Angel by Thierry Mugler
When Thierry Mugler launched Angel in 1992 he started a new trend called oriental gourmet perfumes.
The fragrance, created by perfumers Olivier Cresp and Yves de Chiris, was a recreation of olfactive memories and emotions of childhood. With notes of caramel, vanilla, chocolate, peaches, apricot and passion fruit, the perfume reminded us of cotton candy, sugared almonds. The sweetness that captured the heart of every woman from 15 to 85, became a marker of the international perfumery history.
Quando Thierry Mugler lançou Angel em 1992 ele também deu origem a uma nova família olfativa dentro da perfumaria internacional - a oriental-gourmet.
A fragrância criada pelos perfumistas Olivier Cresp e Yves de Chiris consistia na recriação olfativa de memórias e emoções da infância. Com notas de caramelo, vanila, chocolate, pêssego, damasco seco e maracujá, o perfume tinha uma fragrância que lembrava algodão doce e amêndoas açucaradas. Sua doçura conquistou mulheres de todas as idades, dos 15 aos 85, tornou-se um marco na história da perfumaria mundial. (Angel ainda faz muito sucesso aqui no Brasil).
A*Men Pure Coffee by Thierry Mugler
So the brand discovered where the big bucks were... and decided to take gourmet perfumery into the next level. A*men Pure Coffee, launched in 2008 and a masculine fragrance was presented as a step-by-step creation. The original fragrance A*Men, launched in 1996 and with base notes of coffee combined with styrax, tonka and musk was modified, and A* Men Pure Coffee was born, with the fragrance of burned coffee grinds of strong expressos.
With the extraction method with supercritical CO2, perfumer Jacques Huclier added a Colombian coffee (Arabica) note that was purely reproduced in the perfume.
It was born the marketing concept of adding coffee brew to perfumes to enhance coffee fragrance. Adding the real coffee brew was also the marketing appeal for the last new launches of Brazilian brand O Boticário, with Coffee man and Coffee woman, with notes of coffee oil CO2.
A marca então descobriu onde estava o dinheiro, e decidiu levar a perfumaria gourmet para um outro nível.
O perfume A*Men, que havia sido lançado em 1996, com notas de café, combinadas com styrax, fava tonka e musk foi reformulado e A*men Pure Coffee foi lançado. Com notas de grãos de café torrados (com fragrância de café expresso).
Com a nova técnica de extração do óleo de café através de sua destilação com CO2, o perfumista Jacques Huclier adicionou uma nota de café colombiano, do tipo Arabica ao perfume. mas nnao qualquer nota, uma nota que realmente correspondia ao aroma natural e real do café.
Surgiu então o conceito de marketing de adicionar infusões de café nos perfumes para realçar as notas de café e construir novos efeitos nos acordes.
este conceito foi aplicado nos últimos lançamentos da marca O Boticário - Coffee man e Coffee woman, que adicionou notas de coffee oil CO2.
A*Men Pure Malt by Thierry Mugler
Apparentely emphasizing edible, "drinkable" notes to perfume was not enough to Thierry, so in 2009 Thierry Mugler launched A*Men Pure Malt. The fragrance not only had the smell of whisky but it was also prepared like them, aged in a wooden cask. The idea was to bring to the perfume, the special fragrance of oak found in the Scottish whisky.
Again, another success was launched and Thierry continued to explore the processes of aging alcoholic beverages in his fragrances.
Aparentemente, dar ênfase em notas solúveis e comestíveis em perfumes não seria o suficiente para Thierry Mugler, que em 2009 lançou o perfume A*Men Pure Malt (ou puro malte - se referindo ao malte do whisky). A perfume não somente continha o aroma do whisky como foi preparado da mesma forma, ou seja, envelhecido em barril de madeira.
A idéia era trazer para o perfume, a essência do whisky escocês, ou seja, seu aroma peculiar de barril de carvalho.
mais uma vez Thierry acertou em cheio. O sucesso lhe rendeu outras idéias que seguiram com os processos de fabricação e envelhecimento de bebidas alcoólicas.
Thierry Angel Liqueur de Parfum
Thierry Alien Liqueur de Parfum was aged in oak casks like rum does, and Thierry Angel Liqueur de Parfum was aged in cherry oak barrels like cognacs.
Thierry Alien Liqueur de Parfum foi envelhecido em barris de carvalho assim como o rum, e Thierry Angel Liqueur de parfum foi envelhecido em barris de madeira de cerejeira.
Thierry Alien Liqueur de Parfum
Brazilian brand O Boticário also launched in 2004 and 2008 their own version of aged-in-barrels fragrances: Barolo and Malbec - two fragrances with wine notes and another technological fragrant improvement - alcohol obtained by the distillation of wine.
O Boticário também lançou em 2004 e 2008 suas próprias versões de fragrâncias envelhecidas em barris de carvalho - Barolo e Malbec - duas fragrâncias inspiradas em vinhos, e com a introdução uma técnica inédita, a destilacão do álcool vínico, que ajudou a acentuar as características das notas de vinho.
Barolo by O Boticário
The question raised is weather we can really feel any detectable difference in all these fragrances? Does the aging process attribute any valued characteristics to the fragrance?
Can the nose of consumers (not perfumers) detect the difference between a real coffee CO2 extract and the regular coffee notes?
My answer is that weather we feel the difference or not, it is the promise that is catching the eye. As we are entering in a new golden age of perfumery, where Niche brands are becoming a notable trend, and hundreds of prestige brand's perfumes are being launched every year, big brands are learning that, not only they have to stand out but today's consumers want experiences, not brands. Gimmick or not, the perfumes are indeed selling out!
A pergunta que eu levanto, e que realmente gera uma discussão interessante, seria se realmente nós podemos detectar alguma diferença real nessas fragrâncias. O processo de envelhecimento em barris de madeira realmente agrega algo ao perfume? Os consumidores realmente conseguem identificar essas notas? (não os narizes treinados dos perfumistas). Uma simples nota de café ou uma infusão de café destilado com CO2 é notada no produto final pelo mercado consumidor?
Seja qual for a resposta, a verdade é que a mera promessa de que existe sim uma diferença já é motivo para chamar atenção dos consumidores.
Estamos entrando numa nova era de ouro da perfumaria internacional na qual as marcas de perfumaria de nicho estão se tornando sim uma tendência e a preferência dos amantes dos perfumes.
Num mercado onde centenas de lançamentos de prestígio vem sendo apresentados no mercado e no qual o consumidor pos-crise quer uma experiência, e não uma marca, as grandes marcas perceberam que precisam achar um meio de se destacar e oferecer um algo a mais. Truque ou não, a verdade é que os perfumes se tornaram sucesso de vendas.
Credit of images: the brands
Crédito fotográfico: das marcas.
No comments:
Post a Comment