Friday, January 16, 2009

Entrevista Especial com Luca Turin e Tania Sanchez Autores do livro Perfumes - The Guide

Tania Sanchez & Luca Turin

Num dia frio de inverno eu entrei na livraria Haikai, em Higianópolis, para procurar livros de aromaterapia e perfumaria natural. Eu já tinha comprado anteriormente o livro da mandy Aftel entre outros, e estava numa fase quase obssessiva de ler tudo e todos os livros sobre esses assuntos, que eu pudesse por as mão. Desapontada e frustrada em descobrir que eu já tinha comprado todos os livros disponíveis na loja, eu começei a ir em direção a outros interesses, tais como design. Meu marido viu o meu rostinho triste e empenhado em colocar um sorriso de volta nele, secretamente saiu de fininho e foi perguntar para o gerente se era possível existir algum outro livro, guardado em outro lugar, que teria passado desapercebido. O gerente sumiu por uns instantes e veio com um livro que era sobre uma teoria ligada ao olfato, mas que segundo ele, não era bem o que eu estava procurando, mas eu poderia me interessar também. o livro mudou a minha vida.

O Imperador do Olfato (The Emperor of Scent, título original em Inglês), escrito por um desconhecido Chandler Burr (na época eu não tinha ouvido falar dele, e provavelmente muita gente não tinha...) era sobre um cientista chamado Luca Turin. Eu me recordo que sentei no café, no final da loja para ler a introdução. Em três dias eu estava encomendando o livro escrito por ele, The Secret of Scent ( sem tradução disponível ainda para o Português/ O segredo da essência - tradução literal, não comercial).

Duas perguntas elaboradas e respondidas "Porque natural nem sempre significa "Bom" e Porque químico nem sempe significa "Mal", instalou uma dúvida na minha cabeça: Porque eu estava idolatrando tanto perfumes naturais e dando as costas aos sintéticos?

Atualmente eu reconheço a beleza dos perfumes naturais mas estou convencida de que perfumaria é muito mais do que recriar a natureza. Ela pode criar novas realidades e ilusões. E isso só é possível através de fragrâncias sintéticas. portanto, eu sou fã do laboratório mas ainda reconheço que os Naturais são interessantes.

Do livro do Luca eu pulei para o seu guia de perfumes em francês (Parfums: Le Guide). Uma versão em pdf, pois o livro já está esgotado faz muito tempo, escrito em 1994. Finalmente descobri que o cientista manteve durante muito tempo, um blog no qual ele descutia com apaixonados por fragrâncias como ele, perfumes, descontinuacões, reedições e temas polêmicos. O blog foi extinto para o meu azar!

Lendo o guia de Luca eu entrei no mundo da concretização. Como aquela pessoa conseguia transformar conceitos tão subjetivos como o cheiro de notas de perfume, em palavras concretas? Num certo ponto em pude até sentir o cheiro de perfumes que eu não conhecia, devido a riqueza suas descrições. Eu me lembro ter podido fazer o mesmo enquanto estava lendo o livro O perfume, de Patrick Suskind.Com toda essa nova bagagem na minha malinha chamada de memória, e com muitas discussões interessantes com o meu marido, que também leu todos os livros e ficou interessado pelo assunto, foi que finalmente caiu a minha ficha, como costumamos dizer no português bem informal. Percebi que eu tinha que tentar fazer algo assim. Perfumaria seria o meu projeto, e o objetivo seria criar e desenvolver a cultura do perfume no Brasil.

***

Em 2005, Tania Sanchez descobriu que Luca Turin estava lendo o seu blog “Brain Trapped in Girl’s body” (cérebro preso no corpo de uma menina), quando ele postou um comentário em um de seus artigos. O cientista conheceu esta apaixonada por fragrâncias e que também as colecionava obssessivamente, como ele. Eles dividiram esse interesse em comum, se apaixonaram e casaram. Passaram então a dividir suas vidas pessoais e profissionais, e após avaliarem juntos mais de 1.500 perfumes concluiram seu novo lançamento: o livro Perfumes - The Guide, de 2008.

Muitos já entrevistaram o casal, mas eu consegui uma entrevista exclusiva com eles, afinal eu sou a primeira e a única pessoa em toda a mídia brasileira que teve a oportunidade de conhecê-los. E fico feliz em poder dividir aqui com vocês, meus adoráveis amigos & leitores:

Luca Turin e Tania Sanchez estavam de férias em Hanói - Vietnam e me concederam a intrevista via e-mails.

+Q Perfume: Vocês dois são famosos não somente pelo seu conhecimento, mas pelo modo criativo pelo qual vocês descrevem uma fragrância. Então, eu tenho uma pergunta que jamais foi feita para ambos: Como vocês poderiam descrever o próprio cheiro?

Luca Turin: Neste momento estou com problemas intestinais devido ao almoço que comi, porque estamos passeando em Hanói. Portanto, meu cheiro neste momento é uma mistura emanada de la turista e uma lavanda bem decente da Caldey Island.

Tania Sanchez: Eu atualmento cheiro a produtos de limpeza de Hanói, que inesperadamente cheiram como L'Air Du Temps. Eu também estou provávelmente cheirando a escapamento de motorcicleta e nuoc mam (molho vietnamita a base de peixe ).

