Monday, August 20, 2012

Essência e Alquimia - Ganhe um livro de Mandy Aftel autografado!


Essência & Alquimia
Mandy Aftel

Vocês já ouviram falar do livro de Mandy Aftel aqui, e  eu já avaliei algumas de suas fragrâncias aqui e aqui.
Minha querida amiga resolveu nos presentear com uma surpresa: um livro em português, autografado por ela!
Leia a sinopse do livro por Rocco livraria do livro que dá uma boa idéia sobre ele:

Uma esclarecedora, excêntrica e fascinante viagem pelo mundo dos aromas. Assim pode ser definido Essências e alquimia, de Mandy Aftel, livro que faz parte da coleção "Prazeres e sabores", da editora Rocco. A obra explora todas as nuances dos odores e prova a sua incontestável – apesar de velada – importância através de argumentos pinçados da história, da psicologia, da religião e da memória olfativa, entre outros aspectos do universo humano. Nele, a autora também aproveita para ensinar aos interessados a misturar ingredientes e notas variadas a fim de criar deliciosos buquês.

A partir de uma vasta pesquisa, a autora, uma perfumista apaixonada pelas essências naturais, fala sobre o perfume de maneira quase divina e se considera, como ela própria escreve, "uma espécie de guardiã de uma arte sagrada e em extinção". Dona de uma biblioteca com mais de 200 livros raros sobre aromas, Mandy Aftel usa o conhecimento que tem de sobra para analisar a relação entre a perfumaria e a alquimia, dissertar sobre as conseqüências da criação das essências sintéticas em prol da indústria do consumo e contar a história do perfume desde os primórdios da humanidade.

"As essências eram artigos de luxo no mundo antigo, e as rotas de comércio se desenvolveram em parte graças à busca incessante por ingredientes aromáticos. Desde as antigas civilizações, caravanas e navios traziam canela da África, cardamo e nardo da Índia, gengibre, noz-moscada, açafrão e cravo da Indonésia. Preciosos demais para serem comidos, esses artigos eram cobiçados componentes para misturas aromáticas em rituais religiosos, para remédios e para perfumar o corpo. Já foi dito, com certa justiça, que o mundo foi descoberto no rastro do perfume", teoriza ela.

Além da parte teórica, Essências e alquimia contém um manual prático sobre perfumaria, que mostra desde os equipamentos necessários para montar um pequeno laboratório até a arte da composição, ensinando, por exemplo, a melhor maneira de combinar as notas para criar as mais variadas fragrâncias e como encontrar essências naturais de excelente qualidade.

Com uma linguagem simples e de fácil entendimento para os não-iniciados, Mandy Aftel discorre sobre a importância do cheiro de forma tão abrangente que consegue abordar desde o reconhecimento da mãe pelo recém-nascido através do olfato até os mais profundos estados interiores de consciência, emoção e fantasia despertados pelo perfume num homem adulto. Usando e abusando de citações de filósofos, escritores, poetas e pensadores, Essências e alquimia faz uma reverência ao perfume que pode ser resumida pelo seguinte pensamento de Marcel Proust em "Rembrance of things past", que abre um dos capítulos do livro:

"Quando de um passado muito distante nada subsiste depois das pessoas estarem mortas, depois das coisas estarem quebradas e dispersas, somente sabores e cheiros, mais frágeis, mas mais duradouros, mais não-substanciais, mais persistentes, mais fiéis, permanecem estáveis por um longo tempo, como almas, lembrando, esperando, ansiando, dentre as ruínas de todo o resto; carregam inabaláveis, na minúscula e quase impalpável gota de sua essência, a vasta estrutura da memória."

Como ganhar um livro: Basta entrar no blog, ler o artigo e postar um comentário interessante. Desta forma você está imediatamente entrando no sorteio. No começo de setembro vou anunciar o vencedor do livro autografado pela autora.

20 comments:

Anonymous said...

A Rocco é uma das editoras que mais possuem livros interessantes em seu acervo. Só por ter disponibilizado grande parte da obra de Anne Rice já merece meu respeito.

Existem mais de 200 livros não-romanceados sobre perfumaria? Seria bacana você disponibilizar os nomes de alguns que você já leu e indica, amiga. Eu só tinha ciência do livro do Chandler Burr e de alguns romances cujo enredo gira em torno do universo dos perfumes.

Pelo que li, a autora dispõe da mesma opinião que eu sobre criação e uso de uma fragrância: tenho em minha coleção alguns perfumes que eu uso apenas quando quero ser remetido à épocas mágicas da minha vida, como é o caso do D&G Pour Homme.

Aparenta ser um livro de leitura fácil e contagiante. Espero ser um dos sorteados.

Abraços,
Carlos Cavalcanti.

Fabio N. Takigawa said...

