Wednesday, July 30, 2008

cheiro de limpeza




No mundo dos aromas e dos odores, existe um conceito muito difícil de determinar:
O cheiro de limpeza.
Já ato de limpar significa retirar impurezas de um corpo ou local, será que cheiro de limpeza é cheiro de nada?
Dizer que o cheiro de limpeza é a ausência de cheiro não define este cheiro, vez que inodoro é algo que não tem cheiro. Na verdade o conceito limpeza não possui um cheiro específico.
O que existe são associações de idéias do que é limpo e geralmente, vem relacionadas com outro conceito - frescor.
Então, assim como associamos a cor branca com limpeza, existem cheiros que nos remetem a esse conceito.



Por ser essencial a vida humana, a água desde os primórdios da nossa existência foi relacionada a limpeza. Como a água remete a idéia de lavar e principalmente ao banho, o cheiro de cabeça recém lavada e cheiro de sabonete foram citados várias vezes como referência.



Contam os historiadores que o óleo essencial de limão, por ser um poderoso bactericida, antiséptico e antiviral, foi usado durante séculos em hospitais e nas casa para conter epidemias, e para desinfetar leitos e locais onde existiam pessoas doentes. O óleo combatia doenças infecciosas e era usado para inalação, banhos e limpeza.
Assim como o óleo essencial de limão, o óleo de pinho era muito usado também por conter as mesmas propriedades. A relação de cheiro de limão e cheiro de pinho com limpeza, já está inserido no subconsciente coletivo da humanidade. Não é a toa que muitos produtos de limpeza levam estas fragrâncias. Exemplos clássicos são o Pinho Sol e muitos produtos para lavar louças lima - limão, cítricos, tipo Limpol, Ypê, Bombril...
Mas o leque se abre....


Outro produto muito usado para limpar e desinfetar é a água sanitária.

Portanto, ao indagar as pessoas sobre o cheiro de limpeza, a maioria lembrou do cheiro de limão ou cheiros cítricos, e do famoso "cheiro de cloro". Alguns torceram o nariz e disseram "aquele cheiro de água sanitária".
Para outros, a menta remete ao cheiro de limpeza, devido a associação com os produtos de limpeza bucal - como pasta de dentes, águas de enxaguar e fio dental mentolado.
(Mais uma vez o conceito de frescor e limpeza se inter-relacionam).
Outro cheiro muito citado é o da roupa recém chegada da lavanderia, roupa recém lavada, ou recém passada. É o famoso cheiro de roupa limpa.
(Pensando nisto, os fabricantes do Omo lançaram o OMO MultiAção Active Clean, cuja fórmula promete manter o cheiro de roupa recém lavada o dia todo)
Mas para o brasileiro, cheiro de "Confort" ainda é o mais lembrado.



O cheiro de eucalipto usado para aromatizar as saunas, também é associado a limpeza. Sauna está sempre relacionada com limpar o corpo das toxinas através da transpiração.
A Lavanda por ser uma nota fresca, dá noção de limpeza.
Muitas pessoas usam lavandas para prolongar a sensação de banho tomado.
Assim como a lavanda, a camomila é constantemente associada aos bebês e aos produtos para eles, como cremes, shampoos, sabonetes líquidos. Portanto, esta fragrância também é mencionada como cheiro de limpeza.
Muitas empresas estão usando notas herbais, e combinando notas cítricas com outras para inovar. Outras lançaram produtos com fragrância de lavanda. Existem até produtos de limpeza com fragrâncias da Amazônia.
Mas o líder de vendas continua sendo o limão. (li isso num artigo da Freedom comunicações - "Sentimentos e Emoções para Household").

As notas aquosas dos perfumes também foram uma inovação no sentido de ampliar o conceito de frescor. Muitos perfumes dos anos 90 lançaram estas notas olfativas, como L'Eau de Issey.

Para mim, cheiro de limpeza é um complexo de aromas:

O cheiro que fica no ar depois da chuva, cheiro de grama cortada, o cheiro levemente doce de flor molhada, o cheiro de um shampoo delicado, o cheiro de gel ou de creme para cabelo, o cheiro de alecrim molhado, da brisa fresca e fria de uma manhã de inverno, o cheiro de Cepacol...
Descobri a pouco tempo que o cheiro de maçã verde também dá essa noção de fresco e limpo. Ao cheirar uma maçã verde, sinto as notas delicadamente doces, misturadas com uma acidez cortante, que dão uma sensação de frescor e limpeza natural.

Bom, seja qual for a sua definição de cheiro de limpeza, uma coisa ficou clara para mim:
Ele depende das nossas memórias olfativas pessoais, e muito mais do que isso, nossa capacidade e criatividade para descrever um conceito muito abstrato.

Se você quiser contribuir com esta tarefa tão difícil,
mande um e-mail para shitrit@yahoo.com ou coloque um comentário!




1 comment:

Anonymous said...

Por que nao:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...