Tuesday, June 7, 2011

Um dia na Takasago Brasil

Dedico este artigo às vítimas do terremoto do Japão, seus familiares e os heróis japoneses que dão a vida diariamente para salvar seu país. Dedico também a toda a equipe da TAKASAGO Brasil, que com muita dedicação e muito amor, tornam possível a realização de sonhos olfativos inimagináveis, e principalmente ao Sr. Cláudio Cavalcanti, cujo profissionalismo e simpatia me conquistaram definitivamente.


O Japão faz parte do meu coração.


Desde pequena sou fascinada pelo Japão. Ainda que eu não entendesse uma palavra de japonês, aos 03 anos de idade passava parte do domingo assistindo Japão Pop Show*. Meus pais só conseguiam me tirar da frente da T.V. sem chorar, com uma oferta bem mais interessante - ir para a Liberdade (bairro japonês) almoçar num restaurante japonês. Enquanto a maioria das crianças se entupiam de batata frita e milkshake, ou de macarronada e coca-cola, eu me deliciava com sukiyakis, sushis, sashimis e doces de feijão.


Crédito fotográfico: In Your Basement

Os anos foram passando, e a cada fase da minha vida me ligava em algo diferente vindo do Japão. Foram vários os bonzais que eu plantei, cursos de Ikebana e de culinária Japonesa que eu concluí. A leitura da revista Kateigaho se tornou obrigatória durante um tempo, juntamente com os filmes de Akira Kurosawa. 


Crédito fotográfico: Kateigaho


Atualmente tenho fixação por arquitetura e design japonês. Sou absolutamente fascinada pelos trabalhos de Tokujin Yoshioka e Nobi Shioya. 
Com o design veio também a obsessão por lámen (ou ramen) - totalmente necessário para a minha saúde e equilíbrio emocional.


Crédito fotográfico:
Yamagoya ramen - rameniac.com


A minha paixão pelo Japão é tão grande quanto a paixão por fragrâncias. Não é à toa que publico artigos que de uma certa forma linkam as duas (clique em alguns para ler: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI). E foi exatamente esta paixão o motivo pelo qual tenho uma amizade especial com a equipe de uma das maiores casas de fragrância do mundo - TAKASAGO International Corporation, com sede no Japão.
Minha primeira visita à TAKASAGO Brasil foi em 2008, quando fiquei sabendo que a empresa possuía um museu com um acervo que atualmente conta com mais de 1500 peças e objetos relacionados às fragrâncias. 
Esta visita foi a primeira de uma série delas. E finalmente  em dezembro do ano passado resolvemos concretizar um sonho de 03 anos: + Q Perfume Blog e a equipe da TAKASAGO iriam se reunir para um projeto conjunto. Eu iria passar um dia inteiro com o perfumista CLEBER BOZZI. 


CLEBER BOZZI
Crédito fotográfico: + Q Perfume Blog


O grande dia finalmente chegou!


