Wednesday, January 14, 2009

Paixão por chocolate - Schokobade - Parte III



Frutos de cacau

Für Erik



Para quem não seguiu o Blog no mês de Dezembro, apresentei uma matéria sobre uma chocolaterie fantástica chamada Chocolat Des Arts, que tornou - se um dos meus locais prediletos para tomar um chá com bombons, seguida da matéria feita por Gaëlle sobre a Bélgica, um dos melhores produtores de chocolate. A minha querida amiga nos levou para um passeio perfumado encantador por todos os pontos mais importantes da perfumaria belga.
Terminando a trilogia de Paixão pelo chocolate apresento a vocês uma das notas gourmets de perfumaria tão falada no ano passado: o chocolate.

Chocolate - segundo a Wikipédia:
Arqueólogos acharam vestígios da mais antiga plantação de cacau em Porto Escondido - Honduras, que data de 1100 a 14000 A.C. e o líquido extraído dele era usado para rituais religiosos.
Sabemos que o cacau era cultivado pelos Astecas, que dele extraiam um líquido marrom chamado xocoatl que na língua deles queria dizer água amarga, e aele eram adicionados pimenta e especiarias. Este líquido sagrado era oferecido somente ao imperador e seus nobres.
Com a descoberta da América por Colombo, o chocolate chegou a Europa como produto medicinal, usado para curar fraquezas durante muito tempo.
O cacau passou a ser cultivado em plantações por escravos logo passou a ser apreciado como iguaria por toda a nobreza.
Em 1659, Luis XIV concedeu uma patente a David Chaillou para vender “uma certa composição medicinal que se denomina chocolate”. E as receitas foram surgindo: Chaillou logo criou tortas de chocolate; o chef Lassagne, dez anos depois, inventou o primeiro bombom. Em 1875 o suíço Daniel Peter aproveitou a invenção do colega Henri Nestlé, o leite em pó, e fez o chocolate ao leite.

Do Cacau para o Chocolate segundo a Chocolat Des Arts:
O chocolate é um produto resultado do processamento do fruto da arvore de cacau chamado cientificamente de Theobroma. A árvore cresce principalmente na floresta tropical onde o clima é quente e úmido, embaixo de outras arvores que lhe promovem meia sombra, a 20 graus acima e abaixo do equador. Existe 3 variedades básicas de cacau: O Trinitario, o Criollo e o Forastero. Estas variedades se diferenciam em notas de sabor. Sendo o Forastero o mais resistente e mais utilizado hoje no mundo, sendo responsável por 70% da produção mundial. Os frutos sao colhidos cuidadosamente para não serem feridos para não comprometer a qualidade do produto final. Após a colheita, são cortados ao meio e deitados em plataformas ou caixas de madeira cobertas com folhas de banana para que se inicie o processo de fermentação. A fermentação transforma os açúcares do fruto em ácidos e a cor da polpa e fruto se alteram. Este é considerado o passo mais importante de todo o processo, pelo qual se define as notas de sabor e o aroma do chocolate. Alguns produtores aceleram o processo de fermentação com fumaça, o que transfere ao chocolate, um sabor forte e rançoso e consequentemente, produz um chocolate de má qualidade.
Depois de fermentado as sementes são secas ao sol e embaladas em sacos para exportação. Nas indústrias, o cacau é torrado e descado, depois moido até chegar a consistência de uma pasta. Esta pasta é continuamente processada em um método chamado de conching, que pode levar horas ou dias, e isso determina a qualidade do chocolate. Nesta fase o leite e o açucar podem ou não ser adicionados a mistura para se fazer o chocolate ao leite, amargo ou meio amargo.
O cacau e o chocolate na perfumaria - ambos pertence ao grupo de notas olfativas gourmets (ou seja emprestadas da culinária). conferem ao perfume um toque doce e amantegado. As notas de chocolate e cacau são quentes, pesadas, aveludads, cremosas e ambaradas. "Arredondam" o perfume.


Produto em destaque:

Schokobade by 1000 & 1 Seife
A marca berlinense 100&1 Seife (sabonete) possui uma linha de produtos para banho com mais de 30 ítens entre eles, 20 tipos de sabonetes (naturais & sabonetes vegetais) champús e sais para banho. Todos os produtos são feitos a mão, embalados um a um, com elegância e criatividade.

1000&1 Seife Logo



A loja em Berlim - Alemanha


Schokobade - Efervescente em barra
Cacau e notas de laranja e coumarina


Embalagem vintage

Schokobaden significa Schokolade = chocolate e Baden = banho, ou seja banho de chocolate.
Esta barra efervescente é simplesmente um luxo.
Na embalagem leia-se Proíbido para o consumo humano, em letras garrafais. Fácil compreensão: O produto tem simplesmente um cheiro de chocolate de altíssima qualidade, com notas de laranja e baunilha ao fundo. O cacau deixa a pele macia como uma seda e perfumada.
Excelente para um banho a dois ou para hidratação da pele. Eu já sou viciada em comer chocolate, agora achei novo vício - tomar banho de chocolate e me sentir uma deusa Asteca!

Este produto não está disponível no Brasil.
Encomendas através do site 1000&1 Seife clique aqui.


Perfumes & Produtos com notas de chocolate:

1. Chocolate Amber by Bath & Body Works
2. Elixir de Merveilles by Hermès - Perfume
3. Angel by Thierry Mugler - Perfume
4. Mat Chocolat by Masakï Matshushïma - Perfume
5. Cacao by Aftelier - Perfume
6. Film Noire e Guilt by Ayala Moriel - Perfumes
7. éh! Champanhe e chocolate edição limitada - éh! - Champú
8. éh! Cacau com Avelã - éh! - Líquido Antifrizz para cabelo
9. Ile Bourbon by L'Artisan Parfumeur - Vela
10. Natura Ekos Cacau - Natura - Óleo em barra
11. Natura Ekos Cacau - Natura - Manteiga labial
12. Sabonete encaixe cacau e canela - Ducha Cosméticos - Sabonete
13. Loção hidratante cacau e canela - Ducha Cosméticos - Hidratante corporal
14. Orange Chocolate Soap - Fresh Soaps - Sabonete
15. Bodyactive de cacau e Cupuaçú - O Boticário - Hidratante Corporal
16. Óleo bronzeador de Cacau com Urucum - o Boticário - Óleo de Bronzear
17. Voluspa Fleur de Cocoa Body spray - Voluspa - Colonia para Corpo
18. Voluspa Fleur de Cocoa Aromatic Room - Voluspa - Spray de Ambiente
19. Blue Agava & Cacao Bath Oil - Jo Malone - Óleo para banho
20. Blue Agava & Cacao Candle - Jo Malone - Vela


Crédito de imagens: Flickr - cacau
Simone, Erik & 1000&1 Seife - produtos da marca

Wikipédia/Chocolate Des Artes - fontes de pesquisa

2 comments:

Erik said...

Liebe Simone! Jetzt ist Deutschunterricht!

Ich weiss nicht, was ich sagen soll. So ein langer und schöner Text ueber uns.

Vielen, vielen Dank und ganz liebe Gruesse aus Berlin

Thank you so much for your nice blog.

+Q Perfume said...

You don´t have to thank me sweety.
It is a pleasure and a duty to show my readers the good & perfumed things is life!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...