Monday, August 18, 2008

Banhos aromáticos


foto retirada do site www.aroma-zone.com
Meu amigo Celso é frequentador assíduo da sauna.
Conversando com ele sobre sua paixão e de como a sauna lhe faz bem, resolvi publicar no blog alguns textos que escrevi em 2006, quando eu trabalhava com aromaterapia, sobre banhos, saunas, hammans, aromaterapia etc...

Os banhos aromáticos fazem parte da nossa cultura há milênios. Por motivos religiosos, para tratamento de doenças, tratamentos de beleza ou como forma de socialização, os banhos já foram públicos na Grécia, Roma, Turquia entre outros. Hoje são largamente conhecidos como forma de tratar não só o corpo, mas também a mente e as emoções. Quem tem a oportunidade de praticar este costume milenar, não sabe ficar sem! Muitos spas oferecem banhos aromáticos. Porém, é importante conhecer os benefícios que os produtos trazem para não acabar gastando dinheiro com banhos de glamour. Banhos de chocolate regados a Champagne ou vinho branco ressecam a pele e deixam o corpo desidratado. Opte por banhos que utilizam sais marinhos, óleos vegetais 100% puros, óleos essenciais seguros e 100% puros e flores e ervas desidratadas de qualidade.
Home Spa é o termo para tratamentos de spa feitos em casa. Para fazer um banho aromático em casa (home spa) siga as sugestões abaixo:
Separe em seu banheiro todos os utensílios e produtos necessários para o tratamento.
Faça o refresco natural que vai tomar após o banho ou chá de ervas, e deixe a sala de descanso já preparada.
Aproveite para desligar o telefone e o celular. Compre um CD de música clássica, holística ou qualquer uma de sua preferência, mas que traga bom humor, alegria, relaxamento!
Prepare seu corpo tomando uma ducha morna para refrescar e limpar o corpo. Coloque um roupão. Sente em uma cadeira confortável.
Para escalda-pés:
Tenha já preparada a sala quente, com uma banheira de água quente e janelas fechadas. No verão ou em dias quentes, não é preciso. Coloque os pés dentro da bacia com água quente e relaxe, sentindo os vapores limpar o corpo. Coloque algumas gotas de óleos essenciais na água. (sugestão: florais para atmosfera sensual, alecrim para banho aromático, lavanda para banho relaxante.).
Para maior relaxamento:
Molhe também uma toalha de rosto na água e cubra os ombros e costas. Volte a molhar a toalha toda vez que ela começar a esfriar. Se necessário volte a encher a bacia com mais água quente.
Verifique se não há contra-indicações e se você realmente pode se beneficiar deste tratamento. Na dúvida consulte um médico!
Banho de Banheira aromático:
Tome um banho de chuveiro de água morna, para entrar na banheira livre de suor, perfumes e impurezas.
Coloque em uma banheira cheia duas colheres de sopa de sais de banho ou sal marinho com 10 gotas de óleos essenciais e ½ colher de sopa de óleo vegetal 100% puro e descanse por 15 minutos.
Banhos de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos, também proporcionam uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que facilita a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, promovendo relaxamento muscular. Se a sua banheira possui sistema de jatos de água, tipo jacuzzi ou spa você poderá alternar os jatos durante 05 minutos.
Para banhos aromáticos sem sais coloque somente os óleos vegetais e os essenciais. Complemente com flores e ervas desidratadas. Sugiro que as ervas e flores sejam colocadas dentro de uma gaze ou tecido fino pois podem entupir a banheira. Ou compre uma mini peneira e coloque no ralo após retirar a tampa e antes de escoar a água.
Para completar o tratamento faça uma massagem com óleos essenciais.
Banho aromático de chuveiro:
Se você não possui banheira, pendure um sachet de banho com sal marinho preparado na saída da água do chuveiro e permaneça submerso (a) até os sais derreterem por completo. Faça uma massagem com óleos essenciais em óleo vegetal e extrato de algas, use uma esponja marinha para retirar os excessos, para terminar o tratamento. Não dá a mesma sensação de ficar imersa na banheira, mas hidrata a pele igualmente.
Relaxe durante 15 minutos sem interrupções.
PARA BANHO ENERGIZANTE:
Use óleos de alecrim, menta, cedro, cipreste, eucalipto.
PARA BANHO RELAXANTE:
Use lavanda, camomila, laranja doce, tangerina, ylang ylang, sândalo, lemongrass.
PARA BANHO AQUECEDOR:
Use óleos de laranja, canela, pimenta preta, gengibre, bergamota.
PARA BANHO REFRESCANTE:
Use óleos de menta, eucalipto, limão, lavanda, tea tree.
Caso você queira saber onde comprar os óleos essenciais e vegetais com qualidade e segurança, mande um e-mail para simone@maisqueperfume.com

