Friday, September 24, 2010

Espaço Perfume História + Arte - Parte II

O dia 23 de setembro marca o ínicio da primavera no Brasil. As árvores estão carregadas de flores, o cheiro de pólen se espalha pelo ar, os pássaros constroem seus ninhos... Da janela do meu  quarto escuto os assobios. O canto é tão alto que não me deixa dormir de manhã cedo. Irrrita um pouco no fim de semana, mas geralmente é bem mais gostoso acordar com o canto deles do que o velho e barulhento despertador!


Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

Aqui em São Paulo presenciamos a chuva dourada dos Ipês amarelos. Símbolo do nosso estado, a árvore apresenta perfumadas pencas de flores amarelas-ouro. 


O Espaço
Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

E nesse clima perfumado o Grupo O Boticário presenteou os paulistas com o Espaço Perfume História e Arte. 
O Museu do Perfume, que ficava em Curitiba, arrumou a bagagem (pelo visto deixando várias malas no Sul...) e veio para São Paulo. O espaço ficou bem reduzido (210m2 - antes contava com mais de 300m2), mas pelo menos entramos para o rol das capitais que investem na cultura da perfumaria.
A crítica aqui não é para as empresas e colaboradores do projeto, mas para o Governo Federal. Mas nada surpreende num país cujo Governo não reconhece e não respeita o Patrimônio e muito menos a Memória Nacional...mas deixando o Governo de lado e voltando para o que cheira bem...

Em parceria com a faculdade de moda Santa Marcelina, e as empresas multinacionais Givaudan e Wheaton, o Espaço contou com um investimento de 1,5 milhões de reais. Dividido em 07 núcleos no andar térreo e mais 03 no mezanino, com aproximadamente 20 vitrines,  o percurso começa na antiguidade e termina nos dias de hoje. Uma viagem sensorial-olfativa que conta com um acervo de 500 peças.





Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog




Dois objetos estão em destaque na minha opinião: um frasco de Água de Colônia (Kölnisch Wasser) do perfumista Marie Farina (a primeira água de colônia da história da humanidade) e a coleção de fragrâncias de Thierry Mugler, Le Parfum Coffrete, com 15 fragrâncias desenvolvidas pelos Les Christophers,  inspiradas no filme Perfume - História de um Assassino (adaptado do livro Perfume de Patrick Süskind). Que eu já tive o prazer de por as minhas mãos, mas muitos não tiveram.



Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

Ainda no andar térreo é possível conhecer de perto um órgão olfativo de um perfumista, fazer pesquisa  através de um mapa tátil apresentado numa tela, visualizar em vídeo várias campanhas publicitárias das mais diversas marcas da perfumaria nacional e internacional, e conhecer um equipamento interativo chamado Scentys. Disponibilizado  pela Givaudan, Scentys resgata a memória olfativa, estimulando o visitante a exalar fragrâncias que são dispersadas quando acionadas por um botão.

Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog


Um vídeo interativo ensina uma aula básica de perfumaria e composição das notas olfativas de um perfume. Já no mezanino, o espaço Wheaton apresenta a história e a tecnologia empregada no desenvolvimento e produção dos frascos de perfume. Sim, porque um perfume é composto pela sua fragrância, frasco e embalagem! Um aplicativo multimídia permite aos visitantes dar asas a sua imaginação e a brincar de criar seu próprio vidro de perfume virtual. Maravilhosa contribuição da Wheaton, que sai na frente das outras empresas, contribuindo com a cultura nacional da perfumaria. Amei!!! Estão de parabéns!
No evento de abertura do espaço, o grupo O Boticário e a Givaudan mais uma vez arrasaram como era de se esperar. Afinal, quando duas empresas que possuem a maior expressão do setor se juntam para desenvolver um projeto, só podíamos esperar um resultado mágico.


O chef David Hertz da Gastromotiva
Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

O coquetél surpresa trouxe duas novidades: criatividade e sustentabilidade. O chef de cozinha David Hertz da empresa Gastromotiva apresentou comidinhas frias e leves, que caíram muito bem numa tarde tão quente e seca como a de ontem.


Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

Especialista em especiarias, os aperitivos foram criados especiamente para o evento, com o objetivo de instigar o olfato e o paladar. Porposta conquistada, estava uma delícia! David Hertz, que aposta na capacitação de pessoas de baixa renda, procura através da gastronomia, ofecer uma oportunidade de ensinar uma profissão. Ganhador do prêmio Empreendedor Social em 2009  o chef vem somar mais uma iniciativa de sustentabilidade social também proposta pelo grupo O Boticário, com o projeto Crescer, para jovens aprendizes. O Grupo pensou nos mínimos detalhes!
Caprichou também na lembrancinha do evento. Todos os convidados receberam um perfuminho em frasco de porcelana lindinho, com uma fragrância com a carinha da empresa.

Crédito fotográfico - + Q Perfume Blog

A mentora deste projeto, Renata Ashcar, tem mais um motivo para comemorar: o seu livro Brasilessência (inspirador deste projeto), este ano completa 10 anos de lançamento. A autora do livro e especialista em perfumes assina também o Guia dos Perfumes, publicado pela L'Officiel e o livro Banhos, história e rituais. Independentemente dela ser minha amiga e mentora,  mais uma vez fico admirada e comovida pela sua competência profissional, sensibilidade e paixão inesgotável pela perfumaria. Parabéns minha querida, você mais do que qualquer patrocinador, merece uma placa de ouro com o seu nome gravado em brilhantes! 

RENATA ASHCAR




Sugestão de roteiro para o fim de semana:

Primeira parada: Estação Natureza - Espaço Olfato
Esta é a proposta do Espaço do Olfato, criado pelo Boticário em parceria com a Estação Ciência da USP e patrocínio da IFF (International Flavours and Fragrances).
Instalado na área “Corpo Humano” da Estação Ciência – USP em São Paulo, o local, totalmente interativo, desvenda um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano.



Segunda parada: Espaço Perfume Arte + História 
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – bairro Perdizes – São Paulo – SP
Horários de visitação:
Terça a sábado – das 10:00 às 18:00 horas
Quintas-feiras: das 10:00 às 20:00 horas
Domingos: das 12:00 às 18:00 horas
(Última entrada em todos os dias – 40 minutos antes do fechamento)
Mais informações: (11) 2361-7728






 + Q Perfume Blog deseja ao grupo O Boticário muito sucesso neste projeto, que deverá ser uma semente plantada no nosso jardim chamado Preservação da Cultura Nacional. Espero que o Espaço do perfume ganhe no futuro status novamente de Museu, e um acervo nacional mais rico.

1 comment:

Nathan (Artigo do Perfume) said...

Bacana esse artigo, perfumes realmente são um toque pessoal inconfundível de personalidade marcante, grande homenagem com o Espaço Perfume História e Arte.
Abraços !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...