Eu quero ganhar o livro Simone!!!Muito interessante!A frase final é fantástica, depois de mortos, quebrados e dispersos,sabores e cheiros na sua essência serem guardados na memória...Eu já estive muito ligado a questão de sabores e penso no dia que algum sabor/lembrança estiver extinto só o que estiver arquivado e guardado poderá dar uma margem para o que e como era apreciado, a idéia do sabor ou a sensação do cheiro...fantástico!

Renato said...

Simone, fiquei curioso com as várias facetas sobre perfumes que este livro parece abordar.
A perfumaria é uma arte que encanta e fascina.
Espero ganhar um, quem sabe... ;)

Alexandre said...

Quero descobrir nuances de aromas
para que sejam como ondas
e encantem ainda mais

Quero que perfumes e seus acordes
deixem em mim ainda mais fortes
os desejos de amor e paz

Quero que "Essência e Alquimia"
funcione como um guia
e que traga alegria
como nenhum outro livro faz.

(Criei esse pequeno poema na esperança de ganhar o livro. Espero que gostem!)

Alexandre
portissimo@gmail.com

+ Q Perfume Blog said...

Nossa Alexandre...um poema-resposta! Que bacana!
Para que eu não seja injusta, vou pedir para uma outra pessoa ler todos comentários e escolher. afinal, alguns de vcs eu conheço - seria sacanagem com outros que não são amigos...eu achei sua idéia maravilhosa!!

+ Q Perfume Blog said...

Renato, o livro é muito bacana pois mostra um histórico fantástico e abre uma porta no cérebro, que só lendo vc entende o que eu estou dizendo...

+ Q Perfume Blog said...

Fábio, o livro tem uma magia incrível, pois ensina palavras para descrever coisas tão etéreas e tão subjetivas... parece que depois dele nós podemos abrir um leque de opções de descrições.

+ Q Perfume Blog said...

Carlos, vou fazer uma listinha sim. Boa sorte e vamos ver se vc ganha!!

Dinorama said...

Olá Simone também quero particpar desse sorteio, o mundo da perfumaria é fascinante, e com esse livro terei mais conhecimento sobre essa arte.

Email: Orlandino11@hotmail.com

Dinorama said...

O mundo da perfumaria é fascinnate e esse livro acrescenta uma grande fonte de informação e conhecimentos valiosos sobre essa arte.

Email:Orlandino11@hotmail.com

mandy said...

I’m glad to have this giveaway of my book on your great blog, thank you Simone!
Mandy

Ulysses Borges said...

Esse livro deve ser lindo! Lindo no trato da autora com a sua paixão e na vontade da mesma de dissecar uma arte que a mantém alegre e feliz! Pelo pouco que li no post, realmente deve valer a pena.

Ulysses Borges said...

Esse livro deve ser lindo! Lindo no amor da autora pela arte da perfumaria e na sua paixão em dissecar essa arte que a mantem feliz e cheia de vida . Pelo pouco que li no post, realmente deve valer a pena ....

O Perfumista said...

Tô dentro!!!

Ane* Walsh - biocosméticos said...

Lindo, educativo, inteligente e sensível. Um livro que vale a pena ser lido, relido e muitas vezes, de tão bonito e interessante e pode se tornar um valioso instrumento de trabalho.
Quero também, ainda mais autografado!!!

Vanessa Reis said...

Fiquei fascinada por esse livro, mesmo sem lê-lo. Já posso sentir o cheiro desse material valiosíssimo, pelo menos pra mim, que sou de aromáticos ares. É muito bom encontrar literatura em português sobre perfumes. É bem raro. Ainda que eu não ganhe a publicação, irei comprá-la com toda certeza.

Lucas said...

Qual adorador da perfumaria nao gostaria de ter um livro destes? Um livro sobre perfumes nao e apenas informacao, e uma viagem sobre o mundo fantastico dos aromas, dos conhecidos aos mais magicos aromas espalhados pelo mundo. Aqueles que gostam, sabem o que uma mistura de aromas pode transformar o dia-a-dia de uma pessoa. Assim como todos os outros, espero ganhar, heheh.

Lucas Dammann

+ Q Perfume Blog said...

Obrigada a todos que participaram do sorteio. Todos os comentários serão lidos e um deles somente será escolhido.
Para ser justa, e não prejudicar as pessoas que não conheço versus as que eu conheço, vou dar para uma outra pessoa escolher. Boa sorte a todos.

Alexandre said...

Oi, Simone!
Você tem alguma notícia do livro?
Até hoje não recebi!

Obrigado!

+ Q Perfume Blog said...

O livro já foi enviado. paciência pois vc sabe como o correio aqui é lento. Caso ele não chegar em um mês, vamos ver ok aconteceu. Enquanto isso, o negócio é aguardar. Bjo Simone

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...