Estamos entrando no segundo semestre de 2012 e muitas novidades estão perfumando o ar do Brasil.
A mais importante delas é a chegada da cadeia de lojas SEPHORA, que promete abrir finalmente suas portas agora em julho. O plano original era para o lançamento acontecer em março, mas obras no shopping e problemas com o trânsito local tiveram que adiar a data. No primeiro ano a empresa lançará 16 lojas no eixo Rio-São Paulo, para expandir a um total de 50 lojas.
Bom para o consumidor: sim, pois a Sephora tem um portfólio muito grande de marcas.
Ruim para o consumidor: ainda sim, pois os lançamentos continuam chegando em atraso no Brasil, as vezes de dois anos. Isso quando chegam.
Também está chegando ao Brasil a exposição de frascos Lalique, que estará disponível a a partir do dia 06 deste mês. Os brasileiros poderão finalmente conhecer frascos de perfumes que são verdadeiras obras de arte, bem como ter a oportunidade única de ver perfumes que já saíram de linha e tornaram-se objetos raros.
Bom para o consumidor: Sim, pois esta exposição só foi montada em Montreal e Moscou.
Ruim para o consumidor: enquanto lá fora, a marca já lançou mais de 32 perfumes, aqui no Brasil sua presença é bem tímida. Eu diria que quase nula. Encre Noir é um dos perfumes masculinos mais maravilhosos da face da Terra, e vive escondido nas perfumarias brasileiras - lá no cantinho da loja, onde ninguém vê. Que pena...
A Cinquiéme Sense, famosa por seus cursos de formação em perfumaria na França, apresentará amanhã um curso dedicado ao Brasil. O programa inclui preferência nacional, visão qualitativa e quantitativa do mercado brasileiro, história da perfumaria do Brasil. Enquanto isso, por aqui, os cursos de perfumaria estão indo muito devagar. Existe um de pós-graduacão na faculdade Oswaldo Cruz e um na faculdade Santa Marcelina.
Na verdade, cursos para o público em geral, que quer ampliar a sua cultura geral, snao praticamente inexistentes. Não existe um local como a Cinquiéme Sense aqui no Brasil.
Já a Fragrance Foundation anunciou sua vinda ao Brasil - vamos aguardar...expectativas...
Bom para o consumidor: sim, o Brasil está em destaque mundial.
Ruim para o consumidor: sim, pois tudo parece lindo no papel. Na prática a coisa é bem outra. Se você não tem formação em química, mas gostaria de fazer cursos sobre perfume, o jeito é comprar uma passagem para a França.
Ontem o site FRAGRANTICA.COM lançou a sua versão brasileira em português: o FRAGRATICA.COM.BR
O Fragrantica contém o melhor compêndio de perfumes atualmente, e está 24 horas antenado nos lançamentos de fragrâncias pelo mundo afora. Além disso, o site oferece uma biblioteca imensa de matérias-primas.
Os membros e contribuidores do Fragrantica são figurinhas já conhecidas na comunidade de perfumes, pois muitos possuem seus próprios blogs. Com experiência dentro e fora da comunidade, o Fragrantica viaja para feiras internacionais, cobrindo praticamente ao vivo todos eventos e novos lançamentos que estarão por vir.
Bom para o consumidor: sim, isto mostra que o Brasil realmente foi posicionado com importância na perfumaria mundial.
Ruim para o consumidor: não, não vejo nenhuma desvantagem em relação ao site, que é um dos melhores acontecimentos do ano.
Mas em termos de fragrâncias, volto a dizer, muitas não chegam aqui, e as que chegam, estão atrasadas. Quem sabe a participação brasileira dos membros fará com que a indústria acorde! Acho que na verdade são dois fatores responsáveis pela letargia - legislação, inclusive a tributária, e a falta de verba, uma vez que a maioria do capital vai para o bolso das celebridades que emprestam seus rostos para as marcas e a publicidade. No final da conta, sobra pouco para a terra brasilis...
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