For original English version of the interview with Le Labo fragrances, please post a request as a comment to this post.
Thank you, simone
Le Labo - fundadores

Entrevista com Eddie Roschi – sócio fundador da casa independente de perfumes Le Labo

A marca Le Labo, que significa O Laboratório em português, e é uma criação de Eddie Roschi e Fabrice Penot, dois amigos que possuem uma paixão em comum: perfumes.

Jovens, charmosos, viajados e descolados, após trabalharem em várias áreas e viajarem para as grandes capitais do mundo e da perfumaria, em 2006 fundaram no Soho, uma loja conceito com uma vasta coleção de fragrâncias. Com muito sucesso a Le Labo cresceu e atualmente marca presença em Los Angeles e Tókio, Paris, Dallas, São Francisco, Las Vegas, Londres e Berlin.

A idéia partiu de um certo inconformismo em relação à indústria da perfumaria, que atualmente produzem produtos massificados vendidos em lojas que mais se parecem com supermercados.

A proposta da Le Labo sãos fragrâncias artesanais, criadas e desenvolvidas a partir de uma matéria prima singular. Cada uma possui o nome da matéria prima central adicionada ao número de ingredientes que formam a composição da fragrância: bergamota 22, rosa 31, vetiver 46, neroli 36, fleur d’oranger 27, patchouli 24, jasmin 17, iris 39, labdanum 18, ambrette 9, tuberose 40, aldehyde 44 e vanille 44.

O que diferencia uma casa independente das grandes marcas geralmente é o marketing e o tipo de distribuição dos produtos.

A marca usou da criatividade para oferecer ao cliente uma experiência muito especial: abrir as portas do laboratório para que os clientes possam aprender e apreciar a arte da fabricação de perfumes, ou simplesmente poder sentir as fragrâncias emanadas pelas matérias primas nobres que compõem os perfumes Le Labo, sem serem pressionados para adquiri-los.

É muito importante para os fundadores que as pessoas possam explorar seu senso olfativo, adquirir conhecimento, senso crítico e principalmente se apaixonar como e com eles. Neste sentido oferecem além da visita, um kit olfativo com frascos de 2,5ml, contendo 40 essências naturais e fundamentais para a fabricação de perfumes, diluídas numa solução básica alcoólica.

Após uma troca de vários e-mails com os fundadores da Le Labo, eu consegui organizar a entrevista.

Inteligente, disponível e muito profissional, Eddie, um dos primeiros idealizadores da marca, aceitou ser entrevistado para a inauguração do site. Ficou muito entusiasmado em ser entrevistado para um site de perfumaria brasileiro, pois no passado, morou em São Paulo oito anos e gosta muito do Brasil, e confessou com um bom humor e que lhe é inerente, que está procurando uma desculpa para conhecer melhor o mercado de fragrâncias nacionais.

Como você define o conceito Le Labo?

É a primeira marca de perfume elaborada a partir da idéia de dar acesso aos bastidores da criação do perfume. Nosso laboratório é um local onde você possa educar o nariz para a arte de cheirar, escolher um perfume da nossa marca e ver a fabricação artesanal do mesmo na sua frente.

Como se desenvolveu o processo de criação das fragrâncias na sua empresa?

Nós trabalhamos conjuntamente com os perfumistas. Fabrice e eu partimos de essências que nós queríamos, em termos de famílias olfativas, para depois decidirmos em termos gerais e conjuntamente com os perfumistas. A partir dessas discussões nós começamos a cheirar idéias e conceitos que foram se refinando durante um longo período.