No dia 17 de Dezembro saí cedo de casa em direção a Cajamar. Para o meu espanto a Marginal estava até que bem tranquila. Faltando duas semanas para o ano novo, o povo brasileiro já estava em ritmo de férias. Cheguei mais cedo do que o combinado, e já na entrada da empresa lá estava ele, bem vestido e sorrindo logo cedo. Aos 31 anos de idade Cleber está feliz com a sua vida pessoal (pai pela primeira vez), e feliz profissionalmente, trabalhando na TAKASAGO a dois anos. 
Aliás, uma das coisas que se nota nos corredores da TAKASAGO é a boa disposição das pessoas e o amor pelo trabalho. "A TAKASAGO, é antes de tudo, uma família", explica Cleber me servindo um café expresso tirado por ele mesmo, minutos depois. E foi assim que eu fui recebida por todos que foram passando por nós nos corredores: como parte desta família.
Entramos num escritório lotado de frasquinhos e vidros de amostras espalhados pela mesa. 
9:30h da manhã  - A empresa já estava trabalhando em ritmo acelerado em projetos para o próximo dia dos namorados, entre muitos outros.  Conversamos um pouco sobre a carreira de perfumista. Cleber começou a trabalhar aos 13 anos na Quest (que após a aquisição, passou a pertencer ao grupo Givaudan). Fiquei fascinada pela trajetória deste menino que cresceu no interior, em um sítio correndo descalço atrás das galinhas, e que hoje é a estrela da TAKASAGO Brasil. Como muitos perfumistas, desde pequeno associava experiências de vida a cheiros e aromas. A memória olfativa dele é simplesmente fantástica. Ele não só lembra em detalhes cheiros de toda a sua vida, como consegue se desassociar de fragrâncias impregnadas a sua volta, isolando a de interesse para desenvolver seu trabalho. Não precisa de um escritório ou laboratório hermeticamente fechado e estéril para trabalhar como muitos outros que estão na área. 
Do sítio, o menino conquistou o mundo, viajou, morou e estudou no exterior, e posteriormente foi adquirido pela TAKASAGO, onde o desafio se tornou bem maior. Um perfumista na TAKASAGO tem que desenvolver vários projetos, de Personal Care, Home Care a Fine Fragrances. Segundo ele, Fine Fragrances é muito bacana, mas existe um lado da perfumaria funcional que o fascina. São desafios constantes, pois as bases de aplicação das fragrâncias são mais complexas. 


Amostras
Crédito fotográfico: + Q Perfume Blog


A parte da manhã. 


"Vamos trabalhar um pouquinho? Estamos participando de várias concorrências!" Cleber corta o papo, e me convida para arregaçar as mangas e por a mão na massa. O projeto consiste em uma fragrância fresca e esportiva que ele já vem desenvolvendo. Ele me passa o frasco para avaliar sem me explicar do que se trata. Concluo que é um perfume bem esportivo, mas não mencionei frescor. Ele decide então, que falta um toque mais geladinho, uma ênfase no frescor. Para isso recorre ao seu computador e começa adicionar notas na fórmula: mais menthol, mais mandarina, mais limão...um toque mais sensual de pimenta... passamos a fórmula para o laboratório e enquanto esperamos as amostras, Cleber me pede licença para fazer uma ligação urgente. Problemas internos com matérias primas e prazos... saio da sala por educação e discrição. Ao terminar, ele aproveita e me convida para mais um café. "Vamos arejar, descontaminar o olfato". Infelizmente eu sou vítima de cansaço olfativo - a rinite e a sinusite não me permitem contato direto com matérias odorantes. Contrário de Cleber, que possui um nariz muito mais resistente que o meu.
10:30h  - Começamos retrabalhar mais um projeto em concorrência. O cliente não aprovou a primeira amostra. Aparentemente o perfume ficou muito sensual, mais maduro do que o esperado. O perfume visa o dia dos namorados, porém o público alvo é mais jovem. "Acontece. É preciso afinar a proposta para chegar num resultado positivo". Explica o perfumista.


O amor como fonte de inspiração
Fonte fotográfica: Yahoo Groups India


Se você achou que trabalhar em dezembro, uma fragrância para junho (12 de junho é o dia dos namorados no Brasil) é muito tempo, se enganou. É preciso começar com muita antecedência, para que o marketing tenha tempo para preparar a campanha e fazer a divulgação. 
Deixamos esta fragrância mais leve, mais jovial, mais fresca. Aumentamos notas de limão e bergamota.
O telefone toca e Cleber recebe uma resposta positiva sobre o assunto que era urgente. "Está tudo sob controle", ele anuncia feliz.
As amostras da fragrância esportiva voltam do laboratório. Comparamos as matérias primas isoladas, e posteriormente, aplicadas na fragrância. Decidimos por uma delas. Cleber explica que esta é a parte artística do trabalho do perfumista, mas que existe um lado mais frio do negócio, ou seja, a verificação do custo da fragrância, e se ela se encaixa no orçamento do cliente. Nesta amostra, uma das matérias primas que escolhemos encareceu o produto. 


