Sunday, June 21, 2009

Sabonetes da Provence - Maravilhas em cubos!

Para o meu pai:
A Provence é uma região da França rica em cores, sabores e fragrâncias.
O canto das cigarras, os aromáticos campos de lavanda e os produtos artesanais desta região fazem parte da cultura do bem estar, promovida pelos habitantes desta região.
Além de deliciosas geléias, patês, bolachas, vinhos e azeites aromáticos, podemos encontrar produtos maravilhosamente perfumados, tais como sachês, almofadas e travesseiros perfumados, águas de passar, óloes de massagem, colônias e sabonetes.
Os sabonetes da Provence realmente merecem nossa atenção!
Em matéria de sabonetes franceses, os que mais me fascinam são os sabonetes de Marselha.
Conhecidos mundiamente, vem sido fabricados artesanalmente desde o séc. XVIII quando a região tornou-se o maior centro de fabricação de sabonetes no Mediterrâneo em torno de 1688, possuindo 15 fábricas locais.
Somente os sabonetes que eram fabricados segundo as tradições e técnicas rigorosas, usando ingredientes de altíssima qualidade poderíam receber o carimbo de Savon De Marseille (sabonete de Marselha).
Preparada manualmente em calderões gigantes, a delicada mistura de óleos vegetais, óleo de oliva, cinzas alcalinas derivadas de plantas da região e água do mar é esquentada durante dez dias. O mestre então coloca a mistura para secar, e após cortar os sabonetes em cubo, os mesmos secam lentamente recebendo o carimbo.
Após carimbados, os sabonetes secarão ao sol e com ajuda de fortes ventos do Mediterrâneo.
Os sabonetes feitos com ingredietes locais, como o óleo de oliva, o leite, o mel, amêndoas doces, óleos essenciais de lavanda, trazem bem estar e são verdadeiros tratamentos de beleza.
Sua forma tradicional é de cubo, com carimbos que marcam a gramatura, e costume de carimbar vem da antiguidade, nos tempos em que o carimbo facilitava a visualização do peso e controle de estoque.
Atualmente podemos encontrar sabonetes com diferentes formatos: cigarras coloridas, barras retangulares e berloques em forma de flores, peixes, amêndoas e sabonetes arredondados.
Os sabonetes de Marselha são tradicionalmente de duas cores: verde ou branco. O branco feito a base de óleo de palma e o verde com pelo menos 50% de óleo de oliva. E sua originalidade pode ser verificada através de uma fina camada de pó branco, que some assim que o sabonete entra em contato com a água. São traços da água salgada do mar Mediterrâneo que compõe a mistura da massa.
Também me fascina um outro tipo de sabonete encontrado na região: o sabonete de Alepo.
O sabão de Alepo ou sapun ghar em árabe (que significa sabonete de óleo de oliva e louro), é originário na região de Alepo na Síria e foi trazido pelos cruzados para a região mediterrânea, sendo produzido desde então em Marselha. Famoso pela qualidade, este sabonete artesanal mistura azeitona e louro, e é fabricado com técnicas milenares que passaram de gerações em geracões. Seu preparo é manual e lento. Misturado em grandes tanques que ficam instalados no chão, costuma ficar em grades de secagem pelo período de 6 a nove meses. Após a secagem os sabonetes são cortados e embalados.
A cor do sabonete, que no começo da secagem é verde escuro, se transforma num bege com tons dourados e intensos.
Sabonetes de Alepo
Aqui no Brasil a marca L'Occitane e O&CO são as únicas que oferecem produtos da Provence.
Os sabonetes da L'Occitane são muito bons, principalmente o sabonete esfoliante de amendôas doces com óleos vegetais e cascas de amêndoas, e o sabonete vegetal de lavanda.
L'Occitane, sabonetes franceses a nosso alcance!
Apesar de tradicionais, os sabonetes de Marselha estão de cara nova!
A marca La Compagnie de Provence traz a qualidade dos sabonetes de Marselha numa versão urbana e moderna, reinterpretando a ciência da alquimia das fragrâncias e as técnicas artesanais de fabricação de sabonetes marselheses.
A Provence moderna, sabonetes
da marca La Companie de provence
A Provence é o local ideal para os amantes dos sabonetes.
Existe até visitacão programada às fabricas de sabonetes (savonneries) para quem quiser ver a fabricação de perto dessas delícias perfumadas.
Berloques da Provence, romantismo perfumado!
Segundo o meu pai, lá também pode ser encontrada a melhor Boillabaisse, uma sopa de peixes brancos, vegetais e ervas aromáticas.
Então deixo aqui uma declaração de amor aos sabonetes de Marselha, e o delicioso aroma marítmo e aromático de uma sopinha francesa.
Aproveitando que está frio, achei fundamental!!!!
Lembrando sempre de lavar as mãos com sabonete de lavanda ou limão siciliano com cravo para ficarem cheirosas após o preparo da sopa....
Entrando ainda mais no clima, clique aqui!
Créditos: L'Occitane, LCDP, Plantes et Parfums de Provence

3 comments:

Foquinha! said...

Suas dicas e imagens estão lindas e seu blog ainda mais... agora entendo pq nos mandam lamber sabão, rs!
I love packaging!

Carinhos,
Foquinha!

SIMONE SHITRIT said...

os sabonetes de Marselha são tão cremoso que dá vontade de comer....
especialmente os com amêndoas.
Beijos perfumados e seja bem vinda!!!

Mari said...

O site www.cuidado-natural.com vende sabao de alepo a 20% de louro é mto bom para todos os tipos de pele e para todo o corpo, tem um cheiro suave e agradavel, Nao dá nenhum tipo de alergia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...