Tuesday, August 2, 2011

Novo Confort Concentrado - avaliação


Tendência house-hold que já vem sendo explorada no exterior finalmente chega no Brasil. A tecnologia de micro-emcapsulação para conseguir uma perfumação prolongada em produtos para lavar roupa não é novidade lá fora. Aqui, foi lançada pela Unilever para a nova linha do Confort. Segundo a empresa, as micro cápsulas de perfume se depositam nas fibras durante a lavagem, e são liberadas durante o dia (Polyfiber Technology).

Badin, o confort israelense da Unilever Israel

Em Israel, o produto equivalente ao Confort, se chama Badin (ambos Unilever). Eu sempre usei o original durante os anos que morei naquele país, e a qualidade da fragrância era muito superior ao produto nacional. Quando a reformulação mais concentrada foi lançada no mercado israelense eu já estava morando aqui, porém no ano passado tive o prazer de lavar a roupa durante a minha viagem, e aproveitei para testar os produtos novos. Simplesmente magníficos, com perfumação intensa e duradoura. Tão duradoura que tenho peças de roupas que não usei desde a minha chegada, e que estão guardadas na gaveta, e por incrível que pareça, ainda estão perfumadas. Seis meses depois o perfume ficou preservado.

SOD Verão

Outra produto israelense e concorrente que apresenta alta performance é o SOD da Henkel. Versão 04 estacões, apresenta 04 fragrâncias diferenciadas para cada estacão do ano. Excelente em qualidade olfativa, Sod também era um produto que estava presente na minha casa.
Muito bem...
Animada resolvi levar o Confort Concentrado -  fragrância original para casa, e testei o produto. Infelizmente o resultado obtido não foi o esperado. Não vou avaliar em termos de sustentabilidade, produto eco-friendly, economia de água e embalagens, ou qualquer assunto eco-chato que ajuda a minimizar o impacto ao meio ambiente... essa não é minha área. Faço aqui uma avaliação  OLFATIVA somente.

Confort Unilever Brasil

Em primeiro lugar, se uma empresa descreve o produto na embalagem como sendo o Confort ORIGINAL, espera-se que a fragrância seja a original. Estou errada? Lógico que não! Todo mundo entende original, como sendo igual ao primeiro. Pois bem. Eu e o Brasil inteiro cresceu com o cheirinho de Confort nos uniformes, pijamas, roupas e lençóis. Afinal,  Confort está no mercado brasileiro desde 1975. Ou seja, ainda que você não tenha o olfato apurado ou treinado como o meu, você conhece bem a fragrância. Muito bem. Lavei a roupa e fui estender na corda. De cara percebi que não é o Confort original. Tem um outro perfume, que no site da Unilever é descrito como aroma de flores e frutas. Na minha opinião a fragrância é enjoativa, muito adocicada. Um aroma de balinhas para criança simplesmente horroroso.
Aí fica a pergunta: quem vai querer uma performance prolongada, que libera moléculas da fragrância dentro da gaveta onde as roupas são guardadas, se essa fragrância não é boa???
Eu entendo que atualmente alta perfumação é uma tendência de mercado para tudo. Basta por exemplo, entrar num shopping center para você ficar sem ar com a quantidade de fragrâncias dispersas no ar. Ou compre um Veja Multiuso Floral ou Campestre, diferente do original, e vomite com a alta concentração de uma fragrância horrorosa de flores.
A verdade é que num país cujo índice de poluição e sujeira que são despejados no meio-ambiente vem crescendo de maneira alarmante, só poderíamos ter uma redução da nossa percepção olfativa, e como consequência, uma necessidade de uma maior concentração de fragrâncias nos produtos em geral.
Mas vamos combinar que deve ser um verdadeiro pesadelo ficar andando com a roupa impregnada de um perfume que não agrada, e que cada vez que você se mexe esse perfume é liberado!
Produto não aprovado por + Q Perfume Blog - que continuará a usar o Confort original, sem alta performance - pelo menos até a próxima viagem. Vou trazer litros de Sod da Henkel na mala!!!

Parabéns para a Olgivy pela campanha de marketing e a criação da família Comfees. Parabéns a Unilever pela nova embalagem dos produtos Confort, e por tentar reduzir o impacto negativo ao meio ambiente. 
Quanto a fragrância, sugiro que voltem para o laboratório e repensem esta fórmula!


Leia a história de mercado completa do produto clicando AQUI
Para ler em inglês a campanha Badin Unilever Israel - estudo de caso - clique AQUI

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...