Monday, December 8, 2008

Entrevista Especial com Giorgio Maccarone - Gerente de Marketing da empresa Brasileira L'Essence Fragrances/in English soon

Giorgio Maccarone em seu escritório - sinônimo de seriedade e competência

Comemorando 6 meses de existência na blogosfera, o blog não poderia deixar de publicar uma entrevista especial.

Buscando trazer informações atualizadas sobre perfumes, perfumistas e perfumaria, não poderia deixar de abordar assuntos relativos aos bastidores da indústria dos perfumes, como os fabricantes de fragrâncias.

Portanto, procurando promover nosso Mercado Interno, resolvi dar destaque a empresas que acreditam em nosso País, e que oferecem produtos de qualidade que nada deixam a desejar, quando comparados aos produtos internacionais.

Assim é a L’Essence Fragrances. Empresa familiar e 100% nacional, fundada no final dos anos 80 em Mogi das Cruzes, que tem em sua equipe perfumistas renomados no mercado, de alto nível profissional, que acompanham tanto as tendências do mercado nacional quanto as do internacional, e desenvolvem fragrâncias para o setores de perfumaria fina, cosméticos e household (produtos para casa, como desinfetantes, detergentes, amaciantes, etc...).

E quando citei o fato de ser uma empresa familiar, não quero passar a imagem de fábrica do estilo fundo do quintal. Pelo contrário. A L’Essence Fragrances investe em tecnologia avançada, possuindo um cromatógrafo com detector espectrofotômetro de massas. Esta engenhoca tecnológica, para os leigos, identifica matérias primas, e suas quantidades em uma determinada fragrância, possibilitando análise mais detalhada para fabricação fiel da fragrância desejada. Eu apelidaria carinhosamente a máquina de nariz analítico.

Quem teve a oportunidade de visitar a Casacor 2008 em Julho, no Jockey Club de São Paulo, que teve como tema as vilas charmosas dos anos 40/50, pode conhecer de perto um desenvolvimento da L’Essence Fragrances. Este ano, o evento é a mostra mais importante de arquitetura, paisagismo e decoração da América Latina, teve como meta estimular os 5 sentidos dos visitantes - o Projeto América - uma fragrância que trouxe a biodiversidade brasileira e sua naturalidade.

Como anunciei no blog anteriormente, o site da empresa mudou de cara. Está mais moderno. E segundo Giorgio Maccarone – gerente de marketing, a empresa “procura atuar com marketing de guerrilha, procurando se diferenciar do mercado com ações não convencionais, e que geram impacto com baixos investimentos, um exemplo do Oceano Azul “. (Para aqueles que não trabalham com marketing, O Livro Estratégia do Oceano Azul dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, e encontram um outro caminho para o crescimento). Maccarone, jovem de visão, resolveu tornar o site mais interativo, e acrescenta, “trazendo maior destaque para as imagens dos produtos em que a empresa atua, utilizando a mesma linguagem de comunicação das feiras e materiais promocionais. A página do site também passa a adotar um formato mais moderno, que explora melhor a resolução dos links existentes. O ganho permite incluir imagens maiores e adotar mais chamadas de forma confortável para o visitante”.

O resultado ficou muito bonito e volto a convidar os leitores a dar uma olhada nas informações sobre a história da perfumaria, notícias do mercado e o link para eventos.

Aproveitando o bate-papo sobre o novo site, resolvi abordar alguns assuntos com Giorgio. Aproveitem para acompanhar esta conversa interessante:

+Q Perfume: Giorgio, você hoje é Gerente de Marketing da L’Essence Fragrances. Que desafios você enfrentará frente a essa crise mundial?

GM:Toda crise gera oportunidade. Essa é a visão da L’Essence Fragrances.

+Q Perfume: Em temos sentir a redução no número de novos lançamentos de perfumes no mercado. Você sente alterações no mercado nacional de perfumaria fina?

GM: O Brasil é hoje o 3º maior mercado de cosméticos e perfumaria do mundo, perdendo somente para EUA e Japão. Desta maneira acredito que o mercado nacional irá apostar cada vez mais em novos lançamentos de produtos. O crescimento médio neste segmento é de 28% ao ano, pode ser que com a crise mundial este crescimento venha cair um pouco em função da elevação do dólar. Particularmente acredito que afetará pouco este segmento aqui no Brasil.

+Q Perfume: E de household?

GM: O consumidor quer novidades, desta forma a indústria já está se movimentando para novos lançamentos de fragrâncias como podemos notar estes produtos e apelos no Ponto de Venda.

+Q Perfume: Como você vê o crescimento do setor de fragrâncias no Brasil nesse futuro próximo?

GM: Promissor, envolvente e competitivo.

+Q Perfume: Você poderia contar para os meus leitores quais são essas ações não convencionais que você citou acima?

GM: As ações de guerrilha que costumo mencionar são ações focadas e não realizadas pelos meus concorrentes. Procuro oferecer algo a mais em um projeto. Exemplo: Criação de embalagens, logomarcas, treinamentos entre outros. Todos estes benefícios somados com um atendimento personalizado têm revertido em grandes parcerias à empresa L’Essence Fragrances.

