Monday, September 29, 2008
Imagem do Mês/October's perfume ad
Matéria Prima do Mês - LAVANDA/ LAVANDER - Raw material of the month
Livro novo/new book launch
Um dos meus sites preferidos sobre perfume é o The Scented Sallamander, com informações sempre atualizadas, fotos incríveis, avaliações impecáveis sobre fragrâncias e fotos, muitas fotos.E segundo o site, a Paja Edições lançará 10 de Novembro, um livro sobre perfumes, chamado Plaisir de Parfums, da autora Béatrice Boissière, com direção artística de Coco Tassel.Trazendo o conceito de livro-objeto, a autora explora a história dos perfumes desde o século XIX e oferece 4 páginas de tiras perfumadas.O livro poderá ser encomendado online a partir de 24 de Outubro, através do site da Paja.One of my favorite sites about perfumes is The Scented Sallamander, always bringing updated information about new launches, exclusive articles, wonderful pictures and well written reviews.According to the site, Paja Editions is publishing this next November a new book about perfumes, called Plaisirs de Parfums. Written by Béatrice Boissière, with artistic direction by Coco Tassel.It is a concept book-objet piece, offering 4 pages of scented blotters, besides the history perfume, since the 19th century.
Saturday, September 27, 2008
Imagem do mês/Monthly Images
Crédito de Imagem/credits: Images de parfums Modelo/Model: Daniel di Tomasso 2008
Lembrando aos queridos leitores e participantes do Blog:
A Cosmética 2008 começa hoje, dia 27 e termina no dia 30, na terça-feira.
Das 10:00 às 20:00hs.
Pavilhão do Anhembi - S.P.
Cosmética Fair 2008 begins today!
From 27th to 30th of September
From 10 a.m to 20 p.m
At Anhembi Center S.P.
Credenciamento online/Online credentials:
http://credenciamentoweb.com.br/credonline/index.php?ev=COSMETP08
Friday, September 26, 2008
FlowerBomb by Viktor & Rolfcredits to Images de Parfums/crédito de Imagem: Images de parfumsAlguém notou a semelhança entre a flor e a modelo?Ou será que a minha paixão pelo cyclamen é tão grande, que só eu fiz essa relação?O mais óbvio seria pensar em rosa ou frésia, flores que compõem o acorde floral da fragrância...De qualquer forma, a nossa Top Model Isabelli Fontana reflete o conceito proposto: uma explosão de modernidade, glamour e sensualidade.O perfume é o primeiro lançamento dos costureiros Viktor & Rolf e foi criado pelo trio Olivier Polge, Carlos Benaïm e Domitille Bertier.O frasco imita uma granada de mão, lapidada como uma pedra preciosa, fazendo referência ao lado "perigoso" do perfume, que neste caso, será usado como uma arma de sedução.Concordo, Isabelli é linda de morrer!!!Did anyone else see the resemblance of the flower on the model's picture? Or is it the fact that my passion for Cyclamen flowers, is so huge that only I could make this relation?The most obvious reference would be to roses and freesia, the flowery notes of the fragrance...Anyways, our beautiful Brazilian Top Model Isabelli Fontana express the concept of the perfume: an explosion of modernity, glamour and sensuality.This fragrance is the first launch of the stylists Viktor and Rolf, created by the trio Olivier Polge, Carlos Benaïm e Domitille Bertier.The bottle is a hand grenade, shaped like a precious stone, as a reference to the dangerous effect of the fragrance, to be used as a weapon of seduction.I agree, Isabelli has a beauty to die for!
A foto publicitária de FlowerBomb está anexa a minha mensagem de boas vindas ao Blog por causa do Cyclamen.Minha paixão pela flor começou num passeio por uma região em Israel, chamada de Givat Harakafot (Rakafot é Cyclamen em Hebraico - no plural. No singular é Rakefet).Se alguma vez duvidei da existência de Deus, lá, em meio de milhares de cyclamens e árvores de Eucalipto, eu tive certeza que Ele existe.É muito difícil de explicar com palavras como isso aconteceu.A energia e a serinidade que este lugar emana é simplismente divina.And to clear the misterious doubt of curious readers: I chose the ad of V&K because of this resemblance of the flower, that became my passion when I lived in Israel. A trip to a place called Givat Harakafot (Rakafot means Cyclamens in Hebrew) offered me a divine experience. The energy and the peace I felt in this place confirmed to me that if there is really a God, he lives there!
Thursday, September 18, 2008
Embalagens - Packaging
Ao contrário do livro, que não deve ser julgado pela sua capa, as embalagens dos cosméticos e perfumes chamam a atenção do consumidor em primeiro lugar. Elas são fatores determinantes do preço do produto, e refletem a imagem de seu público alvo.
Portanto, deve existir uma coerência entre a qualidade da embalagem, e a qualidade do produto que vem embalado por ela.
