Tania Sanchez & Luca Turin
Num dia frio de inverno eu entrei na livraria Haikai, em Higianópolis, para procurar livros de aromaterapia e perfumaria natural. Eu já tinha comprado anteriormente o livro da mandy Aftel entre outros, e estava numa fase quase obssessiva de ler tudo e todos os livros sobre esses assuntos, que eu pudesse por as mão. Desapontada e frustrada em descobrir que eu já tinha comprado todos os livros disponíveis na loja, eu começei a ir em direção a outros interesses, tais como design. Meu marido viu o meu rostinho triste e empenhado em colocar um sorriso de volta nele, secretamente saiu de fininho e foi perguntar para o gerente se era possível existir algum outro livro, guardado em outro lugar, que teria passado desapercebido. O gerente sumiu por uns instantes e veio com um livro que era sobre uma teoria ligada ao olfato, mas que segundo ele, não era bem o que eu estava procurando, mas eu poderia me interessar também. o livro mudou a minha vida.
O Imperador do Olfato (The Emperor of Scent, título original em Inglês), escrito por um desconhecido Chandler Burr (na época eu não tinha ouvido falar dele, e provavelmente muita gente não tinha...) era sobre um cientista chamado Luca Turin. Eu me recordo que sentei no café, no final da loja para ler a introdução. Em três dias eu estava encomendando o livro escrito por ele, The Secret of Scent ( sem tradução disponível ainda para o Português/ O segredo da essência - tradução literal, não comercial).
Duas perguntas elaboradas e respondidas "Porque natural nem sempre significa "Bom" e Porque químico nem sempe significa "Mal", instalou uma dúvida na minha cabeça: Porque eu estava idolatrando tanto perfumes naturais e dando as costas aos sintéticos?
Atualmente eu reconheço a beleza dos perfumes naturais mas estou convencida de que perfumaria é muito mais do que recriar a natureza. Ela pode criar novas realidades e ilusões. E isso só é possível através de fragrâncias sintéticas. portanto, eu sou fã do laboratório mas ainda reconheço que os Naturais são interessantes.
Do livro do Luca eu pulei para o seu guia de perfumes em francês (Parfums: Le Guide). Uma versão em pdf, pois o livro já está esgotado faz muito tempo, escrito em 1994. Finalmente descobri que o cientista manteve durante muito tempo, um blog no qual ele descutia com apaixonados por fragrâncias como ele, perfumes, descontinuacões, reedições e temas polêmicos. O blog foi extinto para o meu azar!
Lendo o guia de Luca eu entrei no mundo da concretização. Como aquela pessoa conseguia transformar conceitos tão subjetivos como o cheiro de notas de perfume, em palavras concretas? Num certo ponto em pude até sentir o cheiro de perfumes que eu não conhecia, devido a riqueza suas descrições. Eu me lembro ter podido fazer o mesmo enquanto estava lendo o livro O perfume, de Patrick Suskind.Com toda essa nova bagagem na minha malinha chamada de memória, e com muitas discussões interessantes com o meu marido, que também leu todos os livros e ficou interessado pelo assunto, foi que finalmente caiu a minha ficha, como costumamos dizer no português bem informal. Percebi que eu tinha que tentar fazer algo assim. Perfumaria seria o meu projeto, e o objetivo seria criar e desenvolver a cultura do perfume no Brasil.
***
Em 2005, Tania Sanchez descobriu que Luca Turin estava lendo o seu blog “Brain Trapped in Girl’s body” (cérebro preso no corpo de uma menina), quando ele postou um comentário em um de seus artigos. O cientista conheceu esta apaixonada por fragrâncias e que também as colecionava obssessivamente, como ele. Eles dividiram esse interesse em comum, se apaixonaram e casaram. Passaram então a dividir suas vidas pessoais e profissionais, e após avaliarem juntos mais de 1.500 perfumes concluiram seu novo lançamento: o livro Perfumes - The Guide, de 2008.
Muitos já entrevistaram o casal, mas eu consegui uma entrevista exclusiva com eles, afinal eu sou a primeira e a única pessoa em toda a mídia brasileira que teve a oportunidade de conhecê-los. E fico feliz em poder dividir aqui com vocês, meus adoráveis amigos & leitores:
Luca Turin e Tania Sanchez estavam de férias em Hanói - Vietnam e me concederam a intrevista via e-mails.
Luca Turin: Neste momento estou com problemas intestinais devido ao almoço que comi, porque estamos passeando em Hanói. Portanto, meu cheiro neste momento é uma mistura emanada de la turista e uma lavanda bem decente da Caldey Island.
Tania Sanchez: Todo mundo na indústria tem dito há anos que existem muitos lançamentos, mas ninguém quer ser o primeiro a desacelerar. Não está claro se perfume vai sofrer ou se beneficiará com o que conhecemos como o Lipstick Index: a ideia de que quando o dinheiro está apertado, as vendas de batom (sendo assim, as de perfume ) sobem, porque as pessoas se dão pequenos luxos, e não grandes. Quanto à possibilidade de que a qualidade poderia cair, é inconcebível. Não há como descer mais.
O livro - Perfumes The Guide
Perfumes The Guide (Perfumes O Guia) contém, além de opiniões irreverentes sobre perfume, um pouco da história do perfume, várias listas de 10 melhores fragrâncias, leituras interessantes sobre perfumaria, FAQ e um glossário de termos e materias - primas.
6 comments:
hola que bonito blog, muchos saludos, te invito a visitar el mio.
masquemaquillaje2009.blogspot.com
Obrigada, vou dar uma olhadinha sim!
Adoreeeei o seu blog!!! Nossa!
Eu só conhecia o "Now Smell This" que falava sobre perfumaria (desculpe se o termo estiver leigo demais) e que eu adoro! Virei fã, viu?!
Bejinhos!
Obrigada Belita, seja bem vinda sempre!!!
tem muitas surpresas neste espaço!
Sensacional a entrevista. Parabéns!
Eu me tornei fã de Luca Turin após ler o Imperador do Olfato.
A criatividade e objetividade das suas descrições são impressionantes.
Bjs
Ainda sou novo na área de perfumaria sou usuário e acredito ser um mercado que não existe crise para investir.
Não sabia que existia essa linha de livros quero conhecer mais.
Post a Comment