+Q Perfume: É Possível inovar constantemente nesse mercado de fragrâncias?

GM: É possível inovar com características de acordo com a cultura e costume de seu país. Não adianta um lançamento de sucesso no Canadá e Ásia se no Brasil o consumidor desconhece a fruta, planta e outros. Cabe inovar com cuidado e critério.

+Q Perfume: Segundo Gilles Andrier, CEO da Givaudan, em entrevista concedida ao magazine Cosméticanews, o conhecimento sobre o desenvolvimento de certo perfume, sobre notas olfativas e matérias primas, sobre a história dos bastidores, publicidade, marketing etc... não influencia muito o consumidor final. Serve somente para atraí-lo para uma primeira compra. O que realmente faz a diferença são os elogios que a pessoa recebe quando está usando o perfume. Você como gerente de marketing, está de acordo com essa opinião?

GM: O elogio é o complemento final de uma boa escolha, critério na escolha da fragrância entre outros.

+Q Perfume: Eu, como autora de um blog/site que fornece exatamente este tipo de informações, vejo na prática que isso não é verdade. As pessoas informadas possuem os meios de formar uma opinião, de conhecer o que o mercado tem a oferecer, e compram e usam o que lhes agrada. Elas ouvem muito o que eu tenho a dizer. E na minha opinião, se a opinião/elogios dos outros fosse fator determinante para fidelização, empresas de perfumaria fina não gastariam milhões em propagandas, promoções, anúncios e em cachês milionários para os rostos que estão estampados nas propagandas do perfume. Como você vê a influência do marketing correto para o sucesso de venda de uma fragrância produto de beleza ou produto de household? E para conquistar a fidelidade do cliente?

GM: Uma ação de marketing é fundamental para gerar experimentação de um produto, visibilidade de marca e fidelização.

+Q Perfume: Com a globalização mundial podemos perceber que hoje em dia muitos lançamento de fragrâncias são simultâneos em vários países, mas mesmo assim alguns chegam atrasados, e o Brasil ainda não recebe todos os lançamentos como Europa e Estados Unidos. Por que?

GM: O Brasil ainda possui um pequeno número de importadores neste segmento. Desta maneira o trabalho é mais lento que em outros países. O trabalho realizado pelo seu blog é fantástico porque você consegue divulgar lançamentos praticamente simultâneos para o consumidor.

+Q Perfume: Obrigada Giorgio pelo elogio. Realmente eu me proponho a estar sempre muito atenta aos lançamentos e procuro passar informações atualizadas. Mas voltando ao nosso mercado interno, o fato de o Brasil ser um país muito extenso, com regionalismos, costumes, tradições e até clima muito diferenciados (exemplo Sudeste x Nordeste), como a L’Essence Fragrances lida com essa diversidade?

GM: É necessária muita pesquisa de mercado na própria região. Conhecer os hábitos de consumo, marcas preferidas, fragrâncias e aromas. Desta maneira o papel do representante de vendas da L'Essence Fragrances é primordial para o envio destas informações para o departamento de marketing.

+Q Perfume: Fica difícil para determinar um identidade olfativa que seja comum a todos? Ou vocês criam produtos exclusivos somente para determinados segmentos, ou regiões?

GM: A L’Essence Fragrances está focada muito no cliente. Desta maneira se o cliente quiser uma fragrância exótica e exclusiva para seu produto, podemos criar com muita liberdade e satisfação. Obviamente buscamos desenvolver um conceito de fragrâncias conforme as tendências de mercado.

+Q Perfume: Na sua opinião, os países pertencentes ao BRIC serão formadores de opinião em termos de desenvolvimento e de marketing de fragrâncias, como prevêem alguns especialistas?

GM: É claro que países com tradição em perfumaria ainda ditam tendências. O grande desafio dos executivos de marketing é absorver todas estas tendências e poder desenvolver produtos e comunicação para as pessoas, levando o glamour, sonho e beleza da perfumaria a todas as classes sociais.

+Q Perfume: Giorgio Maccarone, muito obrigada pela sua participação no blog +Q Perfume. Realmente desejo a você muito sucesso e espero poder continuar mostrando para os meus leitores, o seu trabalho junto a L’Essence Fragrances e gostaria de aproveitar a oportunidade para te comunicar que tenho o interesse de formar um pequeno grupo de leitores que estejam interessados em conhecer mais de perto o desenvolvimento e processamento de fragrâncias, para visitar a fábrica e ver de perto esse mundo maravilhoso!

Ao terminar esta entrevista, fiquei feliz de ver um brasileiro que não tem medo de inovar ou enfrentar diversidades econômicas, e que encara a vida sobre um ângulo positivo. E melhor ainda, faz baseado em muito estudo, em muita pesquisa e muito trabalho. Com os dois pés no chão.

Parabéns Giorgio Maccarone & parabéns a L’Essence Fragrances!

São profissionais como ele e empresas como esta que fazem o Brasil crescer e se destacar no mercado mundial!

Para contato comercial com o Gerente de Marketing Giorgio Maccarone da L'Essence Fragrances:

giorgio@lessence.com.br

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...