Saturday, November 21, 2009

Li Edelkoort - Especial +Q Perfume Blog - última parte

Saindo das águas doces dos rios, iremos procurar a água em nichos salgados. Vamos passear pela orla marítima, tirar os sapatos e catar conchinhas na praia. Vamos trazer a família para desfrutar das férias na praia. Sentar embaixo do guarda-sol, curtir o barulho das ondas, nos bronzear. Vamos entrar no mar, nos oceanos e nos recifes. Vamos conhecer seres encantados que habitam os oceanos e civilizaçãos que irão influenciar a perfumaria internacional até 2011.
As sereias são seres mitológicos que possuem rabo de peixe e torso feminino. Dotadas de uma rara beleza e voz muito doce, faziam com que navios batessem nos rochedos, para levar os marinheiros para o fundo do mar. A moda, inspirada nesses seres, trará não somente as escamas prateadas em suas criações, mas procurará a mulher poderosa que existe em cada uma de nós.
Na perfumaria já podemos encontrar esta tendência. Paris Hilton lançou um perfume chamado Sirena, que apresenta a própria Paris vestida de sereia. O frasco tem forma de rabo de sereia.
Em termos de notas olfativas, veremos perfumes sedutores, cheios de volúpia e notas muito, muito femininas! Muito musk, jasmim, champaca, rosa, gardênia, notas de âmbar, sândalo.
O uso de dourado e prateado nos frascos também já estão em evidência: Juliette has a Gun lançou frascos dourados e prateados. Viktor & Rolf lançou Eau Mega, em um frasco extremamente dourado; Narciso Rodriguez lançou um frasco prateado maravilhoso para o perfume Essence. Aliás todos os últimos lançamentos de fracos de Narciso Rodriguez possuem um efeito fluído.
A cor do coral, de tons mais avermelhados para o alaranjado - salmão também já está em evidência no mercado. Temos vários lançamentos: O perfume Cascade, que já mencionamos possui esta cor. Hypnose Senses de Lancôme, Ange ou Démon Le secret, Boss Orange, Pleasures Baie Rose Peony Splash de Estée Lauder, Valentino de Valentino, Brazil Dream de Estée Lauder, Boss in Motion de Hugo Boss...entre outros.
Kenzo - Kenzoamour florale
Alguns perfumes estão mais fluídos, com consistência de água viva, ou transparentes como garrafas de água como: True Religion de True Religion, Une goutte de Nuage L'Eau de Issey, Insolence Eau Glacée de Guerlain, Perris Ellis for women de Perry Ellis, Acqua 330 de Emilio Pucci, Kenzo Amour Florale de Kenzo, Rock n' Dreams de Valentino, Kenzo Power Cologne...As inspirações evocando águas como em Hot Water de Davidoff, Guerlain Homme Intense de Guerlain (fogo e água).
Alien Sunessence - Therry Mugler
Segundo Li Edelkoort o amarelo será o novo rosa. Thierry Mugler já lançou Alien Sunessence, uma fragrância de frasco amarelo.
As civilizações mediterrâneas influenciarão a moda e a perfumaria. Os gregos, os romanos e sua mitologia, seus mosaicos, seus rituais serão fonte de inspiração. As cores dos mosaicos são parte desta tendência. Em termos de notas olfativas, será o abuso dos incesos, mirra, olíbano, cipreste, alecrim, lavanda, bergamota, limão siciliano e da íris. O misticismo está de volta!
Italian Cypress de Tom Ford
Já podemos identificar várias fragrâncias com estes temas: A coleção mística de tarô de D&G;Cédre Olympe de Armani Privé; Mandragore Purpre de Annick Goutal com notas de artemísia e mandrágora (bruxaria); Idylle de Guerlain, uma poção de amor moderna; Encre Noir pour Elle de Lalique, uma fragrância enigmática., Farenheit Absolute com notas de olíbano e mirra,; Bois 'Iris de van Cleef and Arpels, Italian Cypress de Tom Ford com notas verdadeiramente italianas; Attitude Extreme de Armani (art deco - já mencionada como tendência) combinando notas de cedro e olíbano, patcholi e benjoim.; e Hypnose for men com notas de bergamota, laranja, limão, petit grain, lavandra e cedro.
Como último nicho de água, não poderíamos deixar a Amazônia de fora. Fonte de oxigênio do planeta, a floresta amazônica é uma das maiores preocupacões da humanidade e por isso Li Edelkoort não poderia deixá-la de fora como fonte de inspiração. As florestas tropicais também estarão muito na moda, e com elas notas amadeiradas, verdes e fluídas.
O Brasil estará no foco da perfumaria internacional, tanto como inspiração, como a busca por matérias primas. Já citamos Brazil Dreams de Estée Lauder acima. E já temos o lançamento Adventure Amazonia de Davidoff.
Notas de pau rosa do Brasil, laranja Brasil, Bálsamo do Perú, pimenta rosa, cravo, canela, maracujá, café, são algumas conhecidas da perfumaria internacional. Será que iremos ver notas de frutas exóticas? Tipo cupuaçú, açaí, cajú, jaboticaba, etc...? Quem sabe!
As florestas inspiraram Daquared para criar Dsquared Wood She e He, inspiradas nas florestas canadenses, He wood Rocky Montain Wood de Dsquared, Fleur de Bois de Miller Harris, uma fragrância que evoca os parques ingleses mas que tem cheiro de floresta!
Assim terminamos esta nossa viagem pelo mundo mágico proposto por Li Edelkoort.
Aproveitando para agradecer a revista Marie Claire do Brasil, representada aqui por Daniela Yaroslavsky, que possibilitou a presença do Blog nesta palestra incrível chamada Inspirações de Marie Claire. Clique aqui para a revista on line.
A verdade é que o leque de opções de inspirações é muito grande, mas todas se concentram num só elemento: a água. Com sua transparência, leveza, simplicidade, frescor e pureza.
A verdade é que realmente a água é uma fonte natural em perigo. Vamos preservá-la e cuidar para que as geraçõess futuras possam desfrutar dessa fonte indispensável para a vida. Preservar a água significa preservar os seres vivos do nosso planeta.
Procure se informar sobre o assunto. Faça a sua parte como cidadão responsável:
Clique aqui para o último fórum internacional sobre o assunto.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...