Crédito fotográfico: fotosratis.fot.br


O que parece para o consumidor final puro glamour, é resultado de um malabarismo financeiro muito difícil de executar! Tivemos então que optar pela segunda amostra que ficou dentro do orçamento proposto. Após, Cleber apontou um segundo obstáculo na criação de perfumes: a verificação da legislação (Anvisa). Neste caso, estava tudo ok. As matérias primas escolhidas não possuíam restrições. A fragrância estava pronta para ser apresentada ao cliente.
11:00h - Cleber me convida para participar de uma reunião com a gerente de desenvolvimento de projetos de fragrâncias da TAKASAGO. Segundo ela, o brief do cliente pedia um perfume com o tema notas de romã jovial. Juntos chegamos na conclusão de que a primeira amostra de fragrância estava muito doce, e que deveria conter mais frescor e mais notas verdes. Voltamos para o escritório e adicionamos as notas mencionadas. Mandamos então mais essa fórmula para o laboratório, onde os assistentes do Cleber iriam prepará-las para analisarmos depois do almoço.
12:00h - Ele decide não sair para almoçar como de costume. Ficamos no escritório para dar andamento no segundo projeto da manhã: a fragrância do dia dos namorados. 
12:10 - A TAKASAGO Brasil, fiel aos costumes orientais, procura manter sempre o bem estar de seus funcionários. Uma massagista vem nas sextas-feiras atender toda a equipe. Cleber marca seu horário e me oferece, muito gentilmente, se eu também gostaria de uma sessão de massagem, mostrando mais uma vez que a palavra hospitalidade é a ordem da casa! Recusei por educação, mas bem que uma massagem iria me fazer bem...fiquei na vontade!


A parte da tarde.


13:30h - Saímos da sede em rumo a Jordanésia para almoçar. Cleber muito cordialmente  me ofereceu um almoço mais requintado, fora do costumeiro refeitório. E realmente o almoço estava divino! Saboreamos um risoto de tomate seco com rúcula que estava maravilhoso, e conversamos muito sobre a indústria, meu blog, projetos pessoais e muitos outros assuntos fantásticos, que tivemos que interromper para voltar ao trabalho.
14:30h -  Estamos de volta ao escritório. Cleber possui ligações para fazer e eu aproveito a chance para ir dar uma espiadinha no laboratório.


Cantinho encantado do laboratório, onde a mágica acontece!
Crédito fotográfico: + Q perfume Blog


O laboratório da TAKASAGO é fascinante. São centenas de vidrinhos cuidadosamente organizados, com matérias primas de todos os tipos e preços. Este foi o ponto alto do meu dia. Uma oportunidade única para sentir de perto a pureza das notas olfativas que costumamos sentir em acordes de perfumes. Encontrá-las de forma singular, no seu estado bruto, foi uma aula de perfumaria inesperada. Na verdade, muito poucas pessoas possuem acesso livre ao laboratório. Fiquei lisonjeada e muito agradecida pela oportunidade que me foi oferecida. Foi um desafio para o meu nariz. Qual vidro abrir primeiro? São âmbares atalcados, vetivers terrosos e úmidos, folhas de violetas incrivelmente perfumadas, ciclâmens ...sem mencionar as íris...maravilhosas íris!


Crédito fotográfico: + Q Perfume Blog

Nem posso descrever a emoção que sentir ao abrir um frasquinho de Cuir de Russie caríssimo, ou de resina de ládano e de madeira Guaiac. A assistente de Cleber me ensina que nem todas as matérias primas possuem uma fragrância agradável. Abro o vidrinho de castóreo e descubro que cheira a azeitona preta. Damos risada, e resolvemos fazer um exercício gourmet: cheirar o castóreo, com óleo de oliva e orégano ao mesmo tempo - um aperitivo olfativo impossível de saborear, mas irresistível ao cheirar.
Comparei notas de âmbar e percebi que as pequenas nuâncias de notas singulares fazem muita diferença no resultado final. Equilíbrio e perfeição são fundamentais para o sucesso de um perfume no mercado.