Vocês planejam lançar novas fragrâncias no futuro?

Não temos planos específicos para novos lançamentos na nossa coleção principal, pois isto depende de coisas que cruzam com os nossos caminhos. Nós estamos porém trabalhando no desenvolvimento de fragrâncias exclusivas para cada cidade onde possuímos uma loja. Nós temos Tubereuse 40 para NY, Aldehyde 44 para Dallas, Vanilla 44 para Paris e vamos lançar fragrâncias exclusivas para Londres, Los Angeles e Tókio em setembro deste ano.

Isto seria uma forma de prestigiar seus habitantes, mostrando que a sua marca oferece a eles um produto que será somente vendido naquela específica cidade? Seria uma forma gentil de presenteá-los?

O conceito de fragrâncias específicas para cidade gera muita a crítica negativa e frustração. As fragrâncias desenvolvidas excepcionalmente para cada cidade são fragrâncias maravilhosas que você não possui fácil acesso – esta é a idéia por trás do projeto. A dificuldade de conseguir algo é um modo de lembrar os dias em que você traria Havainas somente do Brasil de presente para amigos, ou algo de Nova York etc... Atualmente as coisas são fáceis de serem conseguidas em qualquer lugar. Nós queríamos lembrar a algumas pessoas que produtos bons e autênticos possuem pessoas por trás deles. Mas por causa dessas fragrâncias, as pessoas querem adquiri-las rapidamente. Nós perdemos vendas não as distribuindo em todos os lugares, e nós poderíamos decidir por não criá-las. Portanto, esta frustração nos permite sorrir!

O Brasil é um dos maiores mercados de fragrâncias infantis. Eu reparei que vocês possuem um perfume para bebês. Você pode comentar um pouco sobre ela?

Nossa fragrância Ambrette 9 foi desenvolvida tendo em mente crianças, de um ponto de vista estético. É vendida numa fórmula a base de água para crianças e numa base alcoólica para adultos.

As fragrâncias Le Labo fazem parte do conceito de casa independente e são únicas. Dentro deste tema, fragrâncias unisex não vão contra o conceito de único? Afinal, homens e mulheres são tão diferentes…

Nós não acreditamos em gênero para fragrâncias. Perfume é um acessório e você usa o que você tem segurança de usar. Um homem pode usar uma fragrância feminina ou vice-versa, desde que corresponda a sua personalidade e nível de auto-estima. Nós dividimos nossas fragrâncias em feminino, masculino e unissex somente para simplificar a aproximação e descoberta de nossas essências; dividimos para que as pessoas não se sintam intimidadas pelo número de opções oferecidas quando entram na nossa loja ou posto de venda.

A Le Labo oferece um kit olfativo com fragrâncias para ensinar como desenvolver o senso olfativo e refiná-lo. Qual é importância para os consumidores de ter esta oportunidade de aprender mais sobre matérias primas, e sobre o processo de desenvolvimento de um perfume? Na sua opinião, isto poderia modificar o modo pelo qual a indústria de perfumes se relaciona com seus consumidores e vice-versa?

Esta é uma das nossas missões na Le Labo. Nos acreditamos que para poder reconhecer a criatividade e a qualidade numa criação, é preciso um certo conhecimento da área. Então, quanto melhor você conhece, mais você confia no seu senso crítico e é menos influenciado por outras pessoas ou por propagandas. É o caso de qualidade e da criação para qualquer outra área. Você precisa saber sobre vinhos para poder apreciar uma boa garrafa, etc... A mesma coisa para música. Educação e especialização é a chave para o desenvolvimento de um bom senso para julgamento (avaliação).

Apesar do fato de oferecer um laboratório aberto e um kit olfativo para dar esses instrumentos para o público, não somente para entender mais sobre as fragrâncias, mas também para formação de opinião crítica sobre o que é bom e o que é ruim, abrir o laboratório não significa subtrair a atmosfera misteriosa que envolve a criação de um perfume? Nós estamos acostumados a pensar e imaginar que o que existe dentro desses pequenos frascos é magia pura. Na sua opinião, revelar o processo aumenta a paixão por perfumes ou revela uma outra verdade sobre eles?