Produtos de alto luxo geralmente optam por embalagens com um número reduzido de cores, ou monocromáticas com efeito em verniz. Muitas vezes possuem detalhes com cores metalizadas, e geralmente são elaboradas com matérias primas caras.
No exemplo acima, as fragrâncias Kilian são destinadas a um publico exclusivo e muito sofisticado. A caixa em madeira preta laqueada é revestida de cetim preto, e pode ser trancada com uma chave (símbolo da marca), enfeitada com um pendente acetinado. A embalagem reflete a qualidade do jus (perfume), que utiliza somente matérias primas de altíssima qualidade. Reflete também a exclusividade do público que almeja - aqueles que podem se dar o luxo de comprar 50ml de fragrância por aproximadamente R$420,00. O frasco oferece ainda uma placa de prata gravada com o nome da fragrância, e detalhes laterais.
A marca Aromatherapy Associates Supporters trabalha somente com matérias primas naturais e orgânicas. Suas embalagens são clean, ou seja, sem desenhos ou efeitos gráficos, com fitas acetinadas para dar um acabamento de efeito mais luxuoso. Os produtos são de qualidade, mas não tão caros, R$104,00 para 55 ml de óleo. Na mesma faixa de preços, existem várias marcas no mercado. A marca Thymes é conhecida pelo design de suas embalagens. Na linha Goldenleaf, mostrada acima, todos os produtos são oferecidos em embalagens de cor bege, combinadas com folhas e detalhes em dourado, reproduzindo um visual romântico - chique. O efeito é luxuoso e suave ao mesmo tempo, pois a cor bege está sempre relacionada as coisas naturais.
Os perfumes Bond Nº9 são oferecidos em um frasco que possui sempre de mesma forma. Assim são sempre reconhecidos com facilidade pelo seu público. O que muda sempre é a arte que vem estampada nele: Algumas fragrâncias prestam homenagem ao artista Andy Warhol, como a famosa estampa da sopa Campbel, e o seu fetiche por calçados representado no frasco acima. As fragrâncias da marca almejam público fashion, sofisticado e culto.
O design do estilista Issey Miyake é conhecido pelo seu toque tecnológico. Assim como suas roupas, suas fragrâncias são apresentadas em embalagens de design arrojado, e visa um público jovem, moderno e descolado.
Portanto, seja qual for o público, o visual da embalagem é muito importante, e os projetos para seu desenvolvimento e sua concepção devem ser sempre cuidadosamente estudados.
Surgiram também frascos vintage, como Fancy de Jessica Simpson, muitos adornos, penduricalhos e fitas, como Dirty English de Juice Couture, Fuel for Life da Diesel, Fleur de Corail de Lolita Lempicka, Flower de Cynthia Rowly, e muitos outros...Vimos também várias marcas investindo pesado em frascos muito grossos e de alta qualidade, com design muito sofisticado como Roadster de Cartier, Profumo de Acqua di Parma e Féerie de Van Cliff and Arpels, Guerlain Homme da Guerlain e de Lalique White de Lalique.
Mas quais são as tendências para o próximo ano?
Segundo Jonathan Ford, numa matéria escrita para a Beauty Packaging Magazine (um site sobre embalagens), a tendência será determinada pelos países emergentes do Bric, ou seja, Brasil, Índia, Rússia e China.
Quanto maior o crescimento desses países, maior é a sua influência no mercado da beleza. E consequentemente, este tentará absorver os valores dessas culturas, procurando criar uma maior identidade com elas e consequentemente, com estes países.
Quanto ao ano de 2009, segundo o autor Percy Lidback, numa matéria para a mesma revista, veremos a saída dos azuis suaves e a entrada de tons de cinza. Os tons de laranja serão substituídos pelos tons vermelhos mais quentes, e muito abuso dos tons quase-pretos (tons muito escuros que chegam perto do preto) em contraste aos amarelos-esverdeados brilhantes.
As 3 maiores tendências do próximo ano se chamam Anno Nano, Global Ideal e Eco Deco.
A primeira tendência, a Anno Nano tem como referência a nanotecnologia, ou seja, os objetos (frascos, embalagens) diminuirão de tamanho, serão mais fáceis de carregar e muitos terão sistema de abertura snap-on, como os celulares.
Ainda dentro da tendência tecnológica, existe um outro look, o Biotech, cujas cores são definidas pelos verdes naturais e cores suaves de bioiluminosciência, para efeito zen.
Para os designers isto significa temas orgânicos, porém tecnicamente mais sofisticados.
A segunda tendência, a Global Ideal, é inspirada nos mercados emergentes, também citados por Jonathan Ford. Designers usarão o exótico, combinado com motivos familiares. Cores de especiarias, verdes terrosos, mostarda e amarelos pôr-do-sol (influência de Bolywood, a Holywood da Índia) e a mistura de cores de referências tanto masculinas, quanto femininas, com roxos-quase-pretos, azul cobalto e toques de vermelho e magenta. Finalizações metálicas e recortes a laser também fazem parte desta tendência (influência Tech chic).