+Q Perfume: A primeira edição do livro Parfums: Le Guide foi publicado em francês a quinze anos atrás por Luca Turin. A versão atualizada de 2008 foi escrita conjuntamente com Tania Sanchez. No processo de avaliação das fragrâncias, eu gostaria de saber se existiu algum momento específico que ambos acham engraçado, memorável ou difícil de esquecer? Vocês brigaram por causa de algum perfume?

Tania Sanchez: Nós fizemos uma aposta sobre qual seria a pior fragrância de todo o livro. Luca escolheu o Love in White de Creed, e eu escolhi Michael de Michael Kors. Midnight Rain La Prairie também era um forte concorrente. Borrifamos todos 3 vezes e fomos cheirando & comparando lado a lado. Eu ganhei.

Nossas brigas foram em torno de Pleasures, Beyond Paradise, 31 Rue Cambon e Tommy Girl, porque todos de uma certa forma eu aprecio menos que o Luca. Porém ele conseguiu com sucesso me convencer de que todos eram interessantes do ponto de vista da arte da perfumaria. Apesar de que eu nunca irei amá-los genuinamente.

+Q Perfume: Nós todos estamos cientes de que a indústria terá de se adaptar a esta crise econômica em que mundo se encontra. Na sua opinião veremos menos lançamentos (mais qualidade do que quantidade), ainda menos qualidade, mais criatividade, etc ..?

Tania Sanchez: Todo mundo na indústria tem dito há anos que existem muitos lançamentos, mas ninguém quer ser o primeiro a desacelerar. Não está claro se perfume vai sofrer ou se beneficiará com o que conhecemos como o Lipstick Index: a ideia de que quando o dinheiro está apertado, as vendas de batom (sendo assim, as de perfume ) sobem, porque as pessoas se dão pequenos luxos, e não grandes. Quanto à possibilidade de que a qualidade poderia cair, é inconcebível. Não há como descer mais.

O livro - Perfumes The Guide

Perfumes The Guide (Perfumes O Guia) contém, além de opiniões irreverentes sobre perfume, um pouco da história do perfume, várias listas de 10 melhores fragrâncias, leituras interessantes sobre perfumaria, FAQ e um glossário de termos e materias - primas.

Devo acrescentar que esta bloger não conhece todas as fragrâncias avaliadas no livro, mas as que eu tive o prazer de cheirar eu posso dizer que - às vezes eu não necessariamente concordei com eles, às vezes eu fiquei espantada pela forma como eles conseguiram descrevê-las tão brilhantemente e de uma forma tão econômica, a própria essência da fragrância (numa pequena frase as vezes).
Eles também classificaram as fragrâncias de uma maneira muito espirituosa e engraçada, como aglomerado de lápis, champú de frutas ou bagunça. As mesmas foram classificadas também com estrelas, numa escala de um a cinco. Entre cortando cabeças & dando medalhas, você também vai encontrar fragrâncias com 3 a 4 estrelas.
Verifiquem o site do livro (em inglês) e leiam uma breve amostra de uma avaliação de fragrância. É possível comprar o livro ou fazer download de atualizações.
Os autores também estão escrevendo mais de 100 novas opiniões cada trimestre, em um boletim PDF disponível no www.perfumestheguide.com. É possível fazer um download gratuito do mês de Setembro, e um download para E.U. $ 9,99 do mês de dezembro 2008. (Também disponível em russo, e em breve em alemão. Nada de português ainda!), Eles estão trabalhando nas atualizações para a edição de Março de 2009.
Uma atualização em edição impressa do livro já tem lançamento agendado para o outono americano!
O livro não está disponível no momento em Português, mas pode ser encomendado em Inglês.
Luca Turin também pode ser encontrado em Flexitral - clique aqui para entrar no site. Pesquise em Science para os links de Luca.
O blog da Tania Sanchez pode ser lido clicando sobre TS está de volta, já linkado na minha ista de outros blogs á direita na tela.
Para agradáveis imagens do Vietnam clique aqui.
Para receitas de comidas vietnamita clique aqui.
Para a outra entrevista com os dois autores - GMA
Fotos: www.allenandunwin.com; perfume pilgrim blog; várias fontes da internet.
Os direitos autorais da matéria, das perguntas e respostas são dos respectivos entrevistadora e entrevistados. Lembrando que a contrafação é crime e a cópia é falta de imaginação!

6 comments:

Nieves said...

hola que bonito blog, muchos saludos, te invito a visitar el mio.
masquemaquillaje2009.blogspot.com

Anonymous said...

Obrigada, vou dar uma olhadinha sim!

Belita said...

Adoreeeei o seu blog!!! Nossa!

Eu só conhecia o "Now Smell This" que falava sobre perfumaria (desculpe se o termo estiver leigo demais) e que eu adoro! Virei fã, viu?!

Bejinhos!

Anonymous said...

Obrigada Belita, seja bem vinda sempre!!!
tem muitas surpresas neste espaço!

Moisés Lara said...

Sensacional a entrevista. Parabéns!
Eu me tornei fã de Luca Turin após ler o Imperador do Olfato.
A criatividade e objetividade das suas descrições são impressionantes.
Bjs

Magoo said...

Ainda sou novo na área de perfumaria sou usuário e acredito ser um mercado que não existe crise para investir.

Não sabia que existia essa linha de livros quero conhecer mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...