Tuesday, September 8, 2009

Entrevista com o perfumista Blaise Mautin

O Alquimista Viajante

Blaise Mautin é um noses da França que já foi agraciado com o prêmio "Lys d'Or". Sua energia e talento vem sendo descobertos por grupo de empresas no setor de luxo, com quem Blaise Mautin partilha a busca da excelência e da exclusividade. Oferecendo serviço personalizado para criação de vários produtos para deleite de seus clientes e sua supervisão pessoal para cada aspecto,desde o projeto à produção, ele consegue atingir uma fatia de mercado muito exigente.

Para se tornar um "nariz" e dominar as técnicas e know-how para ser capaz de aperfeiçoar a arte, Blaise Mautin passou vários anos no "ISIPCA" e no "Osmothèque de Versailles".

Ele tem viajado para diversos lugares, exóticos e distantes, para selecionar as fragrâncias especiais para compor o seus perfumes maravilhosos. Estas viagens têm dado a ele a capacidade de criar atmosferas e sensações únicas, que se traduzem em seu fragrâncias de alta qualidade.

Seu gosto refinado e a qualidade do seu trabalho podem ser percebidos por todo o globo, em alguns dos luxuosos Hotéis Park Hyatt, nas fragrâncias e velas perfumadas criadas para a marca japonesa super cool Visvim, e numa relação mais pessoal com o perfumista, que poderá criar uma fragrância pessoal pra o cliente! Um perfume divino, feito sob medida que vem apresentado num frasco exclusivo de perfume em forma de diamante, e que é absolutamente divino!

Eu tive a oportunidade de conhecê-lo e saber um pouco mais sobre sua vida e obra.

Espero que você goste de ler este artigo tanto quanto eu gostei de entrevistá-lo!

Obra de arte em cristal & líquido

+ Q Perfume: Você se lembra qual foi a sua primeira e a experiência mais agradável que você teve na sua vida com fragrâncias, aromas, cheiros ou mesmo odores?

BM: Eu me lembro exatamente quando recebi a “meu chamado” para se tornar um parfumeur . Foi enquanto trabalhava na "Nain Bleu", loja de brinquedos famosa de Paris, fundada pelo avó em 1836. Numa tarde, um gentil e indulgente avô procurando encantar sua pequena neta, para que ela desfrutasse um momento de prazer imenso, e vê-la adquirir uma expressão de alegria em receber tal uma coleção de brinquedos e presentes .... Como seria possível capturar a magia de um momento como esse e fazer isto durar?

+ Q Perfume: Como você começou na arte de criar fragrâncias? A maioria dos entrevistadores querem saber o que inspira ou influencia o trabalho de um perfumista. Eu mesma já fiz estas perguntas mais de uma vez. Hoje eu gostaria de explorar um ângulo diferente: Como fragrâncias influenciam sua vida? Ou a sua maneira de se relacionar com os outros?

BM: Fragrâncias são para mim um símbolo de conforto, segurança e identidade. Você dá uma memória para outros através do perfume que você está usando. Fragrâncias são para mim muito importante, porque cada coisa que para mim pode se transformar em perfume. Por exemplo, se uma pessoa passar muito tempo em uma sala onde estão fumando, ou comer macarrão à bolonhesa, isto é uma fragrância para mim. Eu sei onde essa pessoa estava antes de vir para me ver, e acho que é sempre um bom exercício para tentar compreender o que a pessoa que está na sua frente do que você gosta.

+ Q Perfume: Na minha opinião, as fragrâncias podem melhorar, mudar e inspirar modos diferentes, auras diferentes. Eles também refletem inconscientemente um momento ou sentimento que eu estou vivendo agora, ou emoções quero sentir. Portanto, o perfume não é o que eu sou, ou uma interpretação da minha personalidade, mas algo que eu gostaria de sentir. Esta é também a razão pela qual eu não posso usar apenas uma fragrância e ser fiel a um perfume só. No seu ponto de vista, como você descreveria as fragrâncias? E como é o processo de criação de acordo com este conceito?

BM: Sou muito, muito fiel ao perfume que eu uso. Eu tenho dois e eu nunca troco. Eu gosto que as pessoas se lembrem de mim através do perfume que eu uso. Muitos dos meus clientes têm também esta abordagem. O que é realmente maravilhoso sobre os perfumes é que cada um é diferente, e gosta de coisas diferentes. E é por isso que todos nós somos únicos.

+ Q Perfume: Você desenvolveu fragrâncias exclusivas para o Park Hyatt Hotels de muitas cidades. Será que a influência local na maneira de projetá-los?

