Saturday, September 26, 2009

J’Adore L’Absolu – Absolutamente divino!

Crédito de imagem: xpress/Dior

Para muitas pessoas o perfume é o complemento do ato de se arrumar, assim como escolher a roupa, colocar maquiagem, combinar acessórios etc...

Para nós amantes das fragrâncias, que mantemos uma relação mais profunda com nossos perfumes, o perfume vai muito mais além do que um “cheiro que está na moda”.

Todo perfume é a tradução de uma idéia (ou um conjunto delas), uma inspiração, e um desejo inconsciente. Ele é arte em forma de líquido.

Na minha opinião, o mais fascinante é o grande poder que um perfume possui de provocar sensações. E isso ocorre porque seus compostos odorantes atingem diretamente o cérebro, influenciando nossas emoções.

Isso posto, devo confessar que a muito tempo um perfume não me emocionava. Muitos agradaram, causaram surpresas, e foram parar no meu armário, junto com a coleção imensa (e por vezes insana) que eu possuo. Mas nenhum realmente me conquistou por completo. Não por falta de opções no mercado. Pelo contrário. São tantos lançamentos que seria praticamente impossível não encontrar uma nova paixão.

Determinada a não me conformar com o meu “marasmo perfumístico” saí a campo com a missão de ampliar meus horizontes.

Na prateleira de uma das lojas me deparei com o frasco do J’Adore da Dior. Pensei com meus botões “metade das mulheres que eu conheço usam J’adore.” Naquele momento refleti e me perguntei “Falta de imaginação, sucesso incontestável... ou é o cheiro da moda?” Dúvidas a parte... eu já tinha ouvido dizer que um dos flankers do perfume, o J’Adore L’Absolu era muito interessante. Flankers são reedições de perfumes lançadas pela mesma marca, mas que geralmente possuem modificações nas notas olfativas originais, e que ao nome são acrescentadas palavras do tipo Light, Intense, Summer, Fraîche, Concentrée, entre outras.

Difícil de ser encontrado, J’Adore L’Absolu para minha sorte estava escondidinho entre o original e o L’Eau.

Ao borrifar o perfume sobre a minha pele senti o toque doce, penetrante e elegante do Ylang Ylang. Me emocionei a ponto de me perder no tempo e no espaço. Mergulhei num buquê repleto de flores. Sua cremosidade e luminosidade me fizeram sorrir. Uma sensação morna e de segurança plena me invadiu. E para minha felicidade se prolongou durante bastante tempo, para gentilmente dar lugar as notas absolutas de Jasmim Sambac, Rosa Damascena e Ylang Ylang essência. Essas notas absolutas conferiram ao perfume uma qualidade e sofisticação sem igual.

O Jasmim absoluto, do tipo Sambac geniosamente usado no acorde de coração confere um efeito muito interessante, devido ao seu caráter floral intenso e seus subtons frutados. Ele hipnotiza com sua doçura quase enjoativa. Ao evoluir porém, tornou-se mais seco e mais harmonioso, com toque verde – gramíneo.

A rosa Damascena, rica, voluptuosa e delicada trouxe uma aura muito feminina ao perfume. Na minha pele ficou saltitando em volta do buquê de Sambac - Ylang. Indo e vindo, surpreendendo a cada instante.

Infelizmente as notas absolutas de tuberosa escaparam do meu alcance. Passaram quase que desapercebidas. Talvez devido ao fato de eu ter me entregado de corpo e alma ao jasmim e a rosa.

Emocionada e enamorada pela aura radiante e sensação morna que a fragrância me proporcionou, passei o dia pisando em nuvens e abraçando flores. Nirvana completo.

No dia seguinte ainda pude sentir na pele um leve toque sensual das notas de fundo, que se fundiram de forma inesperada e calorosa. Eu adoro a combinação de vetiver, patchouli, cedro e sândalo, que para mim funciona como um quarteto de cordas, simples mas porém encanta.

Mais um detalhe que me encantou: tenho problema sério com EDP, que tente a penetrar fundo na minha pele e não explodir, não irradiar como eu gostaria. Geralmente consigo o efeito com EDT. Com J’Adore L’Absolu a silagem foi perfeita. Difusão na medida certa.

Obs.: Os absolutos são essências na sua forma mais verdadeira e concentrada. Possuem um refinamento em seu aroma inigualável e são os ingredientes mais caros da perfumaria. São conseguidos através do tratamento de concretos com solventes. Apos a remoção de ceras e outros sólidos o concreto é transformado em absoluto, um liquido muito concentrado e solúvel em álcool.

Crédito de imagem: image de parfums

J’Adore L’Absolu EDP Absoluto - Edição Limitada (Dior)

Ficha Técnica:

Ano de criação: 2007

Composição olfativa (de acordo com a marca):

Notas de cabeça: ylang ylang essência – duração 1 hora.

