Saturday, December 27, 2008

Paixão por chocolate - Parte II - Gaëlle no perfumado país do chocolate: A Bélgica.

Como vocês sabem, este mês de Dezembro é duplamente especial: primeiro por ser o último do ano, e em segundo lugar, pelo aniversário do blog +Q perfume. Portanto, a matéria prima do mês escolhida foi o chocolate, que gerou um artigo dividido em 3 partes. Na primeira parte fui fazer uma visita explorativa e inspiradora na Chocolat Des Arts. Em seguida, fui procurar a inspiração na fonte da produção do chocolate - a Bélgica. E ninguém melhor do que Gaëlle para falar sobre este país encantador e perfumado.

Desde que começei a me corresponder com Gaëlle, descobri nela um talento, uma sensibilidade tocante, e uma forma especial de tratar de um assunto que temos em comum : as fragrâncias. Com o tempo estamos descobrindo que temos muito mais coisas em comum e nos tornamos amigas. E foi por isso que resolvi trazê-la para o blog +Q perfume, não somente como um link da minha lista, mas com um convite para escrever uma matéria para os meus leitores - para que vocês possam conhecer de perto o trabalho dela. O resultado ficou incrível e convido a fazer um tour perfumado junto com ela!

Gaëlle no perfumado país do chocolate

A Bélgica é um pais rico em história, e cheio de contrastes. Da solidão pensativa das abadias aos festivais de musica de Gand (Gent); da Grand Place representando a antiga Bruxelas a chique e animada Louise; da Wallonia à Flandres; dos mais de 600 tipos de cerveja aos deliciosos chocolates Godiva, esse pais tão complexo fascina!

Fez parte do reino da família austríaca dos Habsburgs em 1477, que virou possessão da Espanha em 1516, foi reconvertida ao reino da Austria em 1713, fez parte da França em 1795 e da Holanda em 1815, e finalmente declarou sua independência no ano de 1830. Todos esses períodos de ocupações, deram um caráter multi-cultural (e multi-linguístico) ao pequeno reino constitucional de Albert III, soverano desde 1993.

E aqui começa nossa viagem perfumada ao reino da Bélgica…

Grand Place (Grote Markt) de Bruxelas – No século X, os duques Basse-Lotharingie mandaram construir um castelo perto de onde se instalou um mercado, que foi a origem da atual Grand Place. Considerada por Victor Hugo, como uma das mais belas praças do mundo, a Grand Place de Bruxelas está inscrita como patrimônio histórico mundial da UNESCO. Cenário de momentos trágicos, como o sacrifício dos primeiros mártires protestantes, queimados pela Inquisição em 1523, a Grand Place de é hoje é o palco festivo do famoso "Tapete de Flores", que se estende por mais de 300 m² e ocorre a cada dois anos. Não muito longe da Grand Place (mais ou menos 10 minutos, a pé), na Rua A. Orts. Lá podemos achar uma pequena loja de perfumes e cosméticos, a charmosa Cosmeticary, que comercializa nomes como Les Parfums de Rosine, Agent Provocateur e Rosebud Perfume & Co, e prima pela qualidade de seu serviço de atendimento ao cliente.

Avenue Louise (ou Louizlaan) – A Avenida Louise poderia ser comparada ao Champs Elysées de Paris, com suas boutiques de luxo que abrigam grandes nomes da moda em pleno coração de Bruxelas. É também o endereço de La Cambre, uma das mais badaladas escolas de estilismo (situada no n° 427), Louise é conhecida como o epicentros da sofisticação. É nesse bairro chic e cosmopolita que se situa uma das mais belas boutiques dedicadas à alta perfumaria : Senteurs d’Ailleurs.