BM: Com certeza o local, a cultura, a equipe, a arquitetura, as cores, os materiais e todo tipo de informação é realmente importante para mim na concepção de um perfume.

+ Q Perfume Eu percebi que o lema do hotel Park Hyatt é que o luxo é pessoal. Por esta a razão por que eles optaram em desenvolver suas próprias fragrâncias?

BM: Eu acredito que os hotéis querem dar aos seus hóspedes uma experiência única e exclusiva. Cada filial é diferente, especialmente no mundo do luxo, se torna imperativo oferecer um serviço exclusivo para seus hóspedes. O perfume é certamente parte desta experiência única e exclusiva.

+ Q Perfume: Eu já publiquei sobre o seu trabalho com a marca japonesa Visvim. Como um perfumista francês começou a trabalhar com um designer japonês? O que trouxe vocês dois juntos para criar uma linha de fragrâncias? Quando vi os recipientes do laboratório fiquei surpresa (num sentido positivo). Eu já tinha visto o frasco gloriosos em forma de diamante no seu site; uma obra de arte guardando um jus de prestígio. Concomitantemente eu vejo um projeto que é tecnológico, moderno e muito urbano. Neste exato momento eu entendi como o processo de criação pode ser versátil e ilimitado! Foi um desafio para você?

BM: Eu conheci o senhor Hiroki Nakamura, fundador da marca Visvim, através do meu trabalho nos hotéis Park Hyatt em várias locações mundiais. Ele realmente aprecia o perfume que tenho criado exclusivamente para eles. Então ele pediu para sua filial de Londres me contatar. Logo então eu tive a grande honra de conhecer este homem de um talento incrível em Tóquio - Japão. Nós nunca paramos de trabalhar juntos desde então. Já trabalhamos juntos a 5 anos.

+ Q Perfume: Você tem uma assinatura para suas fragrâncias? Alguém pode reconhecer o seu trabalho ou o perfume é cem por cento dedicado ao cliente?

BM.: A maioria do meu trabalho é assinado Blaise Mautin. Significa que o perfume que você tem em suas mãos é perfume sob medida e único Você não pode encontrar nenhum trabalho meu em qualquer loja de perfumaria no mundo todo.

+ Q Perfume: Proponho um jogo para você. Vou dar-lhe frases inacabadas e eu adoraria que você terminasse elas para mim espontaneamente. Algumas delas serão concluídas com apenas uma palavra, outras podem ser preenchidas com quantas palavras você quiser. A única regra é não pensar duas vezes para responder!

(as palavras do perfumista estão em letras garrafais)

Eu prefiro cheiro de ROSA ao DIHIDROMYRCENOL.

Etiqueta para com perfumes significa ELEGÂNCIA E A MEMÓRIA DOQUE SE EST´A USANDO, POSITIVA OU NEGATIVAMENTE

Eu amo o cheiro DO MEU PERFUME.

Eu não posso viver sem PERFUME, MÚSICA, AMIZADE E AMOR.

O cheiro mais estranho, cheiro ou odor que eu já conheci é DO OCEANO.

O cheiro de ABSOLUE DE TIARE, DO TAHITI É SIMPLESMENTE DIVINO.

Eu gostaria de ser lembrado COMO ALGUÉM GENEROSO QUE TENTA DAR O MELHOR DE SI AOS SEUS CLIENTES.

Alguém que não usa perfumes ASSUME UM RISCO DE CHEIRAR MAL… UMAS GOSTAM DE USAR, OUTRAS NÃO.

Eu nunca iria criar UM PERFUME QUE NÃO ESTIVESSE CONVENSIDO DE SER MARAVILHOSO.

Na minha PASTA você vai sempre encontrar um PERFUME BLAISE MAUTIN.

+ Q Perfume: E para terminar esta entrevista, eu gostaria de ouvir de você qual é o seu conselho para novos perfumistas, ou alguém que deseja iniciar esta profissão. Se inspirar em alguém que é altamente considerado na perfumaria Nicho já é na minha opinião, um bom começo!

BM: Eu adoraria dizer a todos que gostariam de fazer o que eu faço, para trabalhar muito, ouvir muito e acreditar em seu trabalho, e nunca se desesperar. Continuar com seu esforço de sempre. No começo é muito difícil, porque se você quer ser independente como eu, você tem que aprender sozinho, e esta é provavelmente a parte mais difícil.

Entre no site Blaise Mautin

O uso das fotografias são exclusividade da marca. Peço a gentileza de pedir autorização prévia para o uso das mesmas.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...