Nós acreditamos que o cliente deve saber como é complexo o desenvolvimento de um perfume. Quanto mais ele souber sobre o setor, mais educado ele será e melhores compras ele fará, e menos ele ouvirá opiniões de outras pessoas, de críticos ou será influenciado por anúncios. Nós acreditamos que isso acrescenta a magia! Quando você compra uma garrafa de vinho num Chateau , a experiência é diferente do que comprar a mesma garrafa num supermercado!

Eu fiquei sabendo que você possui a experiência de ter morado no Brasil. Você teve contato com matérias primas para perfumaria? Você conhece o mercado de fragrâncias brasileiro?

Sim, eu morei em São Paulo oito anos, mas naquela época eu não estava envolvido com fragrâncias, então na verdade não, eu não conheço o mercado de fragrâncias brasileiro, mas nós usaremos qualquer desculpa para conhecê-lo melhor!!!!!

Le Labo é uma fabrica de sonhos, um lugar de excepcional bom gosto e criatividade. Seus fundadores são apaixonados pelo o que fazem e o resultado vale a pena conferir!

Para ter uma idéia, basta verificar o site ultra moderno – www.lelabofragrances.com ou fazer uma visita pessoalmente em uma de suas lojas espalhadas pelo mundo.

Esta entrevista foi retirada do site www.maisqueperfume.com e a foto foi enviada por Eddie, de presente, junto com a caixinha mágica de fragrâncias. Para ver no original acesse o site.

Sunday, August 17, 2008

Interview with Andy tauer - English Version

What is your background?

I have an average Swiss background of someone who was born in the mid sixties in Switzerland. Somewhat spoiled due to an exploding economy, raised with love and care, and given a solid education that enabled me to dig into chemistry at university, fooling around with bacteria while getting a PhD and finally traveling to Texas to do more harm to bacteria, just to realize there that I want to deal more with human beings, and ending up in innovation and technology management.

So, you haven’t always been a perfumerhow you developed this passion about creating perfumes?

An interesting point: It suddenly was there and seemed to be right. And I followed the road to the point where I am now. Sometimes I look around me and I am all astonished, because this road brought me to a wonderful place. I always had this creative element in myself, let it out by painting, gardening, making brochures for companies, but when I discovered that I can work with scents and that I can do my own fragrances and that they are eventually nice, then I knew: I have found my place to create.

It is a couple of years now that I started playing with scents, all natural scents at the beginning, synthetics joining in later.

If someone would like to start creating scents, what would be a nice way to be introduced to the world of fragrances?

Allow me to make a recommendation here. Well, actually two.

First, when you start walking this road make sure that you get the book by Mandy Aftel, Essence and Alchemy.

Second, make sure that you start with naturals and get to know them first. It is a tough road as naturals are more difficult to handle and understand, but it is the road that will bring you to beautiful places.

Did you study at those classic institutes of perfumery?

No, and I am glad I did not. The longer the more I think about it: There is nothing you could not learn and teach yourself to create beauty when it comes to scents, provided you have a sense for beauty in yourself.

But there is a learning process or routine involved right?

Definitely! There is routine and there is a learning part. You need to bring with you the bite to sniff and sniff and sniff and learn your scents and learn how they interact and how you combine them.

To be honest: I consider myself still to be at the beginning of my journey.

How is the process of creation for you?

This is a hard, often painful process, not always successful, an iterative process where you make two steps forward and one step backwards. It is a process with lots of waiting periods, sometimes simply for technical reasons because I need to allow a mixture to rest for at a least a couple of days before I can judge it for a first time. Sometimes it means waiting because the flow is blocked and I can not think of a solution how to come around a particular hurdle. Here, talking about it with friends helps. And talking about it on my blog. Sharing helps. Usually, I work on a fragrance a year or more.

Thus, it is a hard road.

Especially after having walked for miles on this road and you see how things come together on the horizon and all you have to do is walking this last mile!

How do you get inspired?