Eco Deco é uma tendência cujos temas são os desastres naturais, o declínio de recursos naturais e as guerras. Seria uma abordagem de temas atuais que nos preocupam, como a estabilidade ambiental e a sustentabilidade. Nela existe a procura por produtos de apelo tátil, sensuais, de força e nutrição. Veremos o uso de madeiras naturais, pedras e plantas.
Ainda como tendência, o Cheap Chic e o Rustic Hip - Cheap Chic com ênfase nos tons neutros masculinos, mistura do caro com o barato, o sofisticado com o eclético. Uso também de objetos vintage, com detalhes em ouro ou prata polidos. As cores destas tendências incluem onyx, tons amadeirados, off-white, cinzas para o neutro e azul relax. Rustic Hip com cores naturais, como ferrugem, açafrão, verde musgo, siena queimado, roxo nanquim. Também utilizará o look da camurça, do conforto, da riqueza tátil e tons naturais escuros.
Um bom exemplo de visão de futuro portanto, é o frasco do perfume de Perry Ellis, que em 2008 apresentou na sua nova fragrância, 3 tendências de 2009 : Cheap Chic, Rustic Hip e Eco Deco.
Acorde de maçã verde, patchouli, âmbar e madeiras.
Design do frasco de Denis Boudard, com tampa de madeira natural em cor escura.
Uso de elementos de estilo, sensualidade e elegância.
Tradicional mesclado com modernidade.
Elemento tátil e natural: detalhe do frasco tecido, com tons neutros e naturais, com detalhe em metal.
Embalagem com look de linho (tecido natural - tendência indiana).
We also found vintage bottles, like Fancy by Jessica Simpson with bows; charms, chains and metallic details, like Dirty English by Juice Couture, Fuel for Life by Diesel, Fleur de Corail by Lolita Lempicka and Flower by Cynthia Rowly.
Some brands offered beautiful thick crystal/ high quality glass bottles, or bottles with exclusive designs like Roadster by Cartier, Profumo de Acqua di Parma, Féerie de Van Clif, Guerlain Homme by Guerlain and Lalique White by Lalique.
SO WHAT IS COMING NEXT?
According to Jonathan Ford, in the article Beauty Brics, for Beauty Packaging Magazine, an online magazine, emerging markets, called BRICs, includng Brazil, Russia, India and China will play a key role in building an authentic global beauty brand perspective. There is a growing influence of the East on the West. And these emerging markets are potentially shaping the brand and design direction for a new global beauty brand perspective.
And he adds, “these traditionally manufacturing-led countries will undoubtedly become more confident with their brand skills, invest in more brand creation and start to export their own brands to the West.”
Cultural difference is highly desirable. And, as the BRICs develop to become more accessible, interesting and desirable the market will be looking to capture BRIC culture, and buy into their cultural beauty offer.
For the same magazine, Percy Lidback, the General Manager - Americas, of AkzoNobel Specialty Plastic Coatings, gave an overall idea of what to expect from the new trends for 2009:
Expect to see most light blues vanish, as more grays come onto the scene. And be ready for more near-black tones. Also expect orange to transition to warm reds, and become less prevalent. Near-black colors, by contrast, will become increasingly common. As light blues nearly disappear, grays will become important. These shifts to darker and grayer tones, however, will be balanced by bright yellow-greens and pale tones that will keep the overall palette full of light.
The three main trends that pair with this overall palette are called Anno Nano,Global Ideal and Eco Deco.
Among the major looks in this trend are Cheap Chic and Rustic Hip. Where Cheap Chic emphasizes a refined range of masculine neutrals, and mixes the expensive with the inexpensive to form a sophisticated and chic eclecticism. The color palette for this look pairs well with vintage objects of polished gold and silver. Colors include onyx, wood tones and off-whites that are grayed to neutral with a cooling blue. Rustic Hip draws on natural colors and warm, sunlit hues, such as straw, rust, saffron, moss green, burnt sienna and inky purple. Rustic Hip also features rich, dark neutrals and emphasizes tactile comfort, with the look and feel of leather and suede.
Perry Ellis launched in 2008 its new fragrance for men. With a feet in the future major trends, the perfume bottle and fragrance followed the Chic Cheap and Rustic Hip and Eco Deco trends:
Accord: green apple, patchouli, ambar and woods.
Bottle design by Denis Boudard, with dark wood cap.
Use of elements of style, sensuality e elegancy.
Traditional mix with modernity.
Natural and tactile detail: woven fabric strap, metal rivet, linen-look carton.
Credits: Jonathan Ford and Percy Lidback from the Beauty Packaging Magazine.
The articles were edited and slightly changed to be posted together with my opinions,and still offer the overall opinion of these two authors, without modifications.