Notas de coração: 4 notas absolutas – rosa turca, ylang ylang de Comoro jasmim Sambac e tuberosa – duração 4 horas.

Notas de fundo: cedro, patchouli, sândalo e vetiver – duração 6 horas com resquícios reconhecidos no dia seguinte!

Perfumista: François Demachi

Família Olfativa: Floral intenso

Avaliação Técnica:

Evolução da notas: complexa

Fixação: excelente e esperada devido ao uso de absolutos.

Avaliação custoXbenefício: o perfume tem um preço um pouco salgado (custo), porém na minha pele pouca quantidade produz o efeito desejado. Fixou de forma impressionante, desnecessária a reaplicação. E pelo prazer que conferiu (benefícios), na minha opinião pessoal, vale a pena.

Este perfume me lembra um pouco: Joy de Jean Patou.

Esta avaliação é um projeto conjunto desenvolvido com blogs amigos de + Q perfume. A idéia é mostrar para nossos leitores as várias visões sobre uma mesma fragrância, e como a personalidade e a individualidade de cada uma de nós reflete em nossos textos.

Além disso, o blog + Q Perfume resolveu fazer este convite para incentivar os blogs a manterem um relacionamento mais estreito e mais interativo. Dividimos uma paixão com nossos leitores e entre nós. É muito importante trocar informações, intercambiar leitores.

Convido meus leitores e amigos a entrar no blog perfumado das minhas queridas amigas e dividir com elas momentos perfumados, assim como dividimos aqui.

Nós blogueiras (as) que realmente amamos as fragrâncias, queremos dividir esta paixão e formar um grupo unido, incentivar outras pessoas a começar a escrever e participar dos nossos blogs (ou começar um blog de autoria própria).

O objetivo do blog + Q Perfume sempre foi desenvolver a cultura da perfumaria no Brasil. Neste sentido, apoio novos projetos.

Sejam bem vindas!

Chaiana Wolff - Perfume personalizado

Luciana M - Notas Perfumadas

3 comments:

Unknown said...

ola eu queria pedir ajuda a alguem que realmente percebe de fragrancias. eu tenho uma pele dificil no que toca a fixação da fragrancia devido aos custos que acarreta um perfume nao conheço muitos mas o ck contradiction o chanel nº5 o 212 sexy (o unico que encontro que fixa realmente na minha pele) e agora o Narciso Rodrigez foram os que mais gostei. porem este ultimo nao fixa mais do que uma hora na minha pele e fico triste porque uma hora depois de sair de casa parece que ja nao cheiro a nada n estou "cheirosa"... ajude-me por favor queria mesmo encontrar o meu cheirinho sem passar a vida a gastar dinheiro e nao conseguir ter um perfume charmoso...

+Q Perfume said...

Daniela, obrigada por participar do meu espaço.

Vamos por partes?

Primeira coisa:

Você já perguntou para outras pessoas se estão sentido seu perfume? Faça o teste. Pode ser que o seu nariz fique cansado muito rapidamente e você não sinta a fragrância, mas ela está lá.
Se esse for o caso, tente intercalar perfumes. Use um durante um tempo, depois use outro, intercalando os dias. Usar sempre o mesmo realmente pode levar a este problemade não sentir o cheiro.
Se este não for o caso, vamos ao problema da fixação em si:

Pode ser que a sua pele esteja muito ressecada. Hidratar a pele com óleos para banho pode ajudar a restaurar a umidade natural, e consequentemente ajudar na fixação do perfume.
Outra coisa que funciona bem, porém você vai ter que tirar mais dinheiro do bolso, seria comprar um perfume que tenha também um creme para corpo de mesma fragrância. Aplicar o creme antes do perfume garante uma melhor fixação.
Muitos perfumes são vendidos em kits com gel para banho e locão para o corpo. Compre um perfume que te agrade que tenha este tipo de kit.

A última opção é deixar de lado perfumes cítricos e florais frescos e leves, optando por amadeirados, orietais, chipres e florais pesados.
Fica difícil indicar um para vc devido ao fato de existir milhões de opções no mercado. Peca na loja para a vendedora te mostrar perfumes mais marcantes/mais pesados.

Acho que com essas informações vamos resolver o seu problema.

Me dê um feedback depois ok?

Boa sorte,
+ Q Perfume Bog

29 de Setembro de 2009 03:55

Perfume Personalisado said...

Oi Daniela!

A Simone te deu ótimas dicas! Mas se mesmo assim a fixação do perfume for ruim vc pode tentar usar um perfume sólido. Eles fixam mais no corpo por serem a base de cera de abelha e manteiga de cacau!

Bjinhos!
Chaiana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...