On one hand, the answer to this question is simple: It is be a moment in time and place, or a fragrant material that kick-starts a process of thinking about a perfume of the future. A process that ultimately ends in a fragrant picture, painted on an invisible canvas, which in itself again is a transient fragrant moment in time and place. On the other hand, you have other factors coming into the game. It can be listening to music, it is a walk in the woods after a summer rain, it might be a video on youtube, it might be a comment on my blog, all this influences the compositional work and in a sense is inspiring, too. Thus, I may begin with a fragrant material that kick-starts me, like vetiver, and then there is this moment in the gym where I think: Pepper and lily of the valley and vetiver! And suddenly I start composing and know exactly where I want to go to.

And what was the picture that guided you while creating the “l’air du desert marocain”?

There, I imagined a fragrant picture that you might encounter when traveling in Morocco. Imagine you have spend a beautiful day in the desert. It has become early evening, you are back in your hotel, resting on the bed, doors to the balcony wide open, in a town in Morocco, close to the desert, the warm air flows in, carrying the dry scent of the desert and from the streets below, spices, cookies, and a jasmine bush blooming around the corner.

This is the picture that goes with the l’air du desert marocain. Hence, the picture on the bottle: A moon raising over the desert.

What is your concept of perfume? What makes a good fragrance?

A good fragrance? This is not easy. What is beauty? Allow me to refer to Edmond Roudnitska who defined a couple of criteria that are in a sense complementary for a grand fragrance. These criteria are character, force, distribution power, clarity, refinement, volume, staying power. (These are my translations. I recommend reading the original in French: Que Sais-je: Le Parfum, by Edmond Roudnitska, 1st edition 1980. ).

And then, I want to see originality in a good fragrance. Originality is of course hard to reach. It may mean stretching the limits of what has been done before. It may mean bringing a note in a new context that no one has tried as such.

Another way of looking at it: A good fragrance should tell a story, maybe it is a story that you have already sniffed in a different context. But by changing the context the entire story seems to become fresh and new and exciting. This, by the way, is part of the fun for me: Creating a fragrance is thinking about a story. And it is about a journey to new lands, not discovered yet.

How did you come up with the idea for your blog?

My blog is one of the best ideas I have had so far. I like to exchange and communicate. It makes me feel close to clients and perfume lovers and I can learn so much from this community that gathers and comes by from time to time.

Again, like many things, I felt it was right and started the blog. Simple, without larger concept in mind. I started writing, loved it and could not stop so far. 

You have an amazing project of a travelling scent, can you comment about it?

Well, thank you! It is a very simple idea. I talked a lot about a particular fragrance that I created but did not commercialize. Thus, I make a bottle, 50 ml and sent it off to travel the world. It is passed on from perfume lover to perfume lover. And who wants can send me the location of the bottle and a comment to publish on my website.

I love the idea (that came spontaneous and I can not even remember when and how), but I had to realized that somehow this fragrance makes long stops. I do not know where it is right now, and I have not heard a word since a long time. It is a pity. As I do not have control over the voyage, I can just wait and hope to hear from time to time about the bottle. For sure… a thrilling journey!

Tell me a little bit about your daily life as a perfumer and about Tauer.

I life quite an average life. As almost everything is still hand made by myself (I am in the process of changing this!), I am always busy making samples and coming up with more bottles. Besides this: My days are filled with sitting in front of the computer, answering mails, writing texts, and if I am lucky I am squeezing time out to sniff and play.

I think what sets me apart is the fact that perfume lovers can actually talk to me, or follow what I do on my blog. Thus, this communication part of my work is very important in my daily life.

I have become, in a sense, a very public person.

And then, I am in regular contact with my point of sales, like the shop in Zurich who is owned  the guys from Luckyscent ( HYPERLINK "http://www.luckyscent.com" www.luckyscent.com) or my three shops in Germany and I am working on two, three more point of sales in Europe. Right now, for instance I am planning my next trip for the USA, that brings me again to the west coast: I will launch the next fragrance in October, a green, lush and spicy vetiver. As always when coming up with a new baby: I am very excited!

 

I received as a gift, a sample of Vetiver Dance. The fragrance is fresh, elegantand very sensuous. The fixation is also amazing. This is pure art in the form of perfume.

Thank you my friend, you mastered again!

Simone.

You will find out more about Andy Tauer and his fragrances at

www.tauerperfumes.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...