Em 1997, Josiane e Pierre Donnie abriram uma bela pequena loja em estilo provençal francês, no n° 100, da Avenida Louise. Na época, somente 3 marcas eram representadas - l’Occitane, Esteban et Comptoir Sud Pacifique. A loja prosperou rapidamente e em 1999, Senteurs d’Ailleurs passou a oferecer uma maior gama de marcas aos clientes que até então, eram oferecidas somente em poucos pontos de venda. Em 2002, a loja se instalou no atual endereço, na Avenida Louise, n° 94. Senteurs d’Ailleurs conseguiu a proeza de reunir num único lugar alguns dos grandes nomes da alta perfumaria. Entre as marcas propostas constam : Serge Lutens (linha de exportação), Acqua di Parma, L'Artisan Parfumeur, Maître Parfumeur et Gantier, Diptyque, Creed, Fracas/ Bandit, Andrée Putman, Costes, The Different Company, Penhaligon's, Carthusia, Trumpers, Santa Maria Novella, Comptoir Sud Pacifique, Molton Brown, Parfums de Nicolai (somente a home line), entre outros. Sou apaixonada por essa loja que é de um requinte absoluto!

No n° 52 da Avenida Louise podemos achar a minúscula, porém acolhedora boutique de Annick Goutal. Impossível não se encantar com clima de boudoir característico das lojas da marca, um oásis de paz e romantismo na agitada Avenue Louise. Ah! Annick Goutal, minha adorada!

Place du Gland Sablon – Situada na parte baixa da Igreja gótica Notre-Damme-du-Sablon, construída em 1415, a praça do Grand Sablon é um dos roteiros imperdíveis de Bruxelas. Perto da fonte de Jean Bergé, dedicada à deusa Minerva, e erguida em 1751, podemos visitar as melhores boutiques de chocolates Belgas, como Marcolini, Neuhaus e Godiva.

É nesse clima feérico, que se situa a perfumaria Planet Parfum. Normalmente dedicada à perfumaria de grande distribuição, a rede instalou um espaço mais confidencial na Praça do Grand Sablon, onde os perfumes Caron, inclusive algumas das fragrâncias Caron fontaine, são expostas e comercializadas.

Uccle – No n° 70 da Avenue Circulaire, se situa Les Epinglettes - uma mansão desenhada pelo famoso arquiteto Victor Horta para o advogado Maurice Frison. Victor Horta, l’enfant terrible da arquitetura Art Nouveau, nasceu em Gent, em 1861. Ao longo dos seus 86 anos de vida, Horta foi responsável por algumas das mais belas construções do pais, como sua própria residência (hoje, museu Victor Horta), em Saint Gilles, o Hotel Solvay, na Avenida Louise e o Hotel Tassel, na Rua Faider, n° 6. No entanto, é no bairro de Uccle que continua nossa viagem perfumada – mais precisamente no n° 1333, da Chaussée de Waterloo, endereço de Kaori, uma das melhores boutiques de perfumes de pequena/média distribuição. Num ambiente descontraído, onde o cliente é livre para testar as fragrâncias que são expostas com essa finalidade, é difícil resistir à simpatia da proprietária do lugar, sempre solícita e disponível para dar uma dica, ou conselho personalizado.

Waterloo – Não muito longe de Uccle, se situa Waterloo, conhecida pela batalha homônima, e marco da derrota de Napoleão face às Forças Aliadas, que reuniam os exércitos Inglês, Prussiano e Holandês. Eu costumo brincar, dizendo que, se a batalha tivesse ocorrido nos dias atuais, Napoleão talvez não a tivesse perdido, pois teria que passar por Uccle para chegar em Waterloo. Não resistindo a uma passadinha por Kaori, o pequeno Imperador Francês ficaria tão extasiado face às fragrâncias de Etro, Crabtree & Evelyn, Floris, e todas as outras marcas comercializadas na loja, que uma derrota no meio de campos pouco perfumados seria impensável. Que Rancé não leia isso...

Namur – A cidade de Namur é a capital da Wallonie (parte francófona do pais), e local da famosa Cidadela Medieval. A Citadelle de Namur foi construída numa elevação, na borda dos rios Meuse e Sambre. Fortificação Medieval destinada à proteção nos tempos de invasões, a Citadelle engloba um castelo-forte, antigo domínio dos Condes de Flandre, que Luis XIV dominou e ocupou. Planejado pelos arquitetos Coehorn (Holandês) e Vauban (Francês), o castelo que serviu de guarnição Holandesa, e de caserna do exército Belga, é hoje uma das principais destinações turísticas do pais.No meio desse cenário de sonho Medieval, existe uma pequena fábrica de perfumes locais, dirigida pelo mestre perfumista Guy Delforge. Criador do famoso perfume Carré Blanc, que recebeu duplamente a medalha de ouro da Seleção Mundial de Qualidade, em Londres (em 1989) e Paris (1994), Monsieur Delforge também dirige uma escola de perfumaria, e permite excursões programadas à fábrica, que mantém seu ponto de venda nesse local historicamente privilegiado.

