaria masculina. Digno de nota também é Hot Couture que inovou a perfumaria feminina com seus acordes gourmands.

Foi com essa expectativa que tive meu primeiro contato com Play há algumas semanas atrás. Confesso que não fiquei muito impressionado e acabei me esquecendo dele, por algum tempo, mas ao ver a publicidade, decidi fazer um novo teste para tirar minhas conclusões.

A campanha publicitária foi bem elaborada. Justin Timberlake, como garoto propaganda, encarna, com muita elegância, o jovem “antenado”, sempre atento às novidades musicais e tecnológicas. O design do frasco em forma de um aparelho multimídia confirma isso, enquanto que o nome Play convida você a entrar no jogo e deixar a música rolar.

O perfume foi lançado em duas versões: Play e Play Intense. As fragrâncias têm um perfil aromático semelhante, mas diferem pelas notas de fundo um pouco mais pronunciadas no Intense, pela presença de láudano e de fava tonka, que dá um toque gourmande e menos cítrico. Os frascos seguem o mesmo design, apenas em cores diferentes, incolor para o Play e preta para o Play Intense, que harmoniza com suas notas de fundo, mais marcantes. Na versão Play, as notas iniciais são frescas e amadeiradas, sobressaindo-se a bergamota, a toranja e notas de madeira que lembram o sândalo. O corpo apresenta um acorde amadeirado mais picante, composto de madeira de Amyris haitiana, que é um substituto do sândalo do Mysore de odor um pouco mais adocicado, pontuado por nuances de pimenta negra com flor de cafeeiro, que precedem as notas de fundo, mais secas e quentes de vetiver e patchouli, respectivamente. O conjunto resulta numa fragrância agradável e refrescante. Nada muito surpreendente, mas que vai muito bem numa manhã de verão, ou mesmo no final da tarde, para revigorar os sentidos amortecidos pelo stress.

Família Olfativa: amadeirado-especiado

Notas de saída: bergamota, mandarina, laranja amarga, toranja

Notas de corpo: madeira de Amyris, pimenta negra, flor de cafeeiro

Notas de Fundo: vetiver e patchouli

Play é um perfume eclético e bem comportado. Sem a ousadia dos perfumes provocantes, que despertam paixões como amor e ódio, mas que por isso mesmo, combina com qualquer ambiente. Dificilmente alguém irá odiá-lo, embora também tenha poucas chances de ser amado. É o curinga; pode ser usado a qualquer hora do dia, no trabalho ou até mesmo numa festa. Como diz a propaganda, Play é moderno e atemporal e, talvez daí advenha sua falta de personalidade. Sabe aquele perfume que você cheira e se lembra que já o sentiu antes? Tente se lembrar onde foi. É difícil, porque ele está em toda parte. O mesmo se pode dizer de Play Intense, embora ele tenha um pouco mais de emoção. Suas notas iniciais também são refrescantes, mas menos cítricas. No corpo predomina um acorde mais quente onde aparecem as notas de flor de cafeeiro, vetiver e tonka, deixando uma sillage mais pronunciada e, portanto mais apropriado para se usar à noite.

Play Intense by Givenchy

Família Olfativa: oriental-amadeirado

Notas de saída: bergamota, mandarina, laranja amarga

Notas de corpo: madeira de Amyris, pimenta rosa, flor de cafeeiro

Notas de Fundo: vetiver, patchouli, láudano, fava tonka

Play é mais um dejà-vu, assim como tantos outros, sua fragrância apesar de ser agradável não inova, nem surpreende, mas se mantém numa zona de conforto: não incomoda para não ser incomodado. Talvez o verdadeiro diferencial para Play seja a estratégia de marketing, que aposta no estilo Justin Timberlake e no visual clean-tecnológico. Assim, seguindo as tendências da era digital, a Givenchy faz um up-grade e reposiciona a marca para um público mais jovem, formado por Geeks e curiosos. Fica devendo a experiência “multi-sensorial” prometida na propaganda.

Caso você tenha gostado, , você encontrará no blog dele IN PROFUMO VERITAS, muitas outras avaliações de qualidade e fotos incríveis.

Clique AQUI para entrar neste mundo masculino fantástico e conhecer melhor meu querido contribuidor de Curitiba.

Crédito das imagens:

· Parfum de Pub < http://www.parfumdepub.net/

· Givenchy < www.playgivenchy.com/

Saturday, October 17, 2009

Perfume Talk with Yosh Han

Yosh Han is a beautiful, bright, young perfumer from San Francisco who has perfume even in her name. The Chinese character for Yosh means fragrant.
She started her career in 1994 when she entered in a shop in Aspen and decided she had to work there, even not knowing at that time what they were really doing.
Today Yosh has her own brand offering 7 different fragrances, 2 limited editions and also signature scents for clients who wish to have their own personal perfume.
What has driven me to her was the fact that she believes, like me, that a fragrance can transform us. Her way to relate to fragrances goes beyond creating nice niche perfumes. Each of her fragrances can transport us to what she calls "aromascope".
We had a very nice chat about fragrances, the sense of smell etc... and I thought it was a good idea to share with you.





+ Q PERFUME: What I loved about your approach to fragrances is the fact that we both think that fragrances can change or set moods. This is why I cannot have just one perfume in my closet!  Some times I have “cravings” for a fragrance like some people have cravings for sweets, coffee, etc… Do you have fragrance “cravings”




YOSH: Yes. I have cravings for earth smells – woody, mushroomy, oak moss, vetiver, etc. I have a fragrance I made called Sombre Negra, black shadow. This is my go-to smell when I want to touch the earth. When I crave heaven, I reach for ylang, neroli and rose. I do crave the smell of oud. There’s nothing else like it. I went to an incense ceremony in Tokyo and had the most magical experience with oud during the ceremony and that is the closest I think to olfactory heaven on earth. It really moved me.

+ Q Perfume: Aha! I am almost convinced that we should harmonize the fragrance to wear according to the meal we are about to savor, like we do with wines!




YOSH: Yes. There was an exhibition in NY at the Cooper-Hewitt National Design Museum that showcased the history of dining utensils and rituals a few years ago. I saw a very cool fork and spoon set that was designed to enhance the aroma of the food you were eating. The handle was an extended corkscrew shape and the intension was to twirl herbs on the handle depending on the food you were serving. I think olfaction and food are so closely tied but people tend to not be as creative as they could be. I also heard of a cool restaurant in Chicago that the waiter wafts certain scents in the air between courses to change the palette and ambiance. I think if people were to enjoy leisurely longer multi-course meals, this could be done. Or maybe you need a change in fragrance between burgers and fries, too!?

+ Q PERFUME: Do you think it is possible to make a perfume for both genders that will move them or touch both genders the same way? After all women are so different than men…

YOSH: I think it’s possible for both men and women to have a reaction to the same fragrance and experience similarities, but it ‘hits’ us in different ways.  For example, my fragrance called U4EAHH, it’s a juicy smell and both men and women ‘get happy’ when they smell it. Big smiles and delicious thoughts. Are they thinking the same thing?

+ Q Perfume: It once did a game with my husband. I gave him perfumes to smell and he had to write down the color and the sensation he felt while smelling. I did the same and we compared notes. If I recall, sixty percent (app.) of the fragrances gave us the same sensation and also the same colors, but not all of them. I was a very nice experience to do together.

+ Q PERFUME: I lived almost 10 years in the Middle East and when I close my eyes I see an “olfactory picture” of rosemary, grapefruits and pines, also hot sand smell…sometimes coffee and cardamom. But most of the perfumes inspired in this region are about roses and spices. Do we have also a collective olfactory conscience?

YOSH: Yes – this is what I refer to as our “aromascape” or our inner landscape of aromas. Our cultural heritage shapes this as well as the many places we’ve lived. I have also noticed that certain patterns occur with types of personalities and/or ethnicities. It’s very interesting.

+ Q Perfume: I have a theory that I developed from personal experience and from long talks about perfumery that I wish to discuss with you. I notice that when a person comes to me and says, “I have been looking for a fragrance to buy, but somehow I never find one that I really feel connected to or wish to have”, in most of the times, the same person is in a phase where she/he cannot find his/her own self. Confused about what they want for their lives, or somehow in a middle of a crisis.
So, do you think there is a relation there or is t just coincidence and my theory has no logic at all?

+ Q PERFUME: Were you meant to be a perfumer? What does it take to be one?

YOSH: Good question. My name YOSH means ‘aroma’ so one could say, it was destiny. When I walked into the perfume shop in Aspen, I sort of felt likeI came Home. When I blend, there is definitely a non-verbal language and communication that occurs between me and the materials. That is the intuitive side of my artistry. The science aspect - mixing in the correct percentages, knowing the allergens, etc. That is rigorous and takes practice. There are so many opportunities now for perfuming. I say, if someone has the interest and curiosity, go for it!

+ Q PERFUME: When you design a personal fragrance, do you receive feedback on how these clients are feeling with their new personal scent? (Can you point some comments).

YOSH: I often get feedback about the different transformations that have occurred for my client. Many of my private clients create their signature perfumes when they are in a pivotal point in their lives. Whether it’s a birthday, wedding, or other special occasion. For many women, creating a custom fragrance is something they have dreamed about so when they manifest that desire, it’s very powerful. One of my favorite remarks was from a man from Chicago, he called and left me a message saying that the session was a ‘galactic journey.’


Yosh



UPDATE: you can find YOSH fragrances at Essenza Nobile. 
Enter the site by clicking on her name.
To find out more about Yosh's beautiful fragrance enter to her site.
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