Monday, February 18, 2013

Tem gosto e cheiro para tudo

Minha fascinação pela integração olfato-gustativa vem da infância. Quem nunca passou os dedos num livro Scratch n'sniff? Lembra? Aqueles livros com figuras de comidas e frutas que a gente arranhava com o dedo e sentia o cheirinho da ilustração? Eu ficava enlouquecida com essa idéia de poder arranhar um desenho de maçã e sentir o seu cheirinho...


Anos depois...

Em 1992 Angel EDP criado pela Givaudan para Thierry Mugler trouxe uma inovação para a perfumaria mundial. Pela primeira vez odorantes com aromas de alimentos foram compostos para criar uma fragrância da família Oriental, que posteriormente Michael Edwards passou a denominar como subfamília oriental "Gourmet". 
Os perfumes gourmet de lá para cá se multiplicaram, e novos odorantes foram introduzidos pelas casas de fragrâncias. Notas de bebidas, refrigerantes, sobremesas e até notas salgadas de sal, leite, caviar entraram nas composições dos gourmets.


A integração cozinha - laboratório, ou melhor dizendo, paladar e olfato, foi se desenvolvendo e muitos projetos bacanas saíram do "forno", como o da marca francesa Laudurée que lançou uma linha de fragrâncias inspiradas em seus doces.
Chefs de cozinha lançaram perfumes. Perfumistas lançaram livro de receitas...
Vimos também um barman que traduziu composições olfativas como o Chanel Nº5 em coquetel (tastologie)...Empresas de bebidas também lançaram versões olfativas de seus produtos, como a marca de whisky Macallan, Vinhos Sonsierra, etc...





E quando a gente pensa que já viu de tudo um pouco...surge a marca americana Demeter de perfumes, que traz em seu portifólio fragrâncias estranhas como sushi, lagosta, cogumelo, vagem...

Pois é, segundo a filosofia olfativa de Luca Turin e da esposa Tania Sanchez, bacon é o cheiro que mais atrai os homens. 




Na verdade, o cheiro do bacon já era motivo de interesse desde a década de vinte, quando John Farginnay, um açougueiro francês,  quase que acidentalmente descobriu que ele podia aumentar o "humor" de seus fregueses com uma receita secreta que era composta de 11  óleos essenciais, e que cheirava como...Bacon! 
Infelizmente em 1924 a receita foi queimada num incêndio e o negócio foi fechado. Anos depois a receita virou um perfume que hoje é vendido sob o nome Farginnay, em duas versões: a clássica, com notas de bacon, bergamota, laranja, melado de bordo, limão, grapefruit, pimenta preta, cedro, vetiver e madeira guaiac; e a versão gold, com notas de mandarina, bergamota, grapefruit, limão, noz moscada, pimenta preta e junípero.

Marcas de fast food resolveram dar um passo adiante no mercado de perfumes gourmets, e lançar suas próprias fragrâncias.  Isso também não é bem uma novidade como parece! 


Em 2006 os fabricantes do queijo Stilton lançaram seu perfume, que recriava o aroma pungente, frutado e terroso do queijo. O projeto comercial foi comissionado pela associação de produtores de queijo do tipo Stilton, com o intuito de aumentar o interesse do consumidor pelo queijo Stilton.




Dois anos depois a rede de fast food Burger King chocou a mídia e muitos apaixonados por perfumes quando lançou o seu perfume, que segundo a marca continha "o cheiro da sedução com um toque de carne na brasa".



No ano passado a rede de fast food Pizza Hut resolveu também se lançar no mundo da perfumaria. O perfume é resultado de uma pergunta lançada no facebook da marca: "Você ama o cheiro de uma caixa de Pizza Hut sendo aberta? Nós acreditamos que sim. Se esse cheiro fosse um perfume, qual seria o seu nome?" 
O volume de respostas (feedback dos clientes) foi tão grande que a empresa resolveu comissionar o perfume, que supostamente tem um cheirinho de massa de pão, cartolina, talco e queijo.




Então meus queridos amigos e leitores, não se enganem achando que essas marcas esperam que as pessoas saiam por aí cheirando  a hamburger, bacon ou pizza.
Se fosse assim, Lady Gaga, que já se apresentou no ano de 2010 no MTV Awards com um vestido feito inteirinho de carne...aliás todos os acessórios eram feitos de carne, teria lançado em 2012 um perfume com esse cheiro!
Isso são estratégias de marketing olfativo, simplesmente.
As únicas pessoas que eu vejo usando esses perfumes são aquelas que vivem numa larica constante! Para elas indico o perfume de maconha da mesma empresa que fabrica os perfumes de sushis - o Cannabis Flower, que segundo a marca é um perfume para usar e não para fumar!



E como nem todas as misturas olfato gustativas dão certo... fica aqui a minha opinião sobre uma tentativa de Thierry Mugler de novamente inovar no mercado de fragrâncias - Womanity EDP, com notas salgadas de caviar, é um perfume que não deu certo. 
Mulher nenhuma quer comprar um perfume que vem com a mensagem subliminar de que cheiramos a peixe!










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