Crédito fotográfico: + Q Perfume Blog


15:00h - Cleber vem ao meu encontro e me oferece uma oportunidade de conhecer mais salas do laboratório. Algumas matérias primas ficam acondicionadas sob refrigeração. E segundo Cleber, "as mais venesosas", de cheiro "terrível" ficam guardadas em separado, para não causar desconforto aos seus assistentes. Confesso que eu poderia aprofundar mais os meus conhecimentos e criar coragem para cheirá-las, porém como associo experiências vividas com cheiros, achei melhor associar este dia memorável ao aroma de flores e fragrâncias especiais como dos ciclâmens. Quem sabe uma próxima vez!
Cleber me oferece uma diluição para levar para casa. Fiquei na dúvida. São tantas as matérias primas que me inspiram...queria poder levar várias. Resolvi não abusar da hospitalidade, e pedir algo que não custasse uma fortuna. Optei por uma diluição de patchouli. Explico: o patchouli é por si só um perfume. Possui notas de saída aromáticas, que se fundem em notas de uma doçura de mel com tabaco, com nuâncias de talco que eu tanto gosto. Guardei a preciosidade junto com os diversos presentes que ganhei da TAKASAGO na parte da manhã.
15:30h - Voltamos para o escritório para analisar a fragrância de romã. Ficou excelente! Jovial, fresca... Estamos contentes com o resultado. Estamos no meio da tarde e fechamos as três fragrâncias que Cleber selecionou para a minha visita. Na verdade, ele me explicou que um dia de trabalho na TAKASAGO é muito mais corrido, muito mais intenso. São vários projetos para desenvolver, analisar, descartar, aprovar, etc...Mas como eles haviam organizado este dia para a minha vinda, organizaram também um plano de trabalho mais simples, porém com atividades que abrangeriam um projeto por completo. 
16:00h - Após mais um cafezinho (fiquei viciada desde logo cedo.) Cleber anuncia que vamos ajudar a escolher as notas olfativas, e desenvolver os textos de descrições dos perfumes que já estavam em fase de produção, e que serão apresentadas para o consumidor final posteriormente. Adorei! Como todos já sabem, marketing e avaliação de fragrâncias  são minhas grandes paixões.
17:00 - Mais ligações e outras atividades que não envolviam a minha visita. Aproveitei para fazer algumas anotações para o artigo. Finalizamos a visita com um acerto de detalhes sobre o artigo, e tiramos várias fotos no laboratório. Aproveitei o momento para me despedir da equipe e agradecer do fundo do coração a oportunidade, e a gentileza com que me receberam.


A despedida


18:00h - A visita terminou. Cleber me acompanha até a saída, e se despede com o mesmo sorriso com que eu fui recebida logo cedo de manhã. Agradeci muito a ele e comentei que foi um dia inesquecível na minha vida. Cleber confessou que é um privilegiado. Poucas pessoas conseguem transformar uma paixão em carreira. E poucos conseguem exercê-la em um ambiente tão bacana. Realmente, se eu pudesse descrever a TAKASAGO em uma só frase, eu diria que a empresa possui a tradição japonesa de executar tudo com máxima perfeição, incorporando o calor humano e a criatividade dos brasileiros.
Parabéns para Cleber Bozzi pela sua trajetória de sucesso profissional, e parabéns para a TAKASAGO BRASIL por ter esta figura chave em sua equipe!

*Japão Pop Show - clique AQUI para saber sobre este programa de televisão.


Obs.: 
1. Este artigo partiu de uma iniciativa exclusiva do + Q Perfume Blog. Não existiu ou existe nenhum interesse comercial em promover a empresa, que somente colaborou com as imagens e as informações requisitadas pelo blog.


2. O + Q Perfume Blog, procurando manter a credibilidade e a objetividade de seus artigos, reserva o direito de visitar outras empresas concorrentes, caso houver seu interesse pessoal.


3. Este projeto foi desenvolvido durante a gestão do Sr. Cláudio Cavalcanti, que não faz mais parte da empresa, mas que deve deixar saudades.


4. A Takasago acabou ganhando todas as concorrências mencionadas neste artigo, segundo fui informada pela empresa!

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...