Anvers (Antwerpen) – Como falar da Bélgica, sem citar um dos epicentros da moda Européia ? Cidade natal do pintor Rubens, berço da mundialmente famosa Antwerp Royal Academy of Fine Arts, capital mundial do diamante, Anvers é atualmente conhecida como a Jerusalém do Norte, pelo maravilhoso perfume de cultura Yiddish que paira no ar. Anvers - a cosmopolita, é também Anvers – a fashion, e Anvers, a perfumada. Além da maravilhosa boutique Parfuma, que comercializa marcas como Acqua di Parma, Juliette Has a Gun e Etro, e a não menos atraente La Maison du Parfum, onde criações de Lorenzo Villoresi, Coudray e Laura Tonatto podem ser encontradas, Anvers conta agora com duas novas atrações, para a alegria dos apaixonados por perfumes.

In Fine foi fundada em 1979 no sul da França, e funciona desde 2005 na Grand Place (Grote Markt) de Anvers. O conceito, criado pelo perfumista Jean Partout, é de afastar toda a noção comercial que possa vir a influenciar o cliente na escolha de seu perfume. Várias fragrâncias são alinhadas, e homogeneamente apresentadas, e a pessoa é convidada a preencher um questionário, e expor seus gostos ao assistente de vendas. Somente após haver escolhido a fragrância de sua predileção, recebe-se um descritivo da mesma, com informações sobre a composição e personalidade do perfume.

A boutique de Santa Maria Novella foi aberta recentemente, no n° 39 da Augustijnenstraat. Gerenciada pelo maravilhoso Dominique. Santa Maria Novella é um pedaço da Itália no coração de Anvers. Vale a pena entrar na pequena boutique com ares nostálgicos de farmácia florentina, e maravilhar-se com a gama de fragrâncias.

Eu poderia falar para sempre – Falar de Brugges, a Veneza do Norte, falar de Leuven, de cada monumento e construção desse pais, que agora chamo lar. Poderia ainda falar de castelos, lendas e tantas outras lojas dedicadas à perfumaria… Porém, deixo para você, leitor, a tarefa de descobrir esse pequeno pais fascinante, no meio de tanta história… e perfumes.

Alguns leitores sabem que já tive outra profissão. E no passado tive uma ligação muito forte com a Bélgica e a Holanda pois trabalhei para um banco belga-holandês. Na época eu cultivei grandes amizades e sempre ficou um carinho especial pelos dois países.

Como vocês podem perceber, Gaëlle realmente tem um talento especial de envolver os leitores.

Querida Gaëlle,

Obrigada pela oportunidade de conhecermos melhor seu estilo de vida e este país encantador que hoje te acolhe e te possibilita desenvolver uma personalidade olfativa muito refinada e pessoal.

Convido a todos a entrar no mundo perfumado e maravilhoso de Gaëlle:

Perfumes & etc...Bate-papo perfumado

3 comments:

Gaëlle said...

Querida Simone,


Sou eu quem agradeço a oportunidade de compartilhar a minha paixão com você e os os leitores do maravilhoso + Q Perfume. Também agradeço-te por manter um tão belo espaço, aonde a linguagem olfativa une-se à exploração dos demais sentidos, de forma tão inteligente e criativa.


Um grande e forte abraço,


Gaëlle.

maisqueperfume said...

Gaëlle querida, espero que você tenha gostado das fotos...
beijos e obrigada querida!

faremos muitas coisas juntas!!!!!!!!!!

Raquel said...

Simone,

Com Gaëlle estou aprendendo que perfume também é literatura!

Prazer em conhecê-la e Boas Festas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...