Wednesday, October 21, 2009

Play by Givenchy (Uma avaliação de Moisés Lara)

Moisés Lara
Moisés contribui para o blog + Q Perfume com avaliações de fragrâncias masculinas. Sempre muito bem vindo, Moisés nos presenteou hoje com uma avaliação de PLAY, um perfume de Givenchy.

Play, modernidade ou dejà-vu?

A lenda da alta-costura, Givenchy, se consagrou no mundo da moda como um ícone do glamour e da elegância, sempre explícita através de suas formas sóbrias e clássicas com que vestiu a musa do cinema Audrey Hepburn (do filme “A Bonequinha de Luxo”), e outras celebridades como Jacqueline Kennedy, Grace Kelly e atualmente, Madonna, entre tantas outras. No mundo da perfumaria, a Givenchy marcou época com o mítico L’Interdit e Monsieur, nos anos 50 e, com o estrondoso sucesso de Amarige no início da década de 90. Mais recentemente, no final dos anos 90, lançou Pi, um perfume que embora não tenha repetido o sucesso dos anteriores ainda assim marcou uma quebra de paradigmas na perfumaria masculina. Digno de nota também é Hot Couture que inovou a perfumaria feminina com seus acordes gourmands.

Foi com essa expectativa que tive meu primeiro contato com Play há algumas semanas atrás. Confesso que não fiquei muito impressionado e acabei me esquecendo dele, por algum tempo, mas ao ver a publicidade, decidi fazer um novo teste para tirar minhas conclusões.

A campanha publicitária foi bem elaborada. Justin Timberlake, como garoto propaganda, encarna, com muita elegância, o jovem “antenado”, sempre atento às novidades musicais e tecnológicas. O design do frasco em forma de um aparelho multimídia confirma isso, enquanto que o nome Play convida você a entrar no jogo e deixar a música rolar.

O perfume foi lançado em duas versões: Play e Play Intense. As fragrâncias têm um perfil aromático semelhante, mas diferem pelas notas de fundo um pouco mais pronunciadas no Intense, pela presença de láudano e de fava tonka, que dá um toque gourmande e menos cítrico. Os frascos seguem o mesmo design, apenas em cores diferentes, incolor para o Play e preta para o Play Intense, que harmoniza com suas notas de fundo, mais marcantes. Na versão Play, as notas iniciais são frescas e amadeiradas, sobressaindo-se a bergamota, a toranja e notas de madeira que lembram o sândalo. O corpo apresenta um acorde amadeirado mais picante, composto de madeira de Amyris haitiana, que é um substituto do sândalo do Mysore de odor um pouco mais adocicado, pontuado por nuances de pimenta negra com flor de cafeeiro, que precedem as notas de fundo, mais secas e quentes de vetiver e patchouli, respectivamente. O conjunto resulta numa fragrância agradável e refrescante. Nada muito surpreendente, mas que vai muito bem numa manhã de verão, ou mesmo no final da tarde, para revigorar os sentidos amortecidos pelo stress.

Família Olfativa: amadeirado-especiado

Notas de saída: bergamota, mandarina, laranja amarga, toranja

Notas de corpo: madeira de Amyris, pimenta negra, flor de cafeeiro

Notas de Fundo: vetiver e patchouli

Play é um perfume eclético e bem comportado. Sem a ousadia dos perfumes provocantes, que despertam paixões como amor e ódio, mas que por isso mesmo, combina com qualquer ambiente. Dificilmente alguém irá odiá-lo, embora também tenha poucas chances de ser amado. É o curinga; pode ser usado a qualquer hora do dia, no trabalho ou até mesmo numa festa. Como diz a propaganda, Play é moderno e atemporal e, talvez daí advenha sua falta de personalidade. Sabe aquele perfume que você cheira e se lembra que já o sentiu antes? Tente se lembrar onde foi. É difícil, porque ele está em toda parte. O mesmo se pode dizer de Play Intense, embora ele tenha um pouco mais de emoção. Suas notas iniciais também são refrescantes, mas menos cítricas. No corpo predomina um acorde mais quente onde aparecem as notas de flor de cafeeiro, vetiver e tonka, deixando uma sillage mais pronunciada e, portanto mais apropriado para se usar à noite.

Play Intense by Givenchy

Família Olfativa: oriental-amadeirado

Notas de saída: bergamota, mandarina, laranja amarga

Notas de corpo: madeira de Amyris, pimenta rosa, flor de cafeeiro

Notas de Fundo: vetiver, patchouli, láudano, fava tonka

Play é mais um dejà-vu, assim como tantos outros, sua fragrância apesar de ser agradável não inova, nem surpreende, mas se mantém numa zona de conforto: não incomoda para não ser incomodado. Talvez o verdadeiro diferencial para Play seja a estratégia de marketing, que aposta no estilo Justin Timberlake e no visual clean-tecnológico. Assim, seguindo as tendências da era digital, a Givenchy faz um up-grade e reposiciona a marca para um público mais jovem, formado por Geeks e curiosos. Fica devendo a experiência “multi-sensorial” prometida na propaganda.

Caso você tenha gostado, , você encontrará no blog dele IN PROFUMO VERITAS, muitas outras avaliações de qualidade e fotos incríveis.

Clique AQUI para entrar neste mundo masculino fantástico e conhecer melhor meu querido contribuidor de Curitiba.

Crédito das imagens:

· Parfum de Pub < http://www.parfumdepub.net/

· Givenchy < www.playgivenchy.com/

1 comment:

Mirna said...

Concordo com a informação. O que me surpreende é a essência de sândalo Play. Eu acho que é uma das fragrâncias que o distinguem de outros perfumes